6 coisas que seus filhos vão aprender com você (goste ou não)

Estas são coisas que os pais fazem de maneira inconsciente e que os filhos chegam a imitar. Evite-as para que suas ações não sejam contraditórias.

Adriana Acosta Bujan

Sem dúvida, somos o exemplo a seguir de nossos filhos, seus mestres de vida e heróis; tudo o que fazemos ou não será seu modelo a seguir. É por isso que devemos ter muito cuidado com o que fazemos, dizemos e agimos, porque eles irão imitar-nos, mais cedo ou mais tarde.

Como diz Martha Alicia Chávez, autora do livro “Seu filho, seu espelho”, existem projeções que desconhecemos e que negamos reconhecer, que, sem dúvida, nossos filhos carregarão consigo nossas próprias frustrações e fracassos, se não for possível efetuar uma alteração profunda da relação com eles.

Os filhos são o nosso reflexo vivo, para o bem ou para o mal. Às vezes, isso pode gerar muitos conflitos porque, inconscientemente, tentamos ensiná-los a fazer o que não pudemos fazer na vida, exigindo coisas que talvez eles não queiram fazer.

Inclusive alguns pais projetam sobre seus filhos sua própria raiva e infelicidade a ponto de convertê-los em pessoas depressivas, com pouca confiança em si mesmos e pouco amor-próprio.

Por isso é tão importante fazer uma reflexão sobre a maneira de ensinar e educar os nossos filhos, para que não carreguem nossos erros e frustrações. E, acima de tudo, compreender que coisas devemos modificar em nossas ações, atitudes e comportamentos para evitar que eles sejam como nós.

Advertisement

Eu aprendi com você

Dito isto, vamos refletir sobre o que os nossos filhos podem aprender conosco e que pode ser um erro grave.

1. Pouca ou muita autoestima

É comum ouvir os pais dizer aos filhos que são belos, únicos, especiais, valentes e outras qualidades e virtudes, para que eles cresçam com um elevado amor-próprio.

No entanto, nem sempre o que dizemos é posto em prática. Existem pais que carecem de amor-próprio e são os primeiros a se criticar, machucar e ferir, considerando-se insignificantes.

Eles não têm confiança em si mesmos; eles guardam medos, dúvidas e inseguranças, que são impossíveis de esconder.

Para exemplificar um pouco esse ponto, pense da seguinte forma: pergunto aos filhos: “pareço gorda com este vestido?” Ou digo: “Não vou fazer isso porque não consigo”, “Estou horrível”.

Advertisement

Também podemos nos tornar pessoas depressivas, com pouca confiança em nós mesmas. E ao fazê-lo, nossos filhos aprenderão a nos imitar.

2. Dizer mentiras piedosas

Uma das coisas que desejamos como pais é que os nossos filhos aprendam a dizer a verdade e evitem mentir para nós. Mas muitas vezes nosso exemplo a seguir é contraditório quando eles nos observam dizer mentiras (ainda que sejam piedosas).

Só o exemplo de quando o telefone toca e pedimos ao nosso filho que atenda e diga que não estamos no momento, são exemplos que devemos evitar. Ou coisas tão simples como dizer que os vegetais são deliciosos quando você realmente não gosta deles.

Por isso é importante pensar bem no que vamos dizer, para que os nossos filhos não aprendam maus exemplos de nós.

3. Quebrar as regras

Às vezes é muito fácil e excitante quebrar algumas regras. Por exemplo, ao dirigir, algumas pessoas são fáceis de ir a toda velocidade quando não é permitido, ou passar num semáforo vermelho. Ou quando saímos de férias e não é permitido nadar na piscina sem antes tomar um banho, entre outros exemplos.

Advertisement

Se frequentemente quebramos as regras porque tivemos sorte de não ter consequências, então nossos filhos também o farão; mas talvez nessa ocasião eles tenham que assumir as consequências de suas ações.

Então, vamos evitar quebrar as regras, mesmo que pareçam não ser tão importantes; porque suas ações vão contra o que você realmente quer ensinar aos filhos.

4. Dizer palavrões

Alguns pais dizem palavrões constantemente como parte de sua personalidade. Porém, prefiro imaginar que não seja o que eles queiram ensinar aos filhos. E embora às vezes seja engraçado ouvir os pequenos dizerem, não é algo de que nos devamos orgulhar.

Por isso, devemos evitar palavrões e aprender a nos expressar de maneira diferente, para que os filhos não aprendam a usar esse tipo de linguajar. O ideal seria explicar a eles que algumas pessoas usam esse palavreado em determinados contextos e situações, e que não é apropriado integrá-los como parte do vocabulário.

5. Impontualidade

A pontualidade é um valor fundamental que devemos aprender a executar em todos os aspectos, já que ser pontual não apenas abre as portas para melhorar suas relações, mas integra mais valores como senso de responsabilidade e compromisso.

Advertisement

Se você quer que seus filhos sempre cumpram com suas responsabilidades escolares em tempo e forma, e que não tenham problemas no futuro, então se esforce para evitar chegar tarde a qualquer lugar ou deixar as coisas para um amanhã quando puder fazê-las nesses momentos. Lembre-se de que seus filhos estão o observando e imitando o tempo todo.

6. Falta de empatia

Por vezes, deixamos de nos colocar no lugar dos outros, tornando-nos pessoas insensíveis por focarmos em nossos próprios problemas, sem percebermos de que há pessoas que podem vir a precisar da nossa ajuda.

É importante estar sempre alerta para ajudar quem precisa, para ser mais compreensivo com os outros, para ser mais humilde e flexível quando as pessoas erram. Assim, faremos com que nossos filhos sejam mais empáticos para que fortaleçam seus relacionamentos.

Lembre que você é um exemplo para seus filhos e que tudo o que fizer inconscientemente é uma aprendizagem de vida, que pode marcá-los para o bem ou para o mal.

Por isso, convido-o a refletir e a fazer um esforço para modificar algumas ações ou comportamentos que talvez repita de maneira constante. Vá em frente!

Advertisement

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 6 cosas que tus hijos aprenderán de ti (te guste o no)

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.