6 alimentos que vão lhe ajudar a ser mais bem-humorada
Se você acredita que apenas chocolate, churrasco e pizza trazem a felicidade, saiba quais são os alimentos naturais que produzem a felicidade em seu organismo.
Mayara Tomie Dourado Taguti
Meus pais sempre repetiam um ditado popular “você é aquilo que come”, e eu detestava com todas as minhas forças pelo simples fato de que eles me falavam que para ser forte e saudável (e até mesmo bonita) eu precisava comer mais legumes e verduras e deixar o chocolate e outras guloseimas de lado.
Para uma criança que preferia um bom lanche ou uma pizza ao invés do tradicional arroz com feijão isso era um verdadeiro ultraje! Lanche, pizza, salgadinhos, lasanha, sem falar no brigadeiro, chocolate, quindim, bomba de chocolate são infinitamente mais saborosos que arroz com feijão com legumes e verduras.
O paladar infantil gosta do sabor da gordura e do açúcar e é bastante compreensível que comer estes alimentos deixa qualquer criança mais feliz pela grande quantidade desses componentes existentes nesses alimentos.
Com o tempo, nosso corpo começa a demonstrar sinais de que gordura e açúcar podem fazer mal, apesar do gosto extremamente atraente que possuem. Além da gordura corporal, estes excessos podem acarretar problemas de saúde como problemas cardíacos, diabetes, tireoide, problemas no crescimento, entre outros.
Com o tempo, aprendemos não apenas a nos alimentar melhor, mas a principalmente aproveitar melhor os efeitos que os alimentos podem oferecer em nosso organismo. Selecionei 6 tipos de alimentos saudáveis que nos deixam felizes, e os efeitos que causam em nosso organismo:
1. Espinafre
É rico em potássio e ácido fólico; ajuda no combate à depressão, no combate de doenças degenerativas e esquizofrenia. Também ajuda no combate ao cansaço, insônia, apatia, fraqueza, etc.
2. Aveia
Possui grande quantidade do aminoácido triptofano, que ajuda o organismo na liberação de serotonina (neurotransmissor responsável pela felicidade em nosso organismo) que provoca a sensação de felicidade e saciedade. Ajuda nos tratamentos contra depressão e insônia.
3. Grão-de-bico
Esta leguminosa também é riquíssima em aminoácido tristofano, além do magnésio. Os carboidratos presentes nela ajudam na sensação de felicidade pela produção de serotonina, também ajuda no combate do stress e reduz a ansiedade.
4. Laranja
Famosa pela sua quantidade de vitamina C, a laranja também possui cálcio e é supereficiente no combate ao stress e auxilia a relaxar a musculatura do corpo. Ao diminuir a quantidade de hormônios causadores do stress, a laranja também reduz o stress físico e emocional, o que ajuda consideravelmente nas dietas de perda de peso.
5. Pimenta
Sabe aquele temido ou até mesmo adorado ardido da pimenta? Pois é, é a capsaicina, a responsável pelo sentimento de euforia. Auxilia no combate ao stress, aumenta o metabolismo (o que auxilia na queima de gorduras acelerando o emagrecimento), e combate a depressão. Para aqueles que não são tão fãs desse sabor ardido, aqui vai uma dica: existem diversos tipos com intensidades diferentes, escolha as mais “suaves” para ir se habituando ao sabor e aproveitar dos benefícios do alimento.
6. Mel
Possui grandes níveis de glicose, potássio e cálcio. Ajuda na liberação de serotonina, auxilia ao combate à depressão e ajuda a acalmar. Assim como o chocolate, é uma excelente alternativa no combate à TPM, e mais natural também.
Vale a pena investir numa alimentação mais saudável, além de todos os efeitos produzidos no organismo, ainda trazem mais vitaminas e minerais que nutrem o nosso corpo.