Como participar de uma entrevista de emprego

8 dicas para lhe ajudar a aumentar suas possibilidades de contratação.

4,602 views   |   13 shares
  • Se você foi selecionado para participar de uma entrevista de emprego, está diante de uma grande oportunidade, porém, é preciso se preparar para não fazer feio diante do entrevistador. Cuidar de alguns fatores antes de sair de casa e também durante a conversa aumentarão sua chance de contratação. Veja as dicas:

  • 1) Com alguns dias de antecedência, imprima seu currículo e coloque em algum local que possa carregá-lo sem que amasse. Leve com você no dia da entrevista. Algumas empresas ainda pedem nesse momento uma cópia desse documento, caso você tenha na hora em que for solicitado, demonstrará que é uma pessoa preparada e já tem a seu favor um fator positivo.

  • 2) Procure conhecer alguns dias antes os meios de transporte que melhor se adequam a sua condição para que não chegue atrasado ao local marcado.

  • 3) Conheça também o ramo de atuação da empresa para a qual você está sendo selecionado. Algumas empresas de grande porte delegam algumas partes de seu processo seletivo para empresas terceirizadas, especializadas nesse tipo de serviço. Se souber para qual empresa está sendo selecionado, melhor para que possa se preparar.

  • 4) No dia marcado, procure cuidar bem de sua higiene, lembre-se da aparência das unhas, arrume os cabelos, os homens não podem esquecer de fazer bem a barba, calce um sapato limpo e cuide das roupas para essa ocasião. Elas não podem ser curtas, nem justas, nem desleixadas ou amassadas, decotes não devem ser usados. De preferência não use tênis, a não ser que seja uma vaga relacionada a esportes. Para os acessórios femininos prefira os discretos, afinal, está indo para uma "reunião de negócios".

  • 5) Seu corpo também fala, portanto, procure manter uma boa postura, isso também lhe trará mais segurança.

  • 6) No momento da entrevista, conte sua experiência de forma clara e sem mentiras, relate realmente aquilo que sabe e pode fazer para desenvolver bem o cargo proposto. Fale tranquilamente e no momento certo, não atropele o entrevistador nem procure parecer íntimo demais.

  • 7) Muita atenção com as gírias e os vícios de linguagem, eles podem ser seus principais inimigos neste momento, tente se controlar para não usá-los.

  • 8) Fique atento ao que o entrevistador terá a lhe dizer sobre a oportunidade de trabalho em questão, faça perguntas se tiver dúvidas. O que não pode é sair da entrevista e ficar nos dias posteriores telefonando para esclarecer algumas questões que não ficaram claras.

  • Siga essas dicas, use o bom senso e seu talento.

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Nos ajude a divulgar a mensagem...

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.

Como participar de uma entrevista de emprego

8 dicas para lhe ajudar a aumentar suas possibilidades de contratação.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr