Famílias fortes são a chave para uma sociedade próspera

Criar famílias fortes e bem ajustadas não é apenas um desafio para os pais, é também uma maneira de manter a nossa sociedade próspera e segura.

3,006 views   |   18 shares
  • Qualquer pai ou mãe admitiria abertamente que manter um casamento e estabelecer uma forte unidade familiar é um trabalho árduo. O processo de criar filhos desde o nascimento até a idade adulta, de tal forma que as crianças se tornem membros produtivos da sociedade é repleto de desafios e recompensas. No entanto, uma unidade familiar estável e forte não só vale a pena, como é necessária para a manutenção de uma sociedade sadia e íntegra. Infelizmente, há um declínio na força da unidade familiar que tem um impacto negativo na sociedade como um todo.

  • É muito fácil desistir

  • A ruptura da unidade familiar não é algo novo, mas está se tornando mais comum nos últimos anos. É cada vez mais fácil abandonar o casamento e a família quando os cônjuges e pais sentem que manter a família unida é muito difícil. Consequentemente, há uma ambiguidade crescente sobre o casamento e a família entre os jovens. Quando crianças e adolescentes veem seus pais "desistirem" da luta por seu relacionamento, isso envia a mensagem de que não há problema em sair de casa em vez de esforçar-se para fazer o casamento melhorar. Essa atitude cria um ciclo vicioso e permanente que tem um impacto negativo sobre as gerações futuras e para a sociedade. Muitas pessoas entram em relacionamentos conjugais com a atitude que se não der certo eles sempre podem optar pelo divórcio - independente de como isso afeta as crianças.

  • A capacidade de uma sociedade em funcionar efetivamente e prosperar é diretamente influenciada pela força e qualidade da unidade familiar. A seguir estão algumas das maneiras que a família afeta a sociedade:

  • As experiências do lar e da família afetam diretamente a saúde mental de uma pessoa, sua integridade pessoal e ética quando esta entra no mercado de trabalho. Famílias com apenas um dos pais são mais propensos a viver na pobreza. Crianças em situações de miséria, raramente alcançam altos níveis de educação, qualidade nos cuidados de saúde e tendem a distanciar-se da influência de grupos sociais bem ajustados. A fibra moral entre crianças e adolescentes está se enfraquecendo. Quando as crianças não têm uma vida familiar enraizada na segurança, consistência e integridade moral, estão mais inclinados a se envolverem em situações de alto risco e a perder de vista uma futura carreira e relações familiares gratificantes.

  • Advertisement
  • A base sólida da religião e da fé entre os membros da sociedade está se desintegrando. Isso poderia resultar em um declínio na comunhão, na caridade e segurança entre os membros da comunidade, além de um declínio geral na taxa de nascimento das crianças. Uma população cada vez menor pode prejudicar a capacidade de uma sociedade para crescer e florescer.

  • A sociedade precisa de casamentos e famílias fortes

  • Estudos têm mostrado que pessoas casadas são mais felizes, mais saudáveis e mais produtivas do que aquelas que não são. Uma família com pai e mãe é o ambiente ideal para criar filhos saudáveis, trabalhadores e motivados. A sociedade precisa da contribuição de pessoas bem educadas e produtivas que saibam trabalhar bem e superar os desafios que irão enfrentar individualmente e na sociedade. O futuro desta sociedade é altamente dependente de futuras gerações de indivíduos diversos que vão fortalecê-la e liderar com convicção, integridade e perspectiva.

  • Na raiz dessas gerações futuras está um casamento forte. O vínculo conjugal formado por um casal tem um impacto profundo na sociedade. Um relatóriosobre o casamento nos Estados Unidos ressalta que "O casamento não é apenas um arranjo privado, mas é também uma instituição social complexa. O casamento promove pequenas uniões de cooperativas - também conhecidas como famílias estáveis - que permitem um ambiente propício ao crescimento de crianças, fortalece comunidades e ajuda os membros da família a serem bem-sucedidos durante os bons e maus momentos."

  • A beleza de uma sociedade é que todos são importantes. Cada pessoa faz uma contribuição para o crescimento e a prosperidade do meio em que vive, à sua própria maneira. Todos têm uma obrigação individual de contribuir para o crescimento e prosperidade da sociedade. Alcançaremos melhor essa obrigação promovendo casamentos saudáveis e unidades familiares estáveis.

  • Para mais informações, confira o artigo, "Homenagem ao lar: Por que a sociedade precisa de Famílias Fortes".

  • Traduzido e adaptado por Stael Metzger do original Strong families are the key to a prosperous society, de David Jensen.

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

David Jensen é pai de duas garotas (16 e 9 anos), ambas diagnosticadas com TDAH.  Ele trabalha em casa como escritor freelance e cuida de suas filhas.

Famílias fortes são a chave para uma sociedade próspera

Criar famílias fortes e bem ajustadas não é apenas um desafio para os pais, é também uma maneira de manter a nossa sociedade próspera e segura.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr