6 dicas para se desapaixonar de alguém, segundo a ciência

Conheça alguns passos simples para esquecer aquela pessoa que machucou você, que brincou com seus sentimentos.

Adriana Acosta Bujan

Quando nos apaixonamos perdidamente, tendemos a idealizar a pessoa, a ponto de colocá-la em um pedestal com o maior de nossos desejos e sonhos, porque acreditamos que essa pessoa é perfeita para nós, que ela nos ama e nos entende.

Porém, nem sempre nos apaixonamos pela pessoa certa, pois pode acontecer de ela nos ferir e trair, fazendo com que nossas expectativas, amor-próprio e sonhos de vida sejam destruídos num piscar de olhos.

É assim que a raiva, a dor, a culpa e a vingança, juntamente com o sentimento de solidão, tomam conta de nós, fazendo com que percamos a sanidade e a razão. Às vezes, podemos perdoar como se nada tivesse acontecido, mas em outras, o melhor seria tentar se desapaixonar completamente daquela pessoa que nos machucou e brincou com nossos sentimentos.

A ciência explica tudo

John Cacioppo, diretor do Centro de Neurociência Cognitiva e Social da Universidade de Chicago, nos EUA, afirma, em um estudo, que quando estamos apaixonados, o cérebro segue o mesmo processo de quando estamos feridos, ou seja, são ativadas as mesmas áreas de dor (mesmas zonas). É por isso que esquecer a pessoa que nos feriu tende a ser um processo complexo.

Ele explica que quando uma pessoa sofre, essa dor se manifesta fisicamente, por isso ficamos estressados, deprimidos e com insônia. Mesmo a longo prazo, essas condições podem afetar nossa capacidade cognitiva, fazendo com que permaneçamos apaixonados mesmo que sejamos rejeitados ou estejamos separados.

Advertisement

Assim sendo, todos esses processos mentais e emocionais agem de forma inconsciente, pois os sintomas que as pessoas experimentam relativas ao amor ou desamor obedecem ao cérebro, que nos coloca em alerta quando nos sentimos ameaçados (por sobrevivência).

Como se desapaixonar?

Quando nos sentimos traídos e magoados, é importante analisar e refletir se vale a pena recuperar o amor dessa pessoa que pensamos amar ou se é melhor seguir em frente sem ela.

Dito isso, compartilho algumas maneiras simples de se desapaixonar daquela pessoa que traiu você:

1. Recupere o amor-próprio

Este ponto não é fácil quando você se sente traída, mas é vital para poder se sentir bem e seguir adiante. Agora é a hora de se apaixonar por si mesma, de ser um pouco egoísta para recuperar a confiança que você deixou guardada em algum cantinho da alma.

Mantenha diálogos internos para poder se recuperar com mais facilidade. Repita para si mesma o quanto você é bonita, inteligente e guerreira. Passe a fazer mais coisas para se sentir bem consigo mesma. Valorize-se!

Advertisement

2. Apague seu passado

O próximo passo será apagar todo o seu passado com essa pessoa que lhe causou dor. Ou seja, excluir fotos, número de telefone, bloqueá-lo das redes sociais, doar ou jogar fora todos os presentes e coisas que a fazem se lembrar dele.

É hora de liberar espaço para que novas oportunidades entrem em sua vida. Tenha em mente que se livrar desse material é um passo à frente para sua cura. Quando fizer isso, verá que, aos pouco, seu coração vai se curando e a ansiedade para ter notícias dessa pessoa diminuirá.

3. Pare de “stalkear

Talvez você não tenha mais contato com essa pessoa porque a bloqueou nas redes sociais, mas não significa que não tenha outras formas de saber sobre ela, pois pode investigar através dos amigos em comum.

É aconselhável evitar contato com esses amigos. Não estou dizendo para desfazer a amizade, mas longe por um tempo até ficar completamente curada.

4. Mantenha-se ocupada

Mantenha sua mente ocupada fazendo coisas de que gosta, assim, conseguirá parar de pensar 24 horas por dia nessa pessoa que a magoou. Talvez seja hora de resgatar paixões que caíram em esquecimento, ou seja, fazer um curso, continuar seus estudos, ingressar em uma academia, entre outras coisas.

Advertisement

Lembre-se, quanto mais compromissos tiver na sua agenda diária, mais rapidamente virá a cura. Assim, irá parar de se machucar com pensamentos negativos e dolorosos.

5. Muitas falhas

Refletir e visualizar a realidade do que era seu relacionamento lhe dará a clareza necessária para resolver suas dúvidas internas. Agora, pergunte a si mesma quais coisas são valiosas e você poderá aprender com isso e quais outras coisas deverá esquecer. A essa altura, é normal ver a pessoa que você idealizou de uma perspectiva diferente, vendo mais seus defeitos do que suas virtudes, o que fará você gostar ainda menos dela.

Pergunte a si mesma: “será que eu realmente teria construído um sonho de vida com essa pessoa, sem ser preciso mudar seu jeito de ser ou suas concepções?”.

6. Construa seus próprios sonhos

Tenha em mente que você é dona do seu destino, que talvez encontre em seu caminho alguém que compartilhe os mesmos sonhos, no entanto, lembre-se de que você é capaz de alcançar sozinha o que deseja, então encontre uma maneira de conquistar seus objetivos.

Estabeleça metas de curto, médio e longo prazo, concentre sua mente e coração no que deseja. Desta forma, verá a dor que sentia desaparecendo completamente.

Advertisement

Sugiro que não mergulhe na dor, pois você tem as rédeas da própria vida para dizer a si mesma “Já chega, chega de lágrimas e sofrimento!”. Agora é a hora de pensar em seu bem-estar para que possa se dar a oportunidade de amar novamente.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 6 consejos para desenamorarte de alguien, según la ciencia

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.