6 maneiras de lidar com uma esposa que precisa desabafar
O marido inteligente sabe o que é bom para ele - engolir o "eu te avisei", ouvir, confortar... E já mencionamos ouvir?
Katie Nielsen
Quando as mulheres precisam desabafar – e algumas o fazem muitas vezes – existem algumas orientações muito específicas que todos os homens devem seguir, se eles não quiserem uma dor de cabeça no processo.
Não importa se a mulher está desabafando sobre trabalho, filhos ou sua irmã. Estas regras devem sempre aplicar – e vão funcionar para filhas, irmãs, mães e sogras também. Assim, se houver alguma mulher em sua vida, este conselho é para você.
1. Seja um bom ouvinte
A primeira coisa a fazer é deixar de lado todas e quaisquer distrações. Coloque o seu telefone longe, desligue a TV e a música de modo que você não tenha outros sons competindo por sua atenção. Sua esposa pode não mencionar no momento, mas ela vai perceber se você se concentrar completamente nela. Aqui estão algumas outras dicas para ser um bom ouvinte:
Mantenha seus olhos sobre ela. Não os desvie para o seu relógio ou o relógio na parede.
Acene com a cabeça, ocasionalmente, mas não constantemente, ou ela vai pensar que você não está prestando atenção e apenas balançando a cabeça para ela pensar que você está ouvindo.
Quando ela faz uma pausa para respirar ou se distrai, diga prontamente: “Então o que você estava dizendo é…” e parafraseie o que ela acabou de dizer. É a prova definitiva de que você está ouvindo.
Se você tiver que sair da sala, não basta gritar: “Pode falar que eu estou ouvindo!” enquanto some de seu campo de visão. Peça a ela para ir com você ou pausar sua história para que você não perca nada.
2. Não tente consertar nada
Parte de ser um bom ouvinte está em manter suas próprias opiniões e conselhos para você mesmo, pelo menos por enquanto. Por exemplo, se sua esposa está se queixando de um conflito com um membro da família e a solução parece óbvia para você, não comece imediatamente a explicar-lhe como corrigir o problema.
O importante no desabafo é que sua esposa só quer ser ouvida. Ela já deve saber como corrigir o problema dela e só precisa se coordenar. Ao dizer a ela o que fazer, você rouba dela um processo que a ajuda a trabalhar sua raiva. E ainda por cima ela pode discordar completamente com a sua sugestão (que você pode ter sugerido cedo demais, antes de ouvir o verdadeiro cerne da questão), e você vai acabar sendo o alvo da raiva dela. A menos que ela lhe peça conselhos, mantenha a calma.
3. Guarde o “eu te avisei” para mais tarde
Talvez você tenha advertido sua esposa com antecedência sobre seu dilema atual. Talvez você pense que seu erro era tão óbvio e evitável, que você está louco para dizer: “Mas, por que você fez dessa maneira?”
Em meio ao desabafo não é o momento para criticar uma mulher. Se o fizer, o resultado pode ser explosivo. No entanto, quando sua esposa já estiver mais tranquila, sinta-se livre para oferecer-lhe algumas sugestões amigáveis sobre o que ela poderia fazer em uma nova situação. Guarde o “eu te avisei” para mais tarde.
… Pensando bem, nunca lhe diga, “eu te avisei”.
Leia 10 coisas que ninguém nunca lhe contou sobre ser casada.
4. Ofereça toque físico, mas não force
Algumas mulheres realmente precisam ser abraçadas em tempos de aflição. Sua mulher pode se sentir magoada ou vulnerável, talvez até com medo e precise saber que você a apoia. Se sua esposa é aquela cuja linguagem do amor é o toque físico, segure sua mão, coloque o seu braço ao redor dela ou dê-lhe um abraço.
Se, por outro lado, sua esposa não gosta de ser tocada quando está com raiva, não tente fazê-lo, só porque você acha que ela precisa. Mais provavelmente, ela vai se lançar como um tigre encurralado, e você vai ser o único em seu caminho. Em vez disso, apenas fique perto dela e continue sendo um bom ouvinte.
5. Lembre-se, não é com você
A experiência que a sua mulher está relatando pode soar estranhamente como algo que aconteceu com você ou seu amigo ou colega de trabalho, mas agora não é o momento para contar sua própria história – não importa o quanto você acha que seria educativo contar. Ainda que sua história seja totalmente aplicável à situação. Você não deve compartilhá-la. No momento em que a sua mulher se permite desabafar pode ser a única chance no dia dela falar sobre si mesma. Não prejudique o momento.
6. Deixe que ela tenha algum tempo sozinha
É difícil ir do desabafo a uma conversa normal, por isso não se surpreenda se sua esposa precisar de alguns minutos para se acalmar depois que ela explicou um problema para você. Cuide das crianças se vocês tiverem alguma. Deixe sua esposa sair para uma caminhada, uma volta de carro ou simplesmente ir para o quarto e gritar em um travesseiro. Ela vai voltar uma mulher muito mais feliz e aliviada por ter conseguido pôr todo o estresse e preocupação para fora de seu peito.
5 coisas simples que você pode fazer hoje para ajudar sua esposa a se sentir mais amada
_Traduzido e adaptado por Stael F. Pedrosa Metzger do original 6 ways to deal with a wife who needs to vent.