6 chaves para o sucesso
Em nossa natureza humana está implícito o desejo de se destacar, de ser melhor a cada dia. Mas qual é o preço do sucesso?
Andrea Echeverri Gutierrez
Tive a sorte de conviver com pessoas que forjaram um presente maravilhoso por meio de seus próprios esforços. Duas delas me mostraram que, apesar de viver em um país violento e cheio de conflitos, você pode ter sucesso. Também me ensinaram que não há limites financeiros nem fronteiras quando você está determinado a progredir.
Lúcia e Margarida são duas irmãs que cresceram em uma família disfuncional de classe média baixa. A situação financeira em sua casa não era das melhores quando eram crianças. Por essa razão, tiveram de crescer num lar sem qualquer tipo de privilégio.
Apesar disso, ser pobre nunca foi um obstáculo que as impedisse de realizar seus sonhos. Elas estavam determinadas a ser profissionais e a ocupar as melhores colocações possíveis no mercado de trabalho para poderem viver sem restrições financeiras.
O que faz a diferença
Desde muito jovens, Lúcia e Margarida procuraram obter as coisas com o próprio esforço. Elas estudaram com disciplina para tirar as melhores notas e atingir seus objetivos. Sem dúvida, fizeram a diferença e por isso conseguiram.
Mas o que será que faz a diferença entre os que têm sucesso e os que não têm? Aqui estão seis chaves:
1. Conquistar a confiança dos outros
As duas sempre deixaram claro que a confiança dos outros é conquistada e também construída. Por isso, sempre que assumiram compromissos com os outros, cumpriram-nos até ao fim.
Para eles estava claro que não era por meio de fofocas, calúnias ou inveja que poderiam ganhar a confiança das pessoas, mas pelo esforço de cumprir suas obrigações e sua palavra de honra.
2. Ter autodisciplina
Embora não fosse fácil abrir mão da própria preguiça, Lúcia e Margarida sempre tiveram metas estabelecidas e um plano traçado para alcançá-las. Tiveram que fazer muito esforço para se manterem dentro desses objetivos, mas sempre conseguiram alcançá-los.
3. Fazer as coisas bem feitas
Ter objetivos e traçar metas para alcançá-los não eram hábitos suficientes para elas. Sempre se esforçaram para fazer as coisas bem. Elas não faziam só por fazer, faziam com zelo para que tivessem o melhor resultado possível.
Eles têm sempre em mente que ou as coisas devem ser bem feitas ou é melhor não as fazer.
4. Estar em constante aprendizado
Não é possível ter sucesso sem aprender. Assim, essas garotas sempre estudaram e ainda estudam. Além disso, aprenderam a extrair as lições que cada experiência que tiveram, seja ela positiva, conflituosa e outras situações que surgiram.
5. Agir com integridade
Lúcia e Margarida sempre deixaram claro que a maneira como agem influencia os resultados obtidos. Por isso, tomam suas decisões com base em princípios e valores universais, sem comprometer sua integridade.
6. Compartilhar
Em um mundo em que o individualismo se popularizou, as duas têm certeza de que tudo o que conseguiram deve ser compartilhado, apesar de ser fruto de seu próprio esforço.
Como prova disso, destinam parte de seus ganhos em benefício de alguns de seus familiares que passam por situações difíceis.
Ter sucesso é um processo; um caminho difícil que exige esforço pessoal, renúncia, disciplina e determinação. Se o seu desejo é ser um profissional de sucesso, saiba que para pouco para o primeiro lugar, você terá que pagar o preço de vencer seus medos, sua ignorância, sua preguiça, suas tentações e seu individualismo. Chegar ao topo é um desafio que não é fácil, mas é possível.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original Las 6 claves para triunfar