6 erros que levaram o rei Davi a matar Urias

O rei Davi cometeu uma sucessão de erros que o levaram a cometer um crime grave. São erros que qualquer um de nós pode cometer, se não vigiarmos.

Erika Strassburger

Ninguém tropeça em uma montanha. Nós tropeçamos em pedras e escorregamos em pedregulhos. Da mesma forma, dificilmente uma pessoa vai sair de casa dizendo, “hoje vou matar alguém pela primeira vez”, sem ter antes cometido uma sucessão de “erros menores” que a foram deixando “espiritualmente anestesiada” a ponto de já não se sentir mal por seus erros e não se importar de fazer algo pior para acobertar o que fez até ali.

O que aconteceu com o rei Davi pode acontecer com qualquer pessoa. Não me refiro exatamente ao assassinato de Urias, mas a sucessivos erros que foram ficando cada vez mais graves. Entenda como outros erros fizeram-no chegar ao ponto em que chegou:

1. Lugar errado e hora errada

Bem, Davi estava em seu castelo, por que seria o lugar errado de se estar?

O Segundo livro de Samuel, capítulo 11 explica: “tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem à guerra (…); porém Davi ficou em Jerusalém”. Ele não tinha que estar em Jerusalém, tinha que estar em campo, com seus soldados. Por que não estava?

2. Ele continuou olhando

Ao se deparar com Bate-Seba tomando banho, ele deveria ter virado o rosto e saído dali. Ninguém é culpado de ver uma imagem assim de forma inesperada, a não que continue olhando. E foi o que ele fez, ficou admirando a mulher a ponto de cobiçá-la.

Advertisement

3. Foi atrás de informações

Não bastou ver e admirar, ele ficou obstinado pela mulher e queria saber quem era.

4. Não se importou que ela fosse casada

Ao descobrir que a mulher era casada, e esposa de um dos seus soldados, ele deveria ter dito, “puxa vida, então deixa para lá!”. Mas não! Ele estava obstinado. Mandou buscá-la e se deitou com ela.

5. Quis omitir a paternidade

Bate-Seba engravidou. E agora? Como contar para todo mundo que ele era o pai? Para resolver o problema, Davi tentou fazer Urias passar uma noite com a esposa para justificar a gravidez, mas o fiel soldado se sentiu mal de somente ele ter esse privilégio, enquanto os outros soldados não poderiam fazer o mesmo. E não foi.

6. Quis encobrir seus erros

Neste ponto, Davi deveria ter chamado o marido e a esposa, colocado as cartas na mesa e tentado se redimir. Talvez nem saísse malfalado, afinal, ele era o rei. Mas ele não raciocinou direito. Preferiu encobrir um erro grave cometendo outro ainda pior. Ele armou uma emboscada para que Urias ficasse desprotegido na linha de frente e morresse na batalha.

Passando o luto de Bate-Seba pela morte do marido, Davi mandou buscá-la e se casou com ela.

Advertisement

Nenhum pecado fica encoberto aos olhos de Deus

Pensando que seu segredo seria enterrado junto com Urias, Davi foi surpreendido pela revelação dada pelo Senhor ao profeta Natã: “Por que, pois, desprezaste a palavra do Senhor, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, feriste à espada, a sua mulher tomaste por tua mulher; e a ele mataste. (…) Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei isso perante todo o Israel e perante o sol”.

O mais importante para ele, assim como para todos nós, deveria ser “o que Deus pensa de mim” e tentar corrigir os primeiros erros cometidos. Afinal, é Dele que receberemos nossa sentença. Tentar acobertar nossos erros cometendo outros piores é apenas agravar ainda mais nossa situação.

Quem já leu o resto da história sabe que, apesar de ter feito um governo brilhante, os últimos 20 anos de vida de Davi foram marcados por uma série de infortúnios. Ele escreveu vários salmos implorando o perdão do Senhor, carregou o peso de seu pecado pelo resto da vida.

O arrependimento, sim, apaga nossos erros

O ideal, quando nos depararmos com pecados e tentações, é fazer como fez José, no Egito: fugir da tentação como ele fugiu da mulher de Potifar. Mas caso não tenhamos tido a mesma força espiritual e determinação, que não tentemos encobrir nosso erros cometendo outros, pois isso agravará a nossa situação.

A saída para corrigir nossos erros é o arrependimento. É contar o que aconteceu aos envolvidos e pedir perdão, tentando nos redimir na medida do possível. Além de deixar tudo às claras, isso tira um fardo imenso de nossos ombros, e graças à Expiação de jesus Cristo, poderemos ser perdoados por Deus.

Advertisement

A história do rei Davi mostra que ninguém tem a salvação assegurada e que o sucesso do presente não é garantia de sucesso no futuro. É necessário vigiar sempre e perseverar em retidão até o último dia de nossa vida. Apesar de ter sido um exemplo de retidão e coragem, de ter recebido muitas revelações do Senhor, ele acabou pagando um alto preço por ter desobedecido aos mandamentos do Senhor.

Leia também: 5 coisas que as ervas daninhas do meu quintal me ensinaram sobre pecado e arrependimento

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.