6 ações que revelarão se essa pessoa ama você de verdade
Descubra o verdadeiro amor, identificando essas ações que mostram que seu parceiro ama você imensamente.
Adriana Acosta Bujan
A maioria das pessoas deseja encontrar em um parceiro o verdadeiro amor, esse que se doa sem limites e é incondicional. Um amor que ultrapasse fronteiras, que faça vibrar de alegria o coração e que inunde o nosso interior de bem-estar. Esse amor que só o ser amado pode demonstrar e que, sem dúvida, queremos valorizar pelo resto de nossas vidas.
Talvez esse amor possa diminuir com o passar dos anos, mas nunca desaparecerá se for realmente verdadeiro. Todos queremos ter na vida “o verdadeiro amor”, como se este fosse uma rocha que jamais deixará de existir. Sem dúvida, é isso que procura e quer a maioria das pessoas.
Mas o amor é um sentimento subjetivo, que pode ser diferente para alguns; tudo depende da interpretação que cada pessoa dá a esse sentimento. Pode ser que, para uns, o verdadeiro amor se encontra nas pequenas coisas que seu parceiro faz e para outros, não. É por isso que não me atreveria a julgar a relação de cada casal, já que é um sentimento que tem percepções diferentes.
Mas o que se pode analisar são algumas ações que revelam quando o casal ama na realidade, as quais são visíveis, porque o amor que sentem brilha e contagia aos que estão ao seu redor.
Ações que enchem de felicidade o coração
1 Você não tenta mudar o outro
O doutor em psicologia e autor de muitos livros sobre relacionamentos de casal, Walter Riso, explica que o amor verdadeiro reside em aceitar o ser amado como é, com todos os seus erros, defeitos, fraquezas, virtudes e costumes; acrescenta que o amor não consiste em mudar o outro como se quer que ele seja, mas de apreciar o verdadeiro ser interior que forma a personalidade.
Talvez possa ser um pouco complicado aceitar o parceiro com todos os seus defeitos, mas é disso que se trata o amor verdadeiro, de compreender que todos somos imperfeitos, que todos somos humanos que cometemos erros, que cada indivíduo é diferente, único e especial, que não há outro igual neste mundo.
Quando essas palavras são analisadas, você vai perceber que o verdadeiro amor é aquele que respeita a sua maneira de ser e aceita os defeitos e virtudes que você tem.
2 Confia em você
Algumas pessoas acreditam que o ciúme é uma forma fiel de demonstrar que se ama alguém, talvez possam ter razão, contanto que esses ciúmes não prejudiquem a integridade de uma pessoa. Quando o ciúme é possessivo, daqueles que não deixam a pessoa ser como é, que reprime ou gera angústia, então não existe confiança nem verdadeiro amor.
Quando uma pessoa ama incondicionalmente, sempre confiará em seu parceiro e tentará fortalecer a confiança em sua relação com ações, para que cada dia seja mais sólida e forte. A confiança no casal traz liberdade, independência para tomar as próprias decisões, para valorizar, respeitar e cumprir suas promessas entre outras coisas.
3 Seu amor é a sua prioridade
O verdadeiro amor é demonstrado quando você pensa no bem-estar do ente amado e suas ações sempre serão coerentes para demonstrar-lhe segurança, proteção e empatia. Algumas vezes, pode-se sacrificar o próprio bem-estar, desde que o seu amado(a) seja feliz.
O cônjuge que sabe amar verdadeiramente conhecerá suas necessidades, inclusive tratará de antecipar-se a elas para lhe fazer sorrir. Estará na sua mente, no seu coração e sempre lá no momento certo.
4 Não maltrata
A maioria dos casais tem a virtude de expressar suas irritações de maneira crítica, essa é uma maneira de comunicar ao ser amado as coisas que podem estar prejudicando sua convivência. Mas quando essas críticas, em vez de beneficiar a relação, prejudicam a autoestima, a sua forma de ser e a sua integridade, então não é amor verdadeiro.
Não há lugar para abuso físico e psicológico numa relação de casal quando se fala de amor. Pelo contrário, se o seu parceiro ama você, ele ou ela vão encontrar a melhor maneira de comunicar-se sem magoar ou ferir os seus sentimentos.
5 Respeito
Respeito não se refere apenas a não gritar, insultar ou agredir com palavras uma pessoa. Trata-se de fazer o ser amado se sentir valorizado, de compreender suas necessidades, seus interesses, suas inquietudes. Ou seja, aceitar as qualidades e diferenças, as debilidades e virtudes, de chegar a acordos que beneficiem a convivência, de não humilhar, de não julgar entre outras coisas.
O amor verdadeiro é demonstrado quando você respeita seu parceiro em todos os aspectos, o que também é percebido pela fidelidade.
Leia também: Nem boa química nem amor: a base de um casamento feliz é o respeito
6 Tem empatia
Um dos segredos de muitos casais bem-sucedidos é que eles sabem que a empatia é uma ação que tem grande peso em sua relação. Quando o casal é empático, um vai tentar se colocar no lugar do outro e ser capaz de entender certos comportamentos e decisões (boas ou más); então podemos dizer que esse ama de verdade.
Quando há empatia evita-se julgar o parceiro, já que o importante é tentar experimentar seus sentimentos e emoções de uma maneira similar ao que sente o ser amado. Inclusive, também se refere ao apoio incondicional, é estar ali em toda batalha da vida.
O amor verdadeiro se doa sem receber nada em troca, sem idealizar o outro, sem ter expectativas muito altas; apenas se doa de coração, mente e alma. Certamente seu parceiro tem muitas dessas qualidades que fazem de você uma pessoa sortuda e abençoada. Continue fortalecendo o amor em seu relacionamento e dedique-se a ser feliz!
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 6 acciones que revelarán si esa persona te ama de verdad