6 dicas simples para economizar nas contas de energia
A conta de luz é assustadora? Aprenda 6 dicas para economizar urgente!
Ivani Bastos Irineu
Além de gerar ganho financeiro, economizar energia também ajuda a preservar os recursos naturais.
Essas dicas, boa parte delas, aprendi com meu avô, um mestre em economia e outra pela minha própria experiência, como dono de casa.
1. Não deixe os aparelhos plugados (sem uso)
Já paramos para contar quantos aparelhos elétrico/eletrônicos temos em casa? E todos ligados! Excetuando a geladeira que precisa ficar ligada sempre, a maioria não tem essa necessidade. Se não tiver ninguém vendo TV, usando o DVD Player, micro-ondas ou qualquer outro aparelho afim, eles devem ser desconectados das suas tomadas. A economia diária pode ser pequena, mas se multiplicada por todos os aparelhos, por 30 dias e por 12 meses, ela será mais notada.
2. Programe o uso do chuveiro elétrico
Um dos grandes vilões do aumento do consumo de energia, sem dúvida alguma, é o chuveiro elétrico. Segundo os especialistas, um chuveiro de 12.000 watts, durante o banho, representa – pasmem – 200 lâmpadas de 60 watts acesas ao mesmo tempo. Considerem uma família com 4 pessoas, tomando um banho, cada, de 10 minutos diários: 40 min x 30 dias = 1200 minutos/mês, 240 horas/ano ou 10 dias por ano de consumo ininterrupto de 200 lâmpadas acesas.
3. Habitue-se a desligar as lâmpadas
Criar o hábito de, ao sair dos quartos, desligar as luzes. As lâmpadas acesas, desnecessariamente, além do consumo indevido, geram desgaste em sua vida útil. Os especialistas, no entanto, recomendam que se o ambiente for usado nos próximos 15 minutos, melhor não desligar, pois o reacender aumentaria o consumo pelo pico da luz.
4. Diminua o tempo de acesso à geladeira
No caso da geladeira, o maior consumo está exatamente no tempo em que a porta da geladeira fica aberta. Isso faz com que ela precise de mais energia na mesma proporção em que mais calor entra pelo tempo em que fica aberta. Recomenda-se, também verificar a borracha de vedação que, se não estiver bem firme, permitirá entrar mais calor para dentro da geladeira, aumentando, e muito, o consumo.
5. Otimize o uso do ferro de passar
O ferro elétrico de passar roupa é outro aparelho que precisamos ter uma boa atenção quanto ao uso. O seu maior consumo ocorre enquanto ele está esquentando. Assim, quando perceber que ele esquentou, a dica é passar o maior número de peças.
6. Configure o computador
As primeiras dicas tem o copyright do meu avô, mas essa última é minha. Os computadores são aparelhos indispensáveis, hoje. Uma família pode ter 1 ou 2 desktops (computador de mesa) e mais 2 ou 3 notebooks. Apesar dos notebooks usarem bateria, elas precisam ser carregadas e vão consumir energia. A dica então é prestar atenção no uso do monitor. É ele que mais consome. Habitue-se a desligá-los antes de ausentar-se. Para o caso de não correr o risco de esquecer, configure-os para entrarem em modo de espera ou desligarem-se automaticamente.
Economizar energia também é uma forma de preservar nosso meio ambiente para nossas futuras gerações.