6 maneiras de ajudar seus filhos a combater a tristeza
Conheça algumas estratégias para ajudar seus filhos a combater a tristeza.
Adriana Acosta Bujan
As emoções são parte de nossa essência que nos identificam como seres humanos, só nós podemos ser capazes de reconhecê-las, comunicá-las e expressá-las perante diversas situações que experimentamos na vida.
Tanto a alegria, a tristeza, o medo ou a raiva, são algumas das emoções que temos sentido, quando nosso cérebro gera reações para expressar nossos sentimentos e pensamentos; dessa forma, as pessoas à nossa volta podem conhecer os nossos sentimentos e assim nos dar o apoio de que precisamos.
Agora, como você sabe, há emoções positivas e negativas, todas elas nos permitem expressar nosso bem-estar ou desconforto, dependendo do que sentimos. Por exemplo: quando estamos prestes a fazer um exame, é normal experimentar nervosismo.
Reconhecer e identificar as emoções é fundamental para a vida de qualquer pessoa, mais ainda para os nossos filhos, já que, quando pequenos, devem aprender a reconhecê-las e expressá-las da melhor maneira possível, caso contrário será difícil para eles aprenderem a controlá-las.
Tristeza, uma emoção para combater em nossos filhos
Quando nossos filhos são pequenos, começam a experimentar as emoções, porém, por sua imaturidade, não sabem como lidar com elas, nem sabem como controlá-las. A tristeza desempenha um papel fundamental para o seu desenvolvimento, e ao não saber controlá-la, pode ser que esse sentimento se converta em algo ruim e trágico.
É por isso que devemos ensinar os filhos a gerir a tristeza, mas como saber quando eles estão tristes?
Para responder à pergunta, o ideal será observá-los. Por exemplo, existem alguns sinais associados à tristeza como: baixo rendimento escolar, choros frequentes, perda de interesse em fazer as coisas que gostam, fadiga, isolamento, distúrbios do sono; por isso será conveniente destacar e elogiar seus pontos fortes e habilidades, relembrando-os a cada instante de quão inteligentes eles são e todas suas qualidades, assim, pouco a pouco sentirão mais confiança em si mesmos e sua tristeza desaparecerá.
Se observar esses sinais, será conveniente ajudá-los a combater sua tristeza com as seguintes recomendações:
1. Não reprimir a emoção
Pergunte aos seus filhos o que sentem quando as coisas não saem como esperavam, o que sentem depois de chorar por um momento. Assim, seus filhos poderão reconhecer a emoção da tristeza e aprenderão que, quando a sentem, é devido à consequência de alguma ação ou derivada de uma situação que lhes tenha causado medo ou desconforto.
Deixe que chorem se quiserem, sem reprimir o que sentem, porém, depois de um tempo considerável, deve orientá-los a que, juntos, possam encontrar alguma solução àquela situação que lhes gera tristeza. Para que seus filhos saibam que existem soluções e alternativas, que parem de chorar e se sintam melhor.
2. Ouvir com atenção
Muitas vezes, os pais não sabem ouvir os filhos, nós só os escutamos sem darmos a importância suficiente ao que nos comunicam. Se prestar atenção aos seus filhos, poderá compreender a raiz do problema que lhes causa tristeza e, assim, erradicá-lo.
Talvez seus filhos se sintam tristes quando ficam sozinhos em seu quarto, e a maneira em que pode ajudá-los é aplicando algumas estratégias como escutar música relaxante com eles, ler-lhes um conto antes de dormir, entre outras.
3. Muito afeto e amor
As crianças precisam de muito amor e afeto dos seus pais para se sentirem seguras, confiantes e amadas. O amor que recebem dia após dia as ajuda a formar a sua autoestima e confiança, bem como a formar a sua própria identidade e personalidade.
Assim, a chave para ajudar nossos filhos a combater o medo é dar-lhes constantes demonstrações de amor, podem ser palavras carinhosas, abraços, beijos e carícias. Tudo para que se sintam felizes e protegidos.
4. Elogiar as suas forças e capacidades
Às vezes as crianças ficam tristes porque as coisas não dão certo, apesar de seus esforços. Por isso será conveniente destacar e elogiar suas forças e habilidades, relembrando-os a cada instante de quão inteligentes são e de todas suas qualidades, assim, pouco a pouco sentirão mais confiança em si mesmos e sua tristeza desaparecerá.
5. Objetos que ajudam
Algumas crianças têm seus brinquedos favoritos, aqueles que não soltam para nada. Uma das estratégias que se pode implementar é dar-lhes uma boneca ou bicho de pelúcia para ajudá-las a sentirem-se seguras e confiantes. Diga-lhes que podem falar com o seu brinquedo, porque ele tem o poder de tirar os medos e as tristezas.
6. Esportes
Outra maneira de ajudar seus filhos a combater a tristeza é através do exercício diário. Como você sabe, o exercício ajuda o organismo a se sentir melhor, porque o cérebro libera um hormônio chamado dopamina que produz a sensação de prazer e felicidade.
Agora que já sabe, pode aplicar esses conselhos diariamente, mas se não conseguir ver uma mudança positiva em seus filhos, então será conveniente levá-lo a um especialista, talvez sua tristeza se deva a algum problema mais profundo, para o qual precise de ajuda.
Lembre-se de sempre de dar muito amor, ouça os seus filhos com atenção, lembre-os das coisas boas que fazem, para que se sintam protegidos, seguros e amados.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 6 formas de ayudar a tus hijos a combatir la tristeza