6 coisas que as crianças felizes fazem
Identifique esses sinais para saber se seus filhos são felizes.
Adriana Acosta Bujan
Certamente você concorda que todos os pais querem que seus filhos sejam felizes. E sim, às vezes nos desdobramos para fazer isso acontecer. Somos capazes de tudo, até do impossível, para que estejam sempre com um sorriso no rosto.
Passamos noites em claro, corremos atrás de informações, tornamo-nos super-heróis, professores, psicólogos, cozinheiros, tudo de uma só vez; pois garantir o bem-estar de nossos filhos não é apenas nossa responsabilidade, mas também uma bênção.
Talvez aconteça com você o mesmo que acontece comigo, quando os filhos choram e sofrem: imediatamente, o coração estremece e a alma se encolhe, mesmo que, por fora, você se mostre forte por e para eles. Mas a realidade é que nos tornamos frágeis e fracos quando tentamos evitar que nossos filhos sofram ainda mais.
Ações que mostram felicidade
Agora, como podemos ter certeza de que nossos filhos são felizes? Confira algumas ações e comportamentos que indicam que eles sentem uma felicidade plena:
1. Estão sempre sorrindo
O riso infantil é contagiante, sincero, terno, puro e divertido. Este é o primeiro sinal de que seus filhos são felizes. Normalmente estão com sorrisos largos, que não conseguem evitar. É algo que fazem constantemente.
Você pode não vê-los rir quando precisam acordar para ir à escola ou quando precisam dormir. Durante o dia, porém, há sorrisos de sobra.
2. Brincam o dia todo
Outra coisa que crianças felizes fazem é brincar o tempo todo, mesmo sem terem brinquedos nas mãos. Com sua grande imaginação e criatividade, elas são capazes de inventar e criar mundos maravilhosos e espetaculares, onde seus personagens favoritos podem aparecer a qualquer momento, interagindo com a realidade.
Brincam de dia, brincam à noite, inclusive o sonham que estão brincando. Isso é um sinal de que seus filhos estão felizes.
3. Fazem travessuras
Como dizia minha avó, “criança saudável e feliz é sempre travessa” . E ela estava certa. As crianças são exploradoras e ousadas por natureza; elas não medem as consequências dos perigos que podem enfrentar.
Porém, elas são felizes porque cada dia e cada momento é um novo aprendizado, uma nova descoberta e uma nova experiência. E se podem experimentar é porque têm pais que lhes dão asas para isso.
Há crianças que são mais agitadas que outras, sendo que as mais calmas demonstram felicidade de outra forma. Por exemplo, através de novas habilidades, como desenhar, ler, desmontar coisas etc.
4. São muito carinhosos
Crianças felizes tendem a demonstrar carinho por todos, estarão sempre abraçando, beijando, acariciando mamãe e papai. Elas dizem coisas carinhosas o tempo todo, como “eu te amo”, “você é lindo”, “minha princesa” etc.
Crianças felizes mostram amor abertamente, são muito expressivas. Não importa se seus filhos não têm uma personalidade extrovertida. Ainda assim vão dizer que amam você ou fazer algo diferente que demonstre seu afeto.
5. São muito tagarelas
As crianças alegres estão sempre fazendo perguntas, são curiosas, adoram saber e entender o porquê das coisas. Costumam falar de tudo e às vezes o fazem com muitos detalhes, principalmente quando contam histórias sobre aventuras, monstros, dinossauros, lutadores, super-heróis etc.
Gostam de chamar a atenção e é por isso que, quando falam, tendem a aumentar um pouco o tom de voz. Às vezes se fantasiam para contar suas histórias.
Também gostam de dar opiniões e de participar das decisões familiares. É por isso que costumam intervir nas conversas familiares. Ao fazê-lo, elas se sentem seguras, amadas, respeitadas e levadas em consideração.
6. São muito proativos e colaborativos
Uma das coisas que caracterizam as crianças felizes é a proatividade, ou seja, fazem as coisas sozinhas sem que a mãe ou o pai mandem. Recolhem seus brinquedos e estão sempre disponíveis para ajudar a todos.
Crianças felizes são muito colaborativas, e como gostam de aprender coisas novas, querem sempre ajudar. Às vezes pedem algo em troca.
Em suma, crianças felizes são extrovertidas, sorridentes, saudáveis, exploradoras, proativas e, o mais importante, sabem demonstrar amor e gratidão.
Tenha em mente que seus filhos são felizes quando você dedica tempo de qualidade a eles, quando cuida deles, os acompanha e os apoia. Muitas vezes, a felicidade deles também depende de nós (seus pais), pois se não houver um bom ambiente familiar, é provável que seus filhos percebam e não sejam felizes.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original 6 cosas que hacen los niños felices