6 alimentos ricos em colágeno que deixam sua pele radiante
Essa substância é essencial para a pele, por isso devemos comer os alimentos que a contenham.
Fernanda Gonzales Casafús
O colágeno é encontrado em muitos produtos de beleza que usamos todos os dias. Trata-se de uma proteína que o nosso corpo produz naturalmente, mas que vai diminuindo ao longo dos anos. Essa substância é essencial para uma pele radiante e jovem, e é por isso que uma dieta saudável (e com alimentos ricos em colágeno) nos ajudará a manter a pele viçosa que tanto queremos aparentar.
Com o passar dos anos, a produção de colágeno diminui, por esse motivo você deve procurar suplementos dessa proteína, além de ingerir alimentos que a contenham. Os suplementos de colágeno são geralmente obtidos a partir de ossos, músculos, espinhas e pele de animais. A presença desta proteína na pele ajuda a retardar o envelhecimento, de modo que uma pele com boa quantidade de colágeno terá menos rugas e ficará mais luminosa.
O colágeno é bom não só para a pele, mas para os ossos, articulações, unhas e músculos. Portanto, o consumo de colágeno não é simplesmente uma questão de beleza, mas também de saúde.
A falta de elasticidade da pele, o aparecimento de rugas e o envelhecimento precoce são as principais consequências da falta de colágeno na pele, que diminui após os 30 anos de idade.
Onde o colágeno é encontrado?
Segundo o Botanical Online, o colágeno precisa ser hidrolisado para que o corpo consiga assimilá-lo. Logo, o colágeno melhor assimilado por nosso organismo é aquele encontrado em estruturas de animais: ossos, cartilagens, espinhos, barbatanas de tubarão, escamas e músculos.
O colágeno de origem animal é encontrado principalmente nas patas e pele de porco, gelatinas feitas à base de peixe, caldo de ossos, carne ou frango cozidos por bastante tempo, etc. Embora a carne também tenha colágeno, não o tem em quantidade suficiente nem tão assimilável como as fontes mencionadas anteriormente.
Alimentos ricos em colágeno
Gelatina
Muitas pessoas não conhecem a origem da gelatina (ossos e cartilagens de porco), e quando sabem, param de comer. Contudo, a gelatina é a melhor opção para incorporar colágeno ao corpo, já que 90% deste produto é colágeno. Dê preferência ao produto que contenha proteína animal, já que os feitos de proteína vegetal não contêm muito colágeno.
Ovos
O alto teor proteico dos ovos estimula a produção de colágeno.
Vegetais de folhas verdes
Vegetais como espinafre e brócolis contêm boa quantidade de ácido fólico que ajuda na produção de proteínas e, portanto, de colágeno.
Cítricos
Laranjas, tangerinas, limões ou qualquer fruta cítrica contêm vitamina C, essencial para a produção de colágeno. Note que a maioria dos cremes antienvelhecimento tem vitamina C entre seus componentes.
Alimentos com cobre
o cobre ajuda na formação de colágeno, portanto você deve consumir alimentos com esse mineral, como miúdos, fígado, frutos do mar, ostras, nozes e leguminosas.
Alimentos com enxofre
Este mineral tem a capacidade de estimular a produção de colágeno e pode ser encontrado em alimentos como cebola, alho, frango, chá, coco, rabanete e mamão.
Dicas para aumentar o colágeno diariamente
Além de uma boa nutrição, é essencial levar um estilo de vida saudável. O site Melhor com Saúde recomenda que, a fim de repor o colágeno do organismo diariamente, uma série de hábitos deve ser mantida.
- Aplicar protetor solar todos os dias
- Comer alimentos ricos em colágeno
- Ingerir diariamente alimentos ricos em vitamina C para transformar lisina e prolina em aminoácidos necessários para reconstruir o colágeno
- Aumentar a quantidade de proteína animal na dieta
- Aplicar um creme diário que contenha retinol, que ajuda a reparar a degradação do colágeno causada pela exposição ao sol.
O colágeno faz maravilhas em nossa pele, basta criarmos o hábito de ingerir adequadamente os alimentos que ajudam na geração desta proteína milagrosa.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original 6 alimentos llenos de colágeno que dejan tu piel radiante