6 frases para confortar nossos filhos quando estão tristes
Ver os nossos filhos tristes é devastador, por isso memorize estas frases para os ajudar a curar essa emoção.
Adriana Acosta Bujan
Todos os pais desejam ver os filhos felizes, com um sorriso de orelha a orelha o tempo todo. No entanto, é normal que, em algumas situações, eles fiquem tristes e isso nos faça sentir impotentes e frustrados. Quando um filho chora e se sente triste, também nós nos entristecemos como se eles fossem uma extensão de nós mesmos.
Sem dúvida, o que nossos filhos sentem também sentimos, mas como já somos adultos, podemos entender essa emoção e controlá-la, ao contrário deles, que por serem pequenos, ainda não aprenderam a controlar essa emoção e compreendê-la.
Por isso, como pais, é nosso dever que os nossos filhos, de acordo com a idade, reconheçam suas emoções e as deixem fluir, sem tentar reprimi-las, porque elas não são nem boas nem más, apenas emoções que temos por natureza humana, e que, em certos momentos, devemos deixar fluir.
Agora, para que nossos filhos sintam o amor e o carinho incondicional que lhes temos, será conveniente que, quando se sentirem tristes, os motivemos com frases positivas que os ajudem a controlar essa tristeza e descartá-la; pois se essa emoção permanece por um longo período de tempo, pode ser prejudicial para sua saúde física e emocional.
Palavras que têm poder
Certamente, em alguma ocasião, você já escutou ou leu que as palavras têm poder, e que quando dizemos algo, as palavras podem destruir ou levantar quem escuta. É por isso que devemos aprender a ser cautelosos quando falamos, sobretudo quando estamos tristes ou zangados, porque as nossas palavras ganham força e poder.
Então vou lhe dar algumas frases que você pode usar quando seus filhos estiverem tristes. Assim ,eles vão aprender a descartar essa emoção facilmente para que não tenha consequências para a sua saúde.
1. “Entendo que esteja se sentindo mal”
É importante que os filhos se sintam compreendidos por seus pais. Quando você diz essa frase, está simpatizando com eles, como se dissesse que também sabe o que é estar triste.
Nesses momentos, você pode lhe recomendar algumas estratégias para que se sinta melhor, explicando o que você costumava fazer ou faz quando se sente dessa maneira. Talvez ouvir música, dançar, ler um livro, desenhar, entre outras coisas; a ideia é que ele deixe de pensar na tristeza e se distraia.
2. “Chore o quanto quiser”
Ensine seus filhos a não reprimir as emoções de tristeza, diga-lhes que não faz mal chorar porque, ao fazê-lo, sua alma e seu coração serão curados. Explique-lhes que todos choramos e que é bom para melhorar a saúde. Também diga que chorar traz grandes benefícios e um deles é permitir-lhes liberar essa emoção mais facilmente, para logo sentirem-se tranquilos.
Será conveniente estabelecer uma proximidade com os filhos com qualquer contato físico. Pode ser um abraço, tocar-lhes as costas, acariciar seus cabelos, para que eles se sintam acompanhados, protegidos e seguros.
3. “Vamos resolver isso juntos”
Normalmente, há motivo para a tristeza; neste caso, é importante encontrar o porquê dessa emoção e, assim, encontrar soluções para evitar que se sintam tristes. Seus filhos devem sentir-se ouvidos e saber que podem contar com seu apoio incondicional. Por isso, não hesite em perguntar-lhes as razões dos seus sentimentos, para que possa implementar estratégias que os ajudem a libertar-se da sua dor.
4. “Há sempre algo a aprender”
Por trás da tristeza sempre haverá uma aprendizagem de vida, algo que eles tenham que aprender. Talvez valorizar o que têm, respeitar os outros, seguir regras, entre outras coisas. Guie seus filhos para que eles possam encontrar o ensinamento positivo dessa emoção. Eles podem estar precisando mudar uma atitude ou comportamento, ou simplesmente devem ser mais desapegados dos comentários alheios.
5. “Você não está sozinho, conte comigo”
Muitas vezes, quando nos sentimos tristes, pensamos que ninguém nos compreende, que estamos sós neste mundo carregando toda a dor. Porém, será conveniente que seus filhos se sintam acompanhados, escutados e queridos.
Lembre-os de que você estará sempre com elesa, que você é a pessoa que mais os ama e que a sua missão nesta vida é ajudá-los e ensiná-los a serem felizes.
6. “A tristeza desaparecerá quando você permitir.”
Ensine seus filhos a entender que têm o controle das próprias emoções, que são a autoridade que dá ordens ao cérebro para permitir que estejam tristes ou felizes. Isto é, diga-lhes para falarem ao cérebro: “Hoje permito-me estar triste, mas amanhã não”. Quando perceberem que podem controlar o que sentem, será mais fácil aliviarem a dor e se livrarem dessa emoção.
Agora, sentir tristeza não é ruim. No final das contas, todos a experimentamos em algum momento da vida. O importante, neste ponto, é saber como controlar essa emoção para que não seja prejudicial à saúde física ou emocional.
Tenha em mente que a tristeza “saudável” deve ser passageira, caso contrário, podemos falar de depressão, que é uma doença que deve ser tratada por especialistas.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 6 frases para consolar a nuestros hijos cuando están tristes