6 coisas que você não deve ignorar em seus filhos, ou vai se arrepender
Por favor, não faça vista grossa para esses comportamentos vindos de seus filhos!
Camila Gómez
Criar filhos é uma das coisas mais difíceis de se fazer na vida. E embora cada pai ou mãe tenha sua forma de educar e ensinar aos filhos o que é permitido e o que não é, você precisa ter ciência de que há pelo menos seis situações que não deve deixar para lá, independentemente da maneira que tenha escolhido para educar. São estas:
Interromper conversas
Você certamente já deve ter notado, e não foram poucas vezes, que, enquanto fala ao telefone ou no meio de uma conversa com alguém, seu filho começa a manifestar uma vontade incontrolável de falar com você. Ele tenta de todo jeito chamar a sua atenção.
Bem, esse comportamento não expressa consideração, muito menos respeito com os demais. Então, para evitar a situação, o melhor é ensinar-lhe que, enquanto uma conversa está em andamento, ela não deve ser interrompida, a menos que seja de vital importância.
Portanto, da próxima vez que for conversar por telefone ou visitar alguém, dê ao seu filho uma atividade para fazer ou traga-lhe um brinquedo que possa interessá-lo para manter sua atenção focada nisso.
Brincadeiras bruscas ou de mau gosto
Desconsiderar atitudes agressivas ou maldosas que seu filho possa apresentar pode enviar a ele a mensagem errada de que ferir os outros é aceitável ou totalmente normal na visão dos adultos, e NÃO é o caso.
“Se você não intervir aos 8 anos, o comportamento rude pode se tornar um hábito arraigado. Além de passar a mensagem de que ferir pessoas é algo aceitável”, declarou Michele Borba, doutora em educação ao portal serpadres.com.
Para evitar que esses episódios se repitam, é melhor levar seu filho para um canto e perguntar como ele se sentiria se a situação fosse inversa. Antes de levá-lo para brincar com alguém, lembre-o de que não deve ser brusco ao brincar.
Ignorar você
Se disser para seu filho fazer algo e ele parecer definitivamente surdo, é hora de prestar bastante atenção a essa atitude. De uma forma ou de outra, ele está mostrando que é ele quem tem o controle da situação, tirando sua autoridade.
A melhor forma de lidar com essa situação é parar o que estiver fazendo, aproximar-se do seu filho e olhá-lo nos olhos, para que fique claro para ele que está recebendo uma ordem que não pode ser ignorada.
Atitudes desafiadoras
Atitudes desse tipo não aparecem quando chega a pré-adolescência, elas chegam muitos anos antes, quando as crianças pequenas começam a imitar as atitudes das crianças mais velhas quando entram na escola. E embora, a princípio, possam ser bastante engraçadas, não serão aos 15 anos.
Alguns costumam pensar que é só uma fase, mas é esse tipo de coisa que gera adultos desrespeitosos.
É importante ficarmos atentos e identificarmos todo comportamento negativo que possa virar um mau hábito. Pois se agora já é ruim, imagine na vida adulta, quando costumam ser potencializados. Se não for corrigido agora, no futuro nosso filho será visto, no mínimo, como alguém desrespeitoso e pouco amável com seus pares.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 6 cosas que NO debes dejar pasar por alto en tus HIJOS, o te arrepentirás