6 dicas para ajudar seus filhos terem vontade de ir à igreja

Entre sermões cheios de pessoas e expectativas de reverência, igreja pode ser algo difícil para as crianças. Aqui estão seis maneiras de ajudar seus filhos a terem vontade de ir à igreja.

Megan Wallgren

O clima é de silenciosa contemplação em sua congregação quando uma criança implora em voz alta, “Eu quero ir para casa! Isso é chato!”. Todos nós já estivemos no lugar daquele pai ou mãe com o rosto vermelho de vergonha.

Em sermões cheios de pessoas e expectativas de reverência, igreja pode ser algo difícil para as crianças. Aqui estão seis maneiras de ajudar seus filhos a terem vontade ir à igreja.

  1. Quiet books. Dê às mãozinhas algo para se ocuparem durante a reunião da igreja. Existem quiet books para todos os gostos. Alguns livros são macios e incluem atividades de combinar, dar nó ou abotoar. Outros são de encaixar ou de colar adesivos. Você também pode achar alguns com ímãs para as crianças montarem cenários usando o magnetismo. Você não precisa complicar. Alguns pais preferem livros religiosos infantis com páginas resistentes e gravuras de histórias bíblicas para a criança folhear enquanto mantém o espírito de adoração.

  2. Bingo. Para ajudar seus pequeninos a prestarem atenção na igreja, dê a eles cartelas com tópicos religiosos como, ressurreição, serviço ou Espírito Santo. Quando a criança ouvir uma das palavras ela marca a palavra dita. Dê a criança um prêmio para incentivá-la a completar o bingo. (Mas lembre-se de explicar com antecedência que elas não devem gritar, “Eu ganhei!” na igreja).

  3. Apresente seus filhos para os líderes da igreja. Quando a criança conhece a pessoa que está falando, é mais provável que elas ouvirão. Faça com que seus filhos conheçam o pastor ou outros líderes religiosos. Incentive-os a fazer perguntas a respeito dos chamados na igreja, artefatos religiosos na capela e o significado das cerimônias como o sacramento. Então, quando chegar a hora de ficarem reverentes eles entenderão o que está acontecendo e por que é importante se comportar.

    Advertisement
  4. Livros ilustrados com histórias das escrituras. Quando seus filhos conhecem as histórias que compõem as tradições religiosas é mais fácil para eles entenderem o que está sendo ensinado no sermão. Prover livros ilustrados com as histórias das escrituras irá ajudá-los a aprender as histórias tradicionais em que os sermões e discursos se baseiam.

  5. Diários. Crianças de todas as idades desfrutarão de escrever ou desenhar em um diário durante as reuniões. Incentive seus filhos a escreverem sobre o que eles ouviram e como aquilo faz eles se sentirem. Faça com que eles desenhem o que está ao seu redor ou ilustrarem uma escritura ou história favorita.

  6. Incentive que seus filhos frequentem aulas para jovens e crianças. Muitas igrejas têm classes de estudo das escrituras apropriadas para crianças e jovens. Seus filhos aprenderão a doutrina básica de maneira que os faça ficarem interessados. Essa também é uma boa maneira deles fazerem amizades na igreja. Ter um amigo para compartilhar experiências e aprendizado aumenta o interesse em qualquer atividade.

É difícil lidar com os altos suspiros, pés inquietos e mãos ocupadas de seus filhos na igreja. Não desista. Ensinar a eles sobre a importância das reuniões da igreja e a atitude correta de reverência enquanto são novos os colocará no caminho de uma vida de fé, alegria e adoração.

Toma un momento para compartir ...

Megan Wallgren

Megan Wallgren is a freelance writer and mother of four energetic children.