6 dicas para explicar a uma criança a ausência do pai
Explicar a ausência do pai não é uma coisa simples. Portanto, essas recomendações ajudarão seu filho a assimilar a verdade.
Adriana Acosta Bujan
Explicar a um menino ou menina a ausência do pai é um assunto complexo e delicado; às vezes as mães desejam evitar essa conversa por muito tempo, até que se veem pressionadas a dizer a verdade.
Isso pode confundir as crianças, pois quanto mais crescem, mais elas percebem que a sua família é disfuncional, o que pode causar-lhes feridas emocionais e outros problemas que podem definir até mesmo o tipo de parceiro que terão na vida adulta.
Por isso é importante explicar ao filho(a) a ausência do pai, por mais dolorosa que seja a verdade, eles precisam saber as razões pelas quais o pai não está vivendo com eles.
Agora, existem muitos motivos diferentes pelos quais há um pai ausente, pode ser um divórcio, ou porque o pai não quis assumir, ou porque a mulher tenha decidido ser mãe solteira, ou porque morreu. Independentemente dos motivos, será aconselhável abordar o tema, sempre pensando no bem-estar dos filhos.
Dizer a verdade a tempo
Um ponto importante que você deve considerar é a idade que seu filho tem(a) para que ele possa entender a situação, e escolher o momento certo e as palavras certas para expressar sua mensagem.
1. Ideias claras sem muitos detalhes
Quando seu filho(a) é pequeno, é conveniente explicar-lhe sem muitos detalhes. Deixe que seja ele ou ela quem pergunte e responda com segurança. Pode começar por explicar que existem, atualmente, diversos tipos de famílias: aquelas que têm o pai e a mãe presentes, as que só tem o pai para cuida do lar, e as que são como a sua, que só têm a mãe. Diga-lhe que é algo normal.
Depois explique a ausência do pai sem detalhes, (especialmente quando é pequeno). Por exemplo, se se trata de um divórcio, você pode dizer-lhe que você e o pai dele não se davam bem vivendo juntos e que decidiram viver cada um numa casa diferente.
É importante ressaltar que, apesar dessas decisões que os adultos tomam, mamãe e papai sempre o amarão incondicionalmente. Você pode até mesmo adicionar algumas vantagens, como por exemplo: tem duas celebrações de aniversário, duas casas, duas camas, entre outras coisas.
À medida que seu filho cresce, você pode incluir mais detalhes.
2. Não exponha suas emoções negativas
Talvez ainda sinta rancor, ódio, ou se sinta decepcionada com seu ex e acabe deixando escapar alguma coisa ruim do pai de seu filho(a). Mas quando seu filho(a) estiver presente, e for o momento de lhe explicar a verdade, será conveniente não criticar nem julgar. Em poucas palavras, não falar mal do ex, já que seu filho(a) deve sentir-se amado por ambos os pais, apesar de não ter contato ou mesmo conhecer seu pai; pois assim poderá se assegurar de não deixar feridas emocionais em seu coração e memória.
Evite criar falsas expectativas, como dizer “um dia você o verá”, porque você não sabe, é melhor dizer a verdade a seu filho e permiti-lo assimilar a situação e que, por si só, forme seu próprio juízo a respeito da ausência de seu pai.
3. Os filhos não são culpados
Infelizmente, as crianças acreditam que a ausência do pai é culpa delas. Por isso, nessa conversa que terá com o seu filho, será preciso sublinhar que ele ou ela não são culpados e que só são decisões que tomam os adultos pelo bem-estar familiar.
4. Todos com a mesma versão
É hora de formar alianças e ter acordo com toda sua família, ou seja, que os tios, os avós, os primos, digam uma mesma versão dos fatos, já que, se alguém disser o contrário, só confundirá seu filho, e ele poderá deixar de confiar em você, até mesmo podem criar mal-entendidos e discussões sem sentido.
Por isso, juntem-se e conversem sobre o que será dito à criança.
5. Se você for mãe solteira
Nesse caso, não será necessário explicar com detalhe a ausência de seu pai, recomendo explicar que você tomou a decisão de ser mãe e que pediu ajuda aos médicos para que a ajudassem.
Dê-lhe a ideia de que você tem muita sorte em tê-lo(a) como filho(a), porque você é imensamente feliz ao lado dele.
6. Se o seu parceiro faleceu
Explicar a morte de um pai a um filho(a) pequeno pode não ser tão simples, já que você entrará em assuntos espirituais onde seu filho poderá lançar sua imaginação. Diga a ele que o pai se tornou um anjo e que está com Deus, assistindo e cuidando dele lá do céu.
É algo difícil de assimilar, porém, perceberá a morte como algo natural, porque criará um mundo de fantasia onde poderá imaginar a vida eterna (à que todos imaginamos chegar algum dia).
Agora já sabe, não se complique muito ao explicar a verdade ao seu filho(a). À medida que for crescendo e amadurecendo, será mais fácil compreender as razões por que o pai não está presente.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 6 consejos para explicarle a un niño la ausencia de su padre