6 indícios de uma crise conjugal

Uma crise conjugal apresenta sintomas múltiplos. Aqui estão os mais frequentes:

Camila Gómez

Todo mundo sabe que a vida de casal não é fácil, há altos e baixos que muitas vezes conseguem fortalecer a relação conjugal. No entanto, saber reconhecer quando está ocorrendo uma crise é fundamental para conseguir resgatar o amor que os dois juraram que iriam dar e proteger até o último dia de suas vidas.

Como identificar se meu casamento está em crise?

Se você acha que está passando por uma crise conjugal, mas não tem certeza, verifique se identifica as seguintes situações em seu casamento:

1. Vocês passaram a fazer mais atividades individuais do que em casal

Se de repente você perceber que suas atividades não estão incluindo o outro, é hora de se perguntar se vocês estão se sentindo bem juntos, como casal, ou se isso está acontecendo apenas por diferenças de gosto. 

Se for este o caso, você pode passar a optar por atividades que os dois gostem de fazer, como algum esporte ou atividade física, hobbies, atividades recreativas etc.

2. Vocês pararam de ouvir um ao outro

Chegar em casa e encontrar o seu parceiro disposto a ouvir como foi o seu dia é uma das coisas mais gratificantes da vida a dois. Mas se você perceber que não sabe que tipo de atividades o outro está fazendo, quais são os seus objetivos, sonhos, aspirações, dificuldades, metas, novos projetos, medos e outros aspectos importantes, é hora de parar e escolher com calma o momento certo em que você possa conversar com seu cônjuge regularmente, sem ser interrompido por nada nem ninguém.

Advertisement

3. Falta de carinho

Não só a nível sexual, mas na rotina diária em geral. Se de repente as carícias, os elogios, os flertes e os momentos de intimidade começaram a desaparecer, é hora de começar a fazer pequenas mudanças que o aproximem do seu marido ou mulher.

4. Vocês discutem o tempo todo

Vocês discutem por qualquer motivo? Embora as discussões e os momentos difíceis possam ajudar a fortalecer o casamento, fazer isso todos os dias e a todo momento é muito desgastante para ambos, principalmente quando acabam brigando por acontecimentos que já ficaram para o passado.

Isso, sem dúvida, torna os obstáculos que todo casal enfrenta muito mais complexos e difíceis de superar, impedindo que você avance e cresça lado a lado com seu cônjuge. Portanto, evite discussões vãs e fechem juntos os capítulos da vida que ficaram para trás e que estão impedindo que vocês desfrutem seu relacionamento agora, olhando para o futuro.

5. Há críticas constantes

Este é um claro sintoma de crise, principalmente se as críticas não forem construtivas, se ocorrerem em público e ridicularizarem a pessoa amada. Comentários dessa natureza conseguem apenas prejudicar ainda mais a comunicação, e com eles, a saúde do relacionamento fica comprometida. 

Se não tiver nada de bom para dizer ao seu marido ou mulher, é melhor fechar a boca e começar a se lembrar daquelas pequenas coisas que um dia fizeram você se render aos seus pés.

Advertisement

6. Falta de desejo

Sexo não é apenas prazer, inclui comunicação, deixando tudo para trás para se complementarem e se tornarem um. Muitas vezes, o cansaço, a rotina ou as discussões constantes fazem com que você se distancie, inclusive sexualmente, de seu cônjuge. 

Se este for o caso, é importante que vocês reservem tempo para ficarem juntos e fazerem amor. Lembrem-se de que a intimidade do casal é algo que deve ser cuidado e recriado permanentemente, para que sejam momentos da vida que fortaleçam o relacionamento.

Se você se identificou com um ou mais dos sintomas listados aqui, é importante reconhecer que seu casamento está passando por uma crise. Mas não se preocupe, há como sair dessa!

O primeiro passo é eliminarem as queixas e pararem de se culpar um ao outro, para que, juntos, possam buscar soluções e orientações. Inclusive, seria muito válido considerem fazer terapia de casal. Isso permitirá que vocês avaliem se estão dispostos a continuar lutando por seu amor ou se é melhor dar um tempo para pensarem claramente sobre quais são as prioridades de ambos.

Lembrem-se sempre de esgotar todas as possibilidade para chegar a um bom porto, para que amanhã vocês não se arrependam por não terem tentado o suficiente.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original ¿Están atravesando por una crisis de pareja?

Toma un momento para compartir ...

Camila Gómez

Camila gosta de ler, escrever, pintar, escutar música, aprender idiomas. Ela fala inglês e faz aulas a 3 anos, falta 1 ano para ela receber certificação internacional. Ela gosta de conhecer pessoas novas.