Como criar uma rotina para dormir

Confira algumas dicas para criar uma rotina de hora de dormir para si mesmo e garantir uma boa noite de sono.

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  • Não existe nada mais irritante do que deitar-se na cama e o sono não vir. Principalmente quando se sabe que é preciso levantar cedo no outro dia. O medo de não dormir o suficiente acaba gerando mais nervosismo e irritação, o que por sua vez impede o relaxamento necessário a um sono tranquilo.

  • Diante desse problema que acomete muita gente, uma solução simples e ao alcance de toda gente é criar uma rotina de dormir para si mesmo, criar um ambiente e ter atitudes propícias a um sono repousante e tranquilo.

  • Abaixo seguem algumas dicas para estabelecer uma boa rotina de sono:

  • Acorde todos os dias no mesmo horário

  • Por mais que seja domingo ou feriado, não se dê ao luxo de acordar mais tarde, pois dormir demais ou acordar em horários diferentes irá desregular o seu relógio biológico, que é o que faz você ter sono nas horas certas.

  • Evite bebidas estimulantes e exercícios físicos antes de dormir

  • Bebidas como café, chá preto e refrigerantes (à base de cola) contêm cafeína, que é um poderoso estimulante.

  • Reserve um tempo todas as noites para relaxar gradativamente

  • Pode começar com um bom banho, que dá ao corpo uma sensação de frescor e limpeza, depois a leitura de um livro, um copo de leite morno. Fazer repetidamente as mesmas coisas condiciona a mente e o corpo a entenderem que se aproxima a hora de dormir.

  • Não pense nos problemas

  • O estresse é o companheiro da maioria das pessoas durante o dia todo, mas durante a noite, a ordem é relaxar. Ao invés de ficar se preocupando com problemas, procure pensar somente em coisas agradáveis, como um momento carinhoso com o parceiro, algum momento feliz do seu dia, alguma lembrança agradável.

  • Ouça e respire

  • Aromas suaves, como lavanda, induzem ao relaxamento e ao sono. O mesmo pode ser dito de músicas suaves e até de barulhos da natureza, especialmente calmantes, como o ronronar de um gato ou o barulho da água.

  • Faça um lanche leve

  • É difícil dormir com fome, mas também é difícil dormir de estômago muito cheio. Embora comer demais num primeiro momento cause sensação de sonolência, o sono será curto e agitado. Muitas pessoas chegam a ter pesadelos quando dormem depois de comer demais.

  • A cama é feita para dormir

  • Não leia, estude, veja TV ou use aparelhos eletrônicos tais como notebooks e celulares na cama. Agindo assim, você se condiciona a pensar na cama apenas como um lugar de relaxamento, e não de diversão e entretenimento. Deixe isso para outros ambientes, como a sala, por exemplo.

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  • Não economize no conforto

  • Colchão macio e adequado ao seu corpo, roupa de cama limpa e de boa qualidade, além de cobertores, lençóis e mantas apropriados, sem dúvida são ótimos aliados na hora do repouso.

  • Corrigindo os maus hábitos na hora de dormir, a maioria das pessoas consegue, com perseverança, ter uma boa noite de sono. Mas se esse não é o seu caso, ou se você sentir que a falta de sono está realmente lhe prejudicando, então convém procurar o seu médico para mais orientações.

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Maria Rogado é mãe solteira, escritora freelancer e gateira assumida.

Como criar uma rotina para dormir

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