6 frases tóxicas que você nunca deveria dizer ao seu cônjuge
Aprenda a controlar suas emoções negativas quando discutir com seu cônjuge, se não quiser ferir seus sentimentos.
Adriana Acosta Bujan
É normal que todos os casais tenham conflitos, pois todos temos diferentes formas de perceber situações, ações e comportamentos. Além disso, discutir com o cônjuge às vezes é saudável, pois permite-nos fortalecer nosso relacionamento e convivência.
O problema, nas discussões, começa quando explodimos, ou seja, quando sentimos raiva a ponto de perder o controle de nossas emoções. Então, acabamos dizendo frases tóxicas , aquelas que são muito ofensivas e que não ajudão em nada para uma possível reconciliação.
Essas frases tóxicas são poderosas e difíceis de esquecer, especialmente quando é seu cônjuge quem as está dizendo, porque ele é a pessoa que você ama e em quem confia.
As frases tóxicas que têm poder de destruição
Compartilho algumas frases tóxicas que você deve evitar dizer ao seu cônjuge e algumas dicas para reduzir o impacto negativo após um acesso de raiva:
1. “Ah, se tudo tudo fosse como antes!”
Por mais que você queira que as coisas voltem a ser como antes, não tem como, pois vocês dois evoluíram e amadureceram. Se disser essa frase, a única coisa que vai conseguir é que seu cônjuge se sinta mal por não estar sendo valorizado ou reconhecido, pois todas as ações e demonstrações de amor que ele deu a você durante o tempo em que estão juntos podem ir por água abaixo se ele achar que não foram importantes para você.
Seria melhor dizer que vocês dois trabalharão em equipe para serem melhores do que nunca, ignorando seu desejo de voltar ao passado.
2. “Você não está nem aí para o que eu digo”
É uma frase muito comum que usamos quando estamos com raiva. Porém, é muito ofensiva, pois menospreza o que seu cônjuge faz por você.
Aqui entra a necessidade de entender o que explica o escritor John Gray, em seu livro “Os Homens são de Marte, as Mulheres são de Vênus”: que homens e mulheres têm diferentes maneiras de se comunicar. Simplesmente não somos iguais.
Então, você pode trocar essa frase tóxica por esta: “Gostaria que prestasse atenção em mim agora. Tenho algo importante para lhe dizer”, ou “Sei que você adora ficar no celular o tempo todo se distraindo, mas eu ficaria muito grata se me ouvisse”.
3. “Está tudo acabado”
Se tiver certeza de que quer terminar seu relacionamento, é válido dizer essa frase; mas se disser por estar com raiva e por achar que isso vai mudar as coisas, você está cometendo um erro.
Fazer ameaças infundadas ao seu cônjuge quando está com raiva é uma péssima ideia. Se disser que “tudo acabou”, você deve cumprir com o que disse, caso contrário, estará apenas plantando sementes de insegurança, instabilidade e medo na relação. Isso fará com que ele pense que, a qualquer momento, você irá embora, jogando fora todos os anos que passaram juntos.
4. “Estou farto(a) de você!”
Todos nós podemos deixar nosso cônjuge desesperado. Talvez sejamos um pouco teimosos ou intensos, a ponto de ficarmos fartos. No entanto, dizer essa frase pode fazer com que o outro apresente um comportamento submisso para lhe agradar, deixando de ser quem ele é, a fim de evitar despertar raiva em você.
Inclusive, seu cônjuge pode esconder o que sente por muito tempo, e isso não fará bem a ele, pois deixará de compartilhar suas ideias, sentimentos e emoções com você para não o deixar farto.
E em casos extremos, seu cônjuge pode decidir deixar o relacionamento ou encontrar outra pessoa que o entenda e o aceite como ele é.
Portanto, você deve pensar bem antes de dizer algo assim, pois pode não haver uma reconciliação.
5. “Não acredito em você”
A confiança é a base de um bom relacionamento. Se você questionar essa confiança, tudo pode vir abaixo. Inclusive, se pensar bem, você está dizendo que ele é um mentiroso. Portanto, é melhor investigar mais o assunto e, assim, evitar mal-entendidos e confusões.
Pense o seguinte, se nunca acreditar no que seu cônjuge diz ou faz, você ficará inseguro o tempo todo, criando histórias absurdas e fantasiosas em sua mente.
Se acha que ele está mentindo, mude a frase para “Acho difícil acreditar no que você está dizendo, mas gostaria de ouvir a história novamente”. Dessa forma, você poderá identificar alguns sinais de que ele está mentindo para você observando a postura, o olhar, nervosismo etc.
6. “Por que você não é como…”
Não há justificativa para ficar comparando o cônjuge com outra pessoa. Se fizer isso, poderá gerar uma grave ferida em seu coração, difícil de cicatrizar.
Lembre-se, quem faz comparações não está satisfeito, sempre acha que está faltando algo. A pessoa pode até aceitar seu cônjuge, mas quer sempre algo mais. Inclusive, está afirmando que perdeu oportunidades no passado e que tudo o que viveram juntos foi um erro.
Sendo assim, se estiver comparando seu cônjuge, talvez seja porque você está entediado e quer sair da rotina. Neste caso, é melhor se expressar de outra maneira, assim poderá obter bons resultados sem magoá-lo.
Lembre-se, frases assim têm muito poder, ainda mais quando você as diz com raiva. Portanto, é melhor pensar melhor e aprender a controlar suas emoções, caso contrário seu relacionamento pode fracassar.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 6 frases tóxicas que nunca deberías decirle a tu pareja