6 passos para amar um cônjuge que você realmente não gosta
Será que às vezes é difícil amar seu cônjuge todos os dias? Este artigo lhe ajudará a aumentar a apreciação por ele.
Lindsey Bell
Este artigo foi publicado originalmente no Faith and Family e republicado aqui com permissão, traduzido e adaptado por Stael F.Pedrosa Metzger.
Tenho que ser honesta com você. Alguns dias, eu não gosto do meu marido, e eu garanto que ele sente o mesmo por mim. Estamos casados há quase oito anos. Embora muitos destes foram anos agradáveis, alguns foram – como eu poderia dizer – menos perfeitos.
A culpa é de Hollywood ou dos livros românticos, talvez dos contos de fadas, como Cinderela, mas qualquer que seja o motivo, o fato é que achamos que a felicidade conjugal é imediata após o dia do casamento. “E eles viveram felizes para sempre” é uma frase que esperamos tornar-se verdade em nossas vidas. Esperamos que os problemas sejam poucos e só aconteçam de vez em quando. E que o romance permaneça para sempre após o “sim.”
A maioria dos casamentos fracassa, creio eu, porque nunca aprendemos a deixar de lado tais expectativas. Supomos que alguém vá atendê-las, que alguém será o depositário fiel das nossas esperanças e fará por nós aquilo que nossos cônjuges não podem. É aqui que mora o problema. Ninguém tem um casamento perfeito. Comédias românticas, livros e contos de fadas são apenas isso – contos de fadas. Eles não são a realidade.
A realidade é esta: o casamento é um trabalho árduo. Nem sempre é divertido. As brigas às vezes incendeiam-se diariamente e o romance raramente ultrapassa a lua de mel. Alguns dias, você não vai gostar do seu cônjuge. Pura e simplesmente.
O Dia dos Namorados logo chegará. Apesar de que seria fácil escrever um artigo sobre como o amor é maravilhoso, eu sei que muitas pessoas se sentem presas em um casamento sem amor. O Dia dos Namorados não é apenas para aqueles que sentem amor por seu cônjuge. É também para aqueles que se comprometeram a amá-los, mesmo nos dias em que realmente não gosta deles. Se este é seu caso hoje, aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo a amar o seu cônjuge mesmo se você realmente não gosta dele/dela:
1. Pense sobre o que o levou a apaixonar-se por seu cônjuge em primeiro lugar
Melhor mesmo listar os motivos.
2. Livre-se de suas expectativas
As expectativas são o veneno para um casamento. Ame o seu cônjuge por quem ele é, não por quem você espera que ele seja.
3. Esqueça o sentimento de estar apaixonado
Em vez disso, opte por amar o seu cônjuge independentemente de como você se sente.
4. Todos os dias desta semana faça algo de bom para ele/ela
Mesmo se você realmente não sentir vontade.
5. Pare de encher sua mente com imagens irreais de casamento
Escolha o seu entretenimento com sabedoria. Se você estiver lendo um livro ou vendo um programa de TV que faz você criar expectativas por algo (ou alguém) diferente, deixe de lado e siga em frente.
6. Ore por seu cônjuge diariamente
Peça ao Senhor para restaurar-lhe os sentimentos de amor que você já teve um dia. Pode não acontecer imediatamente, mas se você fizer essas coisas regularmente, isso vai acontecer com o tempo.