6 coisas que seus filhos vão lembrar sobre você no futuro
Dedique tempo e esforço para criar memórias inesquecíveis com seus filhos. Assim você será lembrado para sempre com muito carinho e saudade.
Adriana Acosta Bujan
A maioria de nós, mulheres que somos mães, exigimos mais de nós mesmas quando se trata de criar, cuidar e ensinar os filhos. Às vezes tendemos a nos sacrificar para que eles tenham o melhor, que nada lhes falte e sejam felizes.
Nesse processo de criação e desgaste físico e emocional, nós nos esforçamos para deixar momentos significativos na memória de nossos filhos, que os encha de lembranças agradáveis e de boas lições de vida, para que possam ter ótimas lembranças de nós quando forem adultos.
No entanto, às vezes nos enganamos ao pensar que tudo o que fazemos por eles será lembrado e aprendido, pois há coisas que realmente não terão relevância em suas memórias quando crescerem.
Por isso, compartilho algumas coisas que valem a pena fazer para que seus filhos se lembrem, e outras que nem tanto. Dessa forma, você pode relaxar e parar de exigir tanto de si mesma.
Como as memórias são armazenadas?
Todas as experiências felizes são codificadas na mente, ou seja, tudo o que vivenciamos fora do comum ou da rotina é mais fácil de ser lembrado.
Fazemos isso através dos nossos sentidos. Portanto, podemos registrar momentos inesquecíveis, como um aroma gostoso, uma música ou imagem. Então, é só fechar os olhos e transportar nossa mente para o passado para podermos sentir essas sensações que nos trazem felicidade.
Grande parte das nossas memórias são formadas na infância e adolescência, pois são as primeiras experiências agradáveis que vivenciamos. Por exemplo: o aroma da comida da mamãe, o perfume dela, a primeira festa, o primeiro beijo, entre outros.
De que coisas seus filhos se lembrarão na infância?
Dito isto, aqui estão algumas coisas de que seus filhos vão se lembrar:
1. Brincadeiras e diversão
As crianças só pensam em brincar, aprender, criar e descobrir, é a forma como conhecem o mundo à sua volta. Nesse momento, é importante que você participe, envolvendo-se nas brincadeiras e fantasias de seus filhos quando eles pedirem. Portanto, brinque com eles.
Se criar experiências divertidas com seus filhos, é possível que eles criem ótimas memórias de você. Então, sempre que tiver oportunidade, brinque de casinha, bonecas, escolinha, carrinho etc.
2. Seus abraços e demonstrações de afeto
Cada abraço, carinho e beijo que você der em seus filhos é significativo para eles, especialmente nos momentos em que eles mais precisarem, como quando se machucarem correndo ou andando de bicicleta, quando não se saírem bem em um projeto escolar, quando seu animal de estimação morrer etc.
A compreensão e o apoio da mãe nos momentos difíceis da vida serão lembrados para sempre.
3. Sua maneira particular de corrigi-los
Seus filhos vão se lembrar de sua maneira rígida ou leve de puni-los quando fazem uma travessura. Refiro-me à sua maneira particular de ensiná-los a se comportar bem.
Talvez você tenha usado o chinelo ou algumas palmadas para evitar brigas entre os irmãos. Ou optou por castigos sem violência, como proibi-los de jogar videogame ou de usar o celular, ou mandá-los lavar o pátio todos os dias até que mudem seu mau comportamento.
4. Seus conselhos
Acredite ou não, seus filhos sempre ouvem você, embora às vezes pareça o contrário. Quando forem adultos, eles se lembrarão das conversas que vocês tiveram, das dicas e lições de vida que você deixou.
Portanto, nunca deixe de estabelecer uma boa comunicação com seus filhos, deixe-os saber que você está lá para apoiá-los, orientá-los, aconselhá-los e também fazê-los corrigir seus erros, sem julgamento ou críticas.
5. Seus cuidados
Quando estamos doentes, o que mais queremos é ser cuidados pelas pessoas que amamos. Ou seja, ficamos vulneráveis e sensíveis e queremos ser mimados e paparicados nesses momentos.
Portanto, seus filhos vão se lembrar de seus cuidados e presença, até mesmo do jeito que você os mimou para fazê-los se sentirem melhor, talvez cozinhando aquele caldo de legumes com frango para aliviar o resfriado ou comprando qualquer doce para animá-los.
6. Tradições familiares
A maioria das famílias mantém seus costumes e tradições profundamente arraigados. É como um selo particular que os define, para uma boa convivência. Por exemplo, lembro-me de que, na minha casa, a família toda tinha que comer (todos juntos) às 15h. Aos domingos, íamos à igreja e depois almoçávamos em um restaurante famoso na Cidade do México, que preparava uma deliciosa comida mexicana.
O dia do pijama, o dia do sorvete, o dia para passear, entre outras ideias, são o que seus filhos vão recordar com saudade quando forem adultos.
De que coisas eles não vão se lembrar?
Normalmente, seus filhos não vão se lembrar se a casa estava arrumada, se suas roupas estavam limpas e arrumadas no armário, de algumas coisas materiais que você deu a eles com muito esforço ou de suas imperfeições.
Então, agora você sabe, relaxe um pouco e não exija demais de si mesma. É bem melhor investir seus esforços em criar momentos significativos a se cansar fazendo coisas de que não vão se lembrar e que não são significativas, mas que fazem parte da vida cotidiana e da criação de bons hábitos.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Cosas que tus hijos recordarán de ti en el futuro