6 mitos sobre gatos em que você deve parar de acreditar

Muitas pessoas se recusam a ter gatos por conta de certas crendices. Em quais destes mitos você acredita?

Adriana Acosta Bujan

Desde que me conheço por gente, sempre tive gatos. Para mim, são animais fantásticos, misteriosos e afetuosos. Pelo seu jeito peculiar de ronronar, pelo formato e cor dos olhos e pela pelagem macia que os caracteriza, eles conquistaram meu coração.

Porém, tempo atrás, precisei doar o gato que tinha na época, pois havia engravidado e meu marido me disse que o pelo e as fezes iriam causar doenças tanto em mim quanto no futuro bebê. Sem objeção, aceitei sua decisão; mas quando meu filho tinha dois anos, adotei outro.

Hoje, tenho quatro gatas lindas, todas castradas e adultas. Quando decidi adotar um cachorro vira-lata pela primeira vez na vida, pensei que ia causar confusão em casa, pois acreditava que cães e gatos não se davam bem.

Felizmente, não foi isso que aconteceu. Às vezes eles correm uns atrás dos outros, mas aprenderam a viver juntos.

Em quais destes mitos você acredita?

Se eu não tivesse acreditado naquilo que me foi dito, jamais teria dado meu gato favorito quando engravidei. Por isso, se você é amante desses maravilhosos bichinhos, cuide para não cair nesses mitos:

Advertisement

1. Os gatos têm 7 vidas

Dizer que os gatos têm sete (ou nove) vidas é mito. Isso é dito de forma simbólica, pois eles, devido à grande agilidade e velocidade que os caracterizam, às vezes saem ilesos de situações perigosas, até mesmo da morte.

Está provado que os gatos podem saltar até dez vezes o seu tamanho, já que têm pernas fortes, por isso é menos provável que se machuquem ao saltar.

Outra crença vem da cultura esotérica, já que o 7 é considerado um número mágico ou da sorte. Os gatos receberam esse número é porque eles têm mais habilidade para sobreviver e escapar do perigo do que qualquer outro animal.

Apesar de esse mito ser falso, confesso que salvei a vida de um dos meus gatos quando foi envenenado pelos vizinhos. Talvez ele tenha tido muita sorte!

2. Leite de vaca faz bem para os gatos

A associação Hill’s Pet  afirma que alimentar os gatos com leite é um erro, pois a maioria dos gatos é intolerante à lactose. Portanto, dar-lhes leite pode causar sérios problemas de saúde (desconforto digestivo e estomacal).

Advertisement

Eles afirmam inclusive que o leite faz os felinos engordarem. Por isso, a quantidade de alimentos sólidos deve ser ajustada para compensar as calorias do leite e, assim, evitar a obesidade.

Talvez você possa dar um pouco de leite aos seus gatos quando são pequenos; mas quando forem adultos, é aconselhável eliminar a lactose da sua dieta para evitar as consequências.

3. Gato preto dá azar

Hoje, devido à famosa tradição do Halloween, os gatos pretos são associados a animais malvados e que dão azar para quem os tem ou se depara com um.

Nem é preciso afirmar que isso é completamente falso.  Mas, há muitos anos, a crença popular encarregava-se de discriminar esses animais, associando-os a bruxas. A lenda diz que essas mulheres se transformaram em gatas para conseguirem sair sem que ninguém as reconhecesse e, assim, salvarem suas vidas. Isso porque, naquela época, quem praticava feitiçaria era condenado à morte.

O mais curioso é que em outras culturas, os gatos pretos são sinônimo de boa sorte, como na Escócia e no Japão.

Advertisement

4. Mulheres grávidas não devem ter gatos

Também é mito. Antes de tirar seu gatinho de casa, você deve saber que a toxoplasmose é uma doença que ocorre como resultado de uma infecção pelo parasita Toxoplasma gondii, que geralmente é contraída pela ingestão de carne mal cozida contaminada ou pela exposição a fezes de gatos infectados.

Esse parasita pode ser perigoso, mas estima-se que apenas 2% dos gatos estejam contaminados. Por isso é recomendável usar luvas para limpar a caixa de areia e não deixar as fezes por mais de 24 horas. Para evitar consequências, você pode delegar essa responsabilidade a outra pessoa.

Dizem também que o pelo pode causar alergias em gestantes. Esse é outro mito, pois o fato de estar grávida não vai torná-la alérgica a pelos.

5. Os gatos são traiçoeiros

Talvez essa crença tenha crescido porque os gatos costumam sair à noite e não são tão caseiros quanto gostaríamos, ou pelo seu miado peculiar que costuma nos assustar quando não sabemos se estão de bom humor ou bravos, prestes a nos atacar.

É falso. Ao procurarmos saber mais sobre a comunicação felina, veremos que eles emitem um ronronar suave quando estão calmos, e quando estão chateados, miam continua e rapidamente. Mas isso não significa que eles vão atacar você, a menos que os esteja provocando.

Advertisement

A maioria dos gatos são muito carinhosos, tendem a criar vínculo com seus donos e são muito melosos, adoram deitar no peito dos donos para serem acariciados.

6. Cães e gatos são inimigos

É mito. Cães e gatos podem viver juntos e serem grandes amigos. Essa crença se deve ao fato de que são de espécies diferentes e, naturalmente, têm diferenças. 

Por exemplo, gatos fogem de ameaças que sejam maiores que eles, e os cães matam presas menores que eles. Assim sendo, você verá seus cães perseguirem seus gatos por instinto, mas isso não significa que eles se odeiam.

Agora que você já sabe mais sobre o comportamento felino, deixe as falsas crenças de lado e dedique-se a amar os gatos. Eles são animais fantásticos e amorosos. Não perca a oportunidade de adotar um, eles vão encher sua casa de alegria.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original 6 mitos sobre los gatos que deberías dejar de creer

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.