6 mentiras que podem fraturar uma relação

Estas mentiras destroem a confiança no casamento. Conheça-as e deixe de conta-las!

Adriana Acosta Bujan

Desde pequenos, fomos ensinados a não dizer mentiras, porque é algo mau e que pode prejudicar aqueles que estão ao nosso redor; inclusive sabemos que sempre se descobrirá a verdade, cedo ou tarde. Muito embora todos tenhamos conhecimento de que as mentiras não levam a nada bom, as pessoas costumam dizê-las; talvez para ficar bem, para obter o que se deseja, para não perder certos direitos, para não ofender ou sofrer com a verdade.

Aprender a mentir vem desde a infância, seguindo o exemplo de nossos pais. Também se mente quando a autoestima se vê ameaçada, quando existe uma grande insegurança e desconfiança em nós mesmos, inclusive por medo de ser rechaçados, castigados ou repreendidos. Muitas vezes, mente-se piedosamente, pensando que não se faz mal a ninguém, mas ao longo do tempo acaba por ser um problema.

Todas as mentiras, quer sejam piedosas ou não, trazem consigo consequências, principalmente quando são ditas dentro de uma relação amorosa. As mentiras no casamento são as que mais magoam e são difíceis de esquecer, simplesmente porque a confiança é prejudicada. Muitas dessas mentiras podem destruir sonhos e deixar feridas permanentes na alma.

A verdade oculta

Quando decidimos nos casar e nos comprometer com nosso cônjuge, o que se deseja é que sempre permaneça a confiança e que não existam mentiras. Mas, embora conscientes da importância da sinceridade na relação, as mentiras são bastante frequentes. O problema é que quando elas aparecem, a relação pode inevitavelmente oscilar, pouco ou muito, dependendo da gravidade das mentiras.

Há mentiras que matam o amor e que são difíceis de curar, como por exemplo:

Advertisement

1 Um falso “eu te amo”

Normalmente, as pessoas que são infiéis costumam dizer aos seus parceiros que os amam profundamente, mas, por outro lado, estão enganando; e não só o seu parceiro, também enganam o amante e a si próprios.

Um falso te amo, um beijo sem ilusão, uma carícia sem intenção, danifica a relação. Por que mentir? Talvez por não querer perder o amor do cônjuge, por não serem corajosos ou por insegurança. Ainda que o parceiro minta, essa mentira virá à luz, e não só porque alguém o diz, mas porque o infiel vai deixando sinais que pouco a pouco o denunciam.

2 “Eu te prometo”

Estamos acostumados a prometer coisas que talvez nunca consigamos cumprir. Prometemos porque desejamos que o cônjuge se sinta tranquilo e feliz nesses momentos, mas na realidade essas promessas nunca chegarão a materializar-se.

Quando a pessoa acredita fervorosamente no que lhe diz seu par, então viverá em um conto de fadas, iludida ao esperar algo que tanto deseja sua alma; deixar o ser amado esperançoso e vivendo uma fantasia por um tempo prolongado prejudicará sua integridade; portanto, é uma mentira difícil de curar.

3 “Eu vou mudar”

As pessoas não mudam da noite para o dia; estamos tão enraizados em nossas crenças, hábitos e costumes, que é difícil deixá-los de lado para fazer feliz o ser amado.

Advertisement

A verdadeira mudança vem de dentro, quando você decide modificar certos comportamentos, atitudes ou ações que lhe prejudicam; por mais que seu parceiro insista em que você deve mudar para ter uma boa convivência, se você mentir ao dizer que mudará, a única coisa que vai conseguir é fazê-lo ficar desapontado e, pouco a pouco, a confiança que tinha em você desaparecerá.

4 “Está tudo bem”

Por mais que o cônjuge se esforce por esconder que as coisas andam mal e seja positivo ante a adversidade, é inevitável não se dar conta da realidade. Por que dizer que tudo está bem quando não está? Essa mentira pode deixar-lhe sem forças para lutar, porque estará sozinho, sem a ajuda do seu cônjuge.

Lembre-se de que são uma equipe que caminha para o mesmo objetivo e sonho, não deixe seu amado fora do jogo, Coloque-o e ambos no campo de batalha para sair vitoriosos.

5 “Eu me sinto cansado(a) para ter intimidade”

Pode ser que algumas vezes possa sentir-se cansado e não deseje ter intimidade com seu parceiro, ao final somos todos humanos e necessitamos ter um descanso reparador depois de tanto alvoroço. No entanto, quando o parceiro mente e diz estar cansado só para não ter intimidade, é algo que pode fraturar a relação.

Existem muitas ideias em torno dessa mentira, não só se pensa no cansaço como tal, mas começam a surgir as inseguranças, os temores e as ideias errôneas sobre si mesmo; inclusive a autoestima se vê danificada gravemente.

Advertisement

6 “Sacrifiquei tanto por você”

Ninguém pode dizer que se sacrificou por você, já que os sacrifícios nem sempre demonstram um verdadeiro amor. Quando alguém decide sacrificar-se, ele o faz de maneira consciente e sem ser obrigado a nada. Não deixe que o seu parceiro reclame da sua má sorte, tornando você responsável por qualquer sacrifício que ele fez pelo seu bem-estar. Recorde que a relação de casal não se trata de sacrificar-se, mas de dar sem esperar receber nada em troca; isso é amor.

Todas as mentiras são descobertas cedo ou tarde, por isso é que deverá deixar de mentir ao seu parceiro, será melhor comunicar-se com ele sem ter medos ou inseguranças que possam romper a relação. Apoie-se em seu ser amado e mantenha limpa a confiança que existe entre vocês.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 6 mentiras que pueden fracturar una relación

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.