Como manter uma dieta com alimentos de fácil digestão

Veja como evitar a má digestão tendo uma dica rica em alimentos de fácil digestão.

Lidiane Franqui

Todo mundo já passou pelo desconforto de sentir mal-estar depois da refeição e, na maioria das vezes, isso se dava por causa da ingestão de alimentos de difícil digestão. A má digestão é um incômodo que faz com que muitas pessoas até percam o prazer depois de um almoço em família! Mas o que causa a má digestão, afinal?

Segundo especialistas, esse mal-estar vem principalmente dos alimentos que ingerimos. Outra causa pode ser problemas estomacais, como por exemplo, a gastrite. Baseado nisso, vamos falar neste artigo sobre como manter uma dieta mais saudável e com alimentos de fácil digestão. Além disso, você terá algumas dicas de como evitar a má digestão.

Mude seus hábitos alimentares

Esse é o primeiro passo. Não adianta querer evitar a má digestão e continuar tendo a mesma rotina diante da mesa. Evitar tomar refrigerantes enquanto se alimenta e escolher bem os alimentos é uma das atitudes que você deve ter. Mas outras medidas são aconselhadas pelos nutricionistas para evitar os desconfortos após as refeições, como por exemplo, carnes gordas e frituras devem ser consumidas com moderação, pois são ricas em gorduras e proteínas. Já os carboidratos são digeridos mais facilmente. São eles: arroz, massas, pães, frutas e legumes.

Outra arma muito eficaz nesses casos é manter uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes, além de beber muito líquido. Segundo a nutricionista Roberta Stella, o volume das refeições também deve ser controlado para evitar sensações de empanturramento.

Alimentos que ajudam na digestão

Algumas frutas são bem conhecidas por facilitar a digestão e evitar desconfortos após as refeições. Isso porque elas possuem bastante fibras. O abacaxi é uma dessas frutas. Ele possui bromelina, que é uma proteína que facilita a digestão das proteínas, em especial das carnes. O mamão também é indicado contra a má digestão, pois a papaína também é um forte aliado na digestão das proteínas. Portanto, após as refeições, vale incluir essas frutas e garantir uma digestão mais tranquila.

Advertisement

Os vegetais e as verduras também são facilmente digeridos, e no caso dos vegetais, prefira os bem cozidos. Abaixo veja uma lista de alimentos de fácil digestão e monte sua dieta baseada neles, sempre lembrando de seguir a pirâmide alimentar e não exagerar.

  • Grãos integrais.

  • Arroz cozido.

  • Cenoura.

  • Couve.

    Advertisement
  • Batata.

  • Banana.

  • Maçã.

  • Peixe.

  • Frango sem pele.

    Advertisement
  • Aveia.

  • Sucos naturais de frutas.

Além dos alimentos citados, os nutricionistas recomendam também alguns chás como o de alecrim e o de hortelã. Eles ativam as enzimas digestivas e devem ser tomados de preferência uns 15 minutos antes das refeições.

Toma un momento para compartir ...

Lidiane Franqui

Lidiane Franqui é autora e criadora do Blog Lidiane Franqui e autora do livro "Ser feliz é possível". Ama escrever e acredita que a felicidade é construção de cada um.