6 dicas seguras para desmamar seu filho adequadamente
Muitas mamães sofrem porque seus bebês ja estão crescendo, e ainda estão mamando. Mas quando chegar a hora, veja como desmamar seu bebê adequadamente.
Lilia Santos Oliveira
Desmamar um filho não é tarefa automática, implica disciplina e preparo da mãe e da criança, se possível é algo que deve ser pensado com alguma antecedência para facilitar o momento de desmamar. Alguns critérios devem ser observados antes desta decisão:
-
Certifique-se de que o bebê tenha completado pelo menos seis meses de vida alimentando-se somente do peito.
-
Caso precise interromper a amamentação antes da idade mínima, comunique ao pediatra, pois este irá lhe dar orientações ou indicar uma consulta com uma nutricionista.
-
Permita que ele amamente até os dois anos de idade, intercalando com outros alimentos a partir do sexto mês, assim ele crescerá mais saudável.
-
Siga com a orientação de profissionais até que a criança possa se alimentar de “tudo”, dando preferência a alimentos saudáveis e naturais.
Advertisement
Assim como muitas crianças apresentam dificuldade para deixar o peito, é comum que algumas mães também apresentem insegurança, seja pelo apego àquele momento dela com o filho, por medo da reação da criança, ou preocupada em dar outros alimentos. Mas é elementar que isto deva acontecer mais cedo ou mais tarde.
Cada uma das minhas filhas reagiu diferentemente ao desmame, porém aconteceu sem grandes transtornos, pois eu já havia me preparado, dando prioridade à saúde e estabelecido limites.
Destaquei algumas dicas que considero importantes:
-
A partir dos seis meses de vida de seu filho, comece a introduzir outros alimentos em sua dieta. Isso não só é outra forma de saciar a fome, mas vai fornecer-lhe vitaminas e aguçar o paladar.
-
Vá diminuindo gradualmente o número de mamadas diárias, para que seu bebê não sofra com uma interrupção brusca.
Advertisement -
Não faça do peito um consolo. Com criatividade é possível distrair, acalmar e ajudá-lo a resolver seus pequenos problemas.
-
Evite amamentar em público, assim a criança ficará condicionada a mamar quando for oferecido e não a todo o momento. Além disso, você evitará alguns constrangimentos quando a criança estiver maior.
-
É natural que a produção de leite diminua ou pare, pois é estimulada pelas mamadas, mas se ocorrer que o peito continue produzindo, causando assim desconforto, você pode ir a um Banco de Leite Humano(BLH), caso tenha um em sua cidade, lá você poderá aprender como fazer a ordenha e, se desejar ajudar muitos bebês prematuros que não tem como se alimentar, poderá ser uma doadora. Geralmente os profissionais recolhem o leite em sua própria residência no horário que você agendar.
-
Reforce o relacionamento com seu filho após desmamar dando-lhe muita atenção e carinho.
Você também pode conversar com seu médico sobre a utilização de medicamentos que inibam as glândulas mamárias, mas lembre-se que medicamentos podem interromper drasticamente a produção prejudicando assim seu filho. Não se automedique.
Curta o inusitado momento quando seu pequeno começa a deliciar-se com variados alimentos, é sempre bem engraçado!