6 fatores que estão roubando a felicidade de seus filhos sem você perceber
Quando uma criança não está feliz, ela o mostra através de sinais. Como pais, devemos estar atentos a eles. Você sabe se seu filho é realmente feliz?
Adriana Acosta Bujan
Todos os pais desejam que seus filhos sejam felizes, alegres, independentes e boas pessoas. Nós nos esforçamos e sacrificamos todos os dias de nossa vida para que isso aconteça. Eles são nosso maior tesouro e por isso não hesitaríamos um segundo em dar tudo por sua felicidade.
O amor que sentimos por nossos filhos é incondicional. Neles depositamos todo o nosso amor, carinho e sonhos; pois são nossa razão de viver e nossa grande motivação para seguir em frente, enfrentando as adversidades.
Apesar do grande amor que sentimos por eles e dos esforços para que estejam bem, às vezes não percebemos que eles estão enviando sinais de que não são felizes. Isso pode ter consequências devastadoras em sua saúde física e emocional. Por isso, temos que estar muito atentos para detectar esses sinais e, assim, sermos capazes de agir a tempo.
Felicidade pela metade
Durante a infância, todos nós coletamos conhecimento e aprendizado de nossos pais, amigos e familiares. Essas experiências, boas ou más, são o que definem nossa personalidade e modo de ser. Se não forem agradáveis, essas experiências podem roubar-nos a felicidade quando formos adultos; a mesma coisa acontece com nossos filhos.
Agora, quais são os fatores que roubam a felicidade de nossos filhos sem que percebamos?
1. Não os escutarmos
Como pais, temos milhões de preocupações, responsabilidades e obrigações em que pensar. É por isso que cometemos o erro de não saber ouvir nossos filhos e de achar de que o que eles nos dizem são coisas sem importância e imaturas.
Seus filhos precisam ser ouvidos, mesmo que sejam coisas irrelevantes. Quando você presta atenção nas suas conversas infantis, eles se sentem valorizados, amados e especiais. Eles querem se sentir parte da família, mais um membro que possa expressar sua opinião e se expressar livremente, sem serem reprimidos, julgados ou criticados.
Uma dica para você aprender a ouvir seus filhos é abaixar-se, ficar na altura deles e olhá-los nos olhos para que se sintam valorizados.
2. Nossa ausência
Infelizmente, vivemos em um mundo muito agitado, no qual homens e mulheres acham necessário sair para trabalhar para contribuir com as despesas familiares; por isso, na maior parte do dia, costumam deixar os filhos sozinhos ou aos cuidados de terceiros.
As crianças requerem nossa presença, é verdade que pode ser difícil ficar com elas 24 horas por dia. No entanto, podemos proporcionar-lhes tempo de qualidade. Ou seja, no pouco tempo que tiver livre para dedicar aos seus filhos, tente criar experiências significativas em suas memórias, e que todos esses momentos sejam momentos mágicos para compartilhar, aprender e se conhecer.
Lembre-se, sua ausência é um fator que pode roubar a felicidade de seus filhos sem que você perceba.
3. Pouco contato físico
As demonstrações de amor com contato físico são essenciais para as crianças saberem que você as ama e que são queridas. Mostre o seu amor acariciando seus filhos, dê-lhes as mãos na hora de atravessar a rua, abrace-os com força, beije-os sem medida e diga-lhes o tempo todo que você os ama.
Não perca a oportunidade de demonstrar carinho, caso contrário, esse será um aspecto que vai roubar sua felicidade, o que os levará a se tornarem crianças rebeldes, rudes e travessas, apenas para chamar a sua atenção.
4. Exigir demais deles
A maioria dos pais deseja que seus filhos explorem suas habilidades, aptidões e virtudes. Por isso, às vezes tendemos a ser muito exigentes na hora de delegar funções que não estão de acordo com sua maturidade ou idade. Neste ponto, é importante aprender o que nossos filhos conseguem fazer sozinhos, para não exigir mais do que o necessário.
Tenha em mente que esse é um fator que pode privá-los da felicidade, pois eles vão querer apenas agradar você. E caso cometam algum erro ou não cumpram suas ordens, vão se sentir frustrados e com medo de que você deixe de amá-los.
5. Discussões e brigas frequentes
Como adultos, devemos aprender a controlar nossas emoções negativas, especialmente na presença dos filhos. Se eles ouvem todos os dias você discutindo com seu cônjuge, o ambiente em casa fica turvo e negativo. É natural que seus filhos se sintam infelizes.
Tente se controlar e evitar que seus filhos presenciem brigas em casa. Lembre que o mais importante é que cresçam em um ambiente saudável e cheio de amor, para que desenvolvam autoconfiança
6. Não, não, não!
Nossa responsabilidade como pais é ensinar nossos filhos a cuidar de si mesmos e saber quais coisas podem colocá-los em perigo, para que possam tomar suas próprias decisões no futuro. No entanto, reprimi-los o tempo todo com um “Não” para tudo, pode ser um fator que esteja roubando sua felicidade.
Seja mais flexível e evite fazer proibições repetitivas, faça o contrário, deixe-os explorar, fazer travessuras, divertir-se; no final das contas, são crianças que precisam conhecer o mundo ao seu redor.
Agora que você já sabe, coloque em prática essas dicas para que seus filhos sejam felizes. Preste atenção nos sinais que indicam o contrário, como isolamento, falta de apetite, tristeza, entre outros. Dê muito amor a seus filhos e seja paciente com eles.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Factores que roban la felicidad de tus hijos sin darte cuenta