6 ideias de decoração para items essenciais em festas de casamento

6 passos que lhe ajudarão na produção do evento.

Marilia de Andrade Conde Aguilar

Salão, convites, vestido, fotos, comida, decoração… São tantas coisas a definir para que o grande dia seja perfeito!

Para ajudar nos preparativos, confira as dicas de decoração que elaboramos para você:

1) Orçamento

Para que a preparação do dia tão sonhado não se transforme em um pesadelo, defina previamente o quanto poderá ser gasto. Aquele velho conceito de que a família da noiva tem que pagar a festa já há muito caiu em desuso. Atualmente, na maioria dos casos, quem paga a festa são os próprios noivos.

Se os pais da noiva ou do noivo quiserem (e puderem) contribuir, conversem para saber com quanto exatamente eles poderão ajudar.

Esse primeiro passo é muito importante porque evita a frustração de criar expectativas que estão muito além do orçamento e também minimiza o risco de se endividar (ou endividar a família) para realizar certos caprichos.

Advertisement

2) Tipo de evento

Depois de definido o quanto poderá ser gasto, é preciso definir o tipo de evento que será feito: Grande ou pequeno? De dia ou à noite? Formal ou informal? Romântico, clássico ou despojado? Na igreja, no salão ou ao ar livre?

Essas informações ajudarão a dar o tom da festa e a definir os elementos e cores que melhor se adequam ao tipo de evento pretendido. Uma festa em um salão, por exemplo, exige mais elementos do que uma ao ar livre, que já conta com a natureza como parte da decoração.

3) Flores

Uma das primeiras coisas que vêm à mente quando se pensa na decoração de um casamento são as flores. Presentes em todos os tipos de casamento, as possibilidades de decoração com flores são praticamente ilimitadas.

Para ajudá-lo a definir quais flores utilizar e como, pesquise em floriculturas para saber quais serão as flores na estação na época do ano em que você vai se casar – as flores são mais bonitas e custam mais barato quando colhidas em sua estação apropriada.

Em casamentos clássicos, grandes arranjos dispostos em centros de mesa são os mais indicados. Em casamentos mais informais, pequenos arranjos espalhados dão charme e um toque romântico ao evento.

Advertisement

4) Doces

O bolo e os doces são também importantes elementos da decoração.

Hoje existe a opção de alugar um lindo bolo decorado cenográfico, que fica muito mais barato, e encomendar um bolo de verdade, menos decorado e mais saboroso, que será servido aos convidados. Isso é comum em buffets profissionais, uma vez que aqueles lindos bolos em andares, que estão tão na moda, precisam de uma massa mais firme e seca para suportar o peso da decoração sem desmoronar.

Para os docinhos, forminhas de papel de seda, celofane ou tecido, em formato de flores, corações, caixinhas de vidro ou madeira, latinhas, cones e tubinhos… Aqui, mais uma vez, as possibilidades são ilimitadas! E a coisa não para por aí. Os confeitos também ganharam ares de sofisticação com pós dourados, prateados, contas peroladas… Visite lojas de artigos para confeitaria e divirta-se descobrindo as várias opções.

5) DIY

Elementos DIY (uma sigla para a expressão americana do it yourself= faça você mesmo) estão cada vez mais presentes nas decorações de festas de casamento. Velas artesanais, prendedores de guardanapo, cartões para indicar os lugares dos convidados, lembrancinhas… São exemplos de coisas que poderão ser feitas pelos noivos e que conferem um ar pessoal à produção – além de representar uma bela economia.

6) Desfrute

Divirta-se escolhendo o local da festa, as flores, fazendo as lembrancinhas… Enfim, desfrute cada detalhe da decoração!

Advertisement

Com a aproximação do grande dia, é normal alguns casais se desentenderem por detalhes simples, que tomam proporções exageradas com o estresse da situação.

Faça dos momentos de preparação oportunidades de estar em contato com seu futuro cônjuge, sua família e a família dele.

A família vai querer ajudar (e palpitar!). Ouçam as sugestões, aceitem pontos de vista diferentes, mas mantenham-se fiéis ao que for essencial para vocês.

Seguindo esses seis passos simples, você certamente conseguirá organizar um belo evento e ter doces recordações dessa fase especial.

Lembrou-se daquela amiga que está noiva? Compartilhe este artigo com ela e troquem informações sobre fornecedores, preços e serviços. Assim você a ajuda, e ela te ajuda também.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Marilia de Andrade Conde Aguilar

Marilia Condé Aguilar é advogada, escritora, esposa e mãe. Adora pesquisar e está sempre em busca de soluções práticas para ajudá-la a equilibrar suas responsabilidades familiares e profissionais.