6 conselhos infalíveis para se tornar um bom líder
Ser líder não significa ter o dom de comandar, requer disciplina e empatia para conquistar os objetivos em conjunto.
Arturo Leonardo
Sem ter um estudo em mãos, vou arriscar-me a dizer o seguinte: estou quase certo de que, pelo menos uma vez na vida, você encontrou um chefe que tem absolutamente tudo, menos as características de um líder. Ser um líder não significa ter um talento especial para gritar ou mandar à direita e à esquerda, mas implica coisas muito mais relevantes.
A este respeito, circulam nas diferentes redes sociais muitas recomendações para desenvolver esse talento especial; no entanto, quero compartilhar com você as que mais chamaram a minha atenção e que são intituladas como “Chaves da Liderança de Nelson Mandela”.
Embora não possa garantir que estas reflexões provenham verdadeiramente desse grande personagem, a filosofia que encerram parece-me interessante e creio que lhe será útil também para aplicar no seu lar com a sua família. São as seguintes:
1. Objetividade ao agir: pensar, analisar, aterrar e executar
Embora haja sempre situações em que é preciso responder em segundos, um bom líder é capaz de realizar esse processo rapidamente. O resultado? Ninguém pode garantir isso, mas pode ser apoiado em melhorias consideráveis.
2. Não acredite no imediato, os resultados são vistos a longo prazo
Claro, a grande maioria das pessoas (e eu incluo-me entre eles) gostaria de ver os resultados de seus esforços no momento. No entanto, se pensar bem, um bebê não aprende a falar em dois dias nem a caminhar em quatro, pois a constância e a paciência são a base do sucesso.
3. Primeiro os seus, depois os outros
Um bom líder vê sempre primeiro os seus, aqueles que comanda. De igual maneira, um bom pai estará sempre disposto a tirar a comida da boca para dá-la à sua família.
4. Mantenha seus amigos perto, e seus inimigos mais ainda
Até aqueles vizinhos desconfortáveis que quase ninguém tem. Seja inteligente e procure levar a melhor relação possível até com as pessoas que lhe desagradam, você nunca sabe quando precisará deles.
5. Tenha a capacidade de ser empático com as pessoas
Não é necessário gritar e querer que se faça sua vontade. Há que aprender a negociar e ensinar às crianças de forma empática que há coisas que devem ser cumpridas e outras em que podem procurar opções. Para encontrar alternativas, sempre funciona tentar se colocar no lugar da outra pessoa.
6. O importante não é encontrar uma resposta, mas encontrar a melhor
Lembre-se de que um bom líder não é aquele que acredita ter a razão em tudo. Assim como nas discussões de casal, não se trata de ganhar, mas de encontrar a melhor opção para todos.
Finalmente, para ser um grande líder, há momentos em que você tem que parar de ser um. Delegue responsabilidades e confie que farão bem. Na família, confie no seu parceiro ou nos seus filhos, para que liderem os seus próprios projetos. Talvez estejam enganados, mas todos aprenderão importantes lições de vida.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 6 infalibles consejos para convertirte en un buen líder