6 coisas que um filho nunca vai esquecer de seus pais

Que não apenas as coisas ruins sejam lembradas pelos filhos! Veja como deixar uma marca positiva em seus corações.

Adriana Acosta Bujan

As pessoas que tiveram a sorte de serem pais sabem que criar filhos não é fácil. Não se trata apenas de as crianças serem bem educadas, mas vai além de impor regras ou limites, ou seja, incutir valores, formar hábitos, aumentar sua autoestima, entre outras coisas.

E embora os pais façam um esforço imensurável, em virtude do amor incondicional que sentem pelos filhos ao criá-los, às vezes eles cometem erros que, infelizmente, são os mais lembrados pela mente humana.

De acordo com o neuropsicólogo Rick Hanson, o cérebro humano, por questão de sobrevivência. tem uma tendência natural de se lembrar de coisas negativas.

O cérebro libera um hormônio chamado noradrenalina, que atua como um defensor contra o perigo, para que as pessoas possam aprender a enfrentar e superar qualquer experiência perigosa. Em poucas palavras, nós nos lembramos do mal para permanecermos vivos.

No entanto, uma equipe de pesquisadores da Stony Brook University, de Nova York, publicou um estudo na Neuron, que alega que é possível esquecer o mal e lembrar mais do que é bom, com base em evidências científicas.

Advertisement

Seja como for, o que nos interessa é que as crianças sempre se lembrem do bem que fazemos por elas e que os erros que cometemos não maculem a nossa imagem. Portanto, devemos nos concentrar em fazer coisas positivas para elas lembrarem.

Recordar é reviver

Esta frase publicitária usada pela primeira vez pela Kodak se tornou uma frase famosa e tem grande introspecção em sua interpretação.

Lembrar é reviver o momento, é o que mantém os entes queridos vivos em nossos corações quando morrem. Também nos ajuda a sentir novamente as emoções e sentimentos que experimentamos e pelos
quais continuamos a desejar.

Agora, de que os filhos podem se lembrar e que nunca esquecerão de seus
pais?

1. Demonstrações de afeto

Todos nós precisamos nos sentir amados, e uma das maneiras de demonstrar amor é pelo contato físico que os pais nos proporcionam desde o nascimento. Abraços, beijos e afagos são coisas que nunca serão esquecidas.

Advertisement

Você pode, inclusive, fechar os olhos e sentir o calor de seus abraços, beijos e afagos, até sentir ou ouvir seu coração bater próximo ao seu.

Portanto, é importante demonstrar sempre amor, não só com palavras, mas com uma proximidade física que fará com que os filhos se sintam amados, e nós sejamos lembrados.

2. Força

Os filhos têm o conceito de que seus pais são inabaláveis, fortes, maduros e têm uma grande força. Apesar da dor, preocupações ou angústia, eles sempre têm um sorriso no rosto.

É disso que seus filhos vão se lembrar quando virem um grande sorriso seu em momentos de incerteza, medo ou tristeza.

Lembremo-nos de que somos o exemplo ideal para nossos filhos, somos seus heróis e seu modelo de vida. É por isso que devemos nos mostrar emocionalmente fortes, apesar dos problemas que a vida nos traz.

Advertisement

3. Conselhos

Muitas vezes, os conselhos dos pais não são bem recebidos pelos filhos, pois sempre haverá coisas das quais vão discordar (dependendo da idade).

Porém, quando crescerem, eles se lembrarão dessas palavras que têm grande significado em suas vidas e se lembrarão dos sábios conselhos que antes ignoravam.

Pois, como tudo na vida, nossos pais vão moldar suas experiências de vida e talvez os filhos repitam esses mesmos padrões, bem como os conselhos que eles vão experimentar mil vezes, de geração em geração.

4. Castigos

Hoje em dia, os castigos que damos aos filhos mudaram radicalmente. Os pais criam seus filhos cuidando com as emoções, algo que não era costume no passado.

Os castigos serão sempre lembrados pelos filhos. Quando forem adultos, talvez possam fechar os olhos e rir um pouco ao relembrar os castigos que receberam dos pais.

Advertisement

Agora, se os castigos forem físicos ou verbais, eles também deixarão sua marca no coração dos filhos. É por isso que os pais devem aprender a controlar as emoções negativas, para que não acabem impondo punições severas.

5. Comida

Os aromas da comida também são facilmente lembrados. A comida preparada pela mãe ou avó tem um sabor especial, talvez por ter sido feita com amor.

As crianças, sem dúvida, irão se lembrar não somente das refeições, mas das reuniões familiares em que todos os membros se sentavam à mesa para compartilhar as experiências do dia a dia.

6. Surpresas

Os pequenos gestos de amor dos pais para com os filhos também não são esquecidos. Essas surpresas que marcam o coração, os presentes inesperados, os desejos tornados realidade graças aos esforços deles; tudo isso é importante para qualquer pessoa.

Podemos somar a isso o tempo de qualidade que os pais passam com seus filhos. Esses momentos inesquecíveis em que eles os ensinam a andar de bicicleta, quando os aplaudem por alguma conquista, quando os inspiram para ser pessoas melhores.

Advertisement

Tenha em mente o fato de que não são apenas seus erros que seus filhos vão lembrar, mas também as coisas positivas que você faz por eles. Portanto, concentre-se mais em deixar uma impressão em seus corações fazendo coisas que marcam suas almas.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 6 cosas que un hijo nunca va a olvidar de sus padres

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.