6 maneiras pelas quais o Taekwondo abençoou a vida do meu filho
O Taekwondo proporciona múltiplos benefícios a quem o pratica. Convido vocês a conhecerem alguns deles.
Camila Gómez
Quando meu filho completou quatro anos, o tédio começou a fazer parte de sua rotina. Eu havia começado a trabalhar em tempo integral e não estava conseguindo planejar as várias atividades que costumávamos fazer juntos, no verão. Foi então – enquanto procurava por todo o lado – que fiquei sabendo de um programa desportivo para crianças que estava em alta na minha cidade.
Li a lista inúmeras vezes: tênis, escalada, futebol, patinação, caratê e taekwondo. Minha mente disse automaticamente “taekwondo?”. Não é um esporte muito conhecido, mas comentei com meu marido e me pareceu uma boa ideia levar Santiago para assistir a uma aula para que ele decidisse se queria experimentar.
Depois de uma semana, o tímido garotinho entrou e deu de cara com um treinador faixa-preta de mais de 1,80m, que gentilmente o viu, abaixou-se para ficar à sua altura (1,10m) e o convidou a participar. Com 30 minutos de aula, Santiago se apaixonou por esse esporte.
Aos poucos, fomos nos inteirando dessa arte marcial e descobrimos benefícios realmente incríveis para ele, tais como:
1. Autodisciplina
As artes marciais se caracterizam por serem ordeiras. Todos se exercitam juntos, então, se alguém se movimentar mais do que o necessário, desconcentra todo o grupo. Isso fortaleceu muito o autocontrole do meu pequeno. Ficar “quieto”, saber respeitar seu espaço, ouvir com atenção, são apenas algumas das coisas que, em menos de um ano, eu o vi aprender sem dificuldade.
Leia: 10 vantagens de incentivar os filhos à prática de esportes
2. Promoção do respeito
Não importa se você ganha ou perde um luta, sempre prevalecem a camaradagem e o respeito pelo adversário.
3. Aprender a ganhar e a perder de maneira respeitosa
Todos, sem exceção, ao final de uma luta, apertam as mãos e encorajam quem perdeu a ganhar na próxima vez. Frases como: “Da próxima vez será melhor”, “Você foi muito bem”, “Seus chutes melhoraram” são comuns no final de cada luta.
Leia: 5 dicas realistas para ter filhos mais independentes
4. Melhora na saúde e aparência física
Quase sem perceber, o exercício tem mostrado grandes mudanças em seu corpo. O sobrepeso não é mais um problema e uma vida saudável começou a tomar conta de nossa casa.
5. Fortalecimento da autoestima
O esporte faz com que ele tenha maior confiança em si mesmo. Ele dificilmente ganha com chutes e socos se não achar que vai ser melhor do que foi antes. É por isso que o autoconceito se aprimora, ele sabe que poderá se defender em uma situação de perigo.
6. Melhor rendimento escolar
Já mencionei a autodisciplina, que também requer concentração. Por esse motivo – e como uma consequência que nem sequer imaginávamos – seu desempenho escolar melhorou significativamente. Agora, ele consegue ouvir a professora por mais tempo e realizar as atividades da melhor maneira, em vez de ficar frustrado quando elas não dão certo.
Leia também: Desastrados e desajeitados: Como incentivar os “sem talento”
Estes são apenas alguns dos muitos benefícios que encontramos na prática do Taekwondo. Sem dúvida, com o passar do tempo poderemos encontrar muitos mais. Mas se pedirem a minha opinião, não mudaria por nada a expressão de satisfação do meu pequeno no final de um treino com bons resultados, rodeado de amigos e caminhando com autoconfiança.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 6 maneras en que el Taekwondo ha bendecido la vida de mi hijo