6 projetos de família para servir alguém no Natal
Quando o sentimento de amor envolve os corações das pessoas, aprende-se o que significa “dar de si”.
Beth Proenca Bonilha
O Natal é uma época mágica, quando o espirito de harmonia e união está latente em tudo e em todos, incluindo a decoração, músicas, mensagens, as famílias se preparando para se reunir, demonstrar o amor e superar as dificuldades e diferenças que por ventura tiveram durante o decorrer do ano. É o momento em que muitas reconciliações acontecem. O perdão é o presente mais precioso que alguém pode dar ou receber.
Porém muitas pessoas não têm as mesmas oportunidades, por morar sozinho, em locais de grande violência e pobreza, por ser idoso ou morar em um asilo, crianças que moram em abrigos ou mesmo que tenham família, mas estejam sendo negligenciadas ou violentadas.
Existe muita tristeza no mundo durante todo o ano e para muitos a época do Natal não é diferente.
Sabemos que o verdadeiro significado do Natal é compartilhar o amor, compaixão, misericórdia, paz, felicidade e esperança. Todos os seres humanos têm o direito de sentir-se bem, principalmente nesta época em que se comemora o nascimento de Jesus Cristo, a maior demonstração de todas as qualidades que falamos. Pois Deus nos deu Seu Filho por amor a todos e Jesus deu a Sua vida para nos salvar.
Na época do Natal deveríamos pensar mais a respeito desse ato de “dar de si” ao invés de esperar que nos seja dado.
É um princípio que se aprende no seio da família, desde pequenino com duas das melhores aplicações de didática que existe: exemplo e ação.
Sugestões de ação familiar no Natal
O princípio básico deve ser doar tempo e talento, com atenção e comprometimento na elaboração de um plano de ação para um Natal especial, com o objetivo específico de atender determinada família, pessoa ou grupo de pessoas. Ações como:
-
Preparar cestas com produtos natalinos e doar aos menos afortunados.
-
Promover campanhas de arrecadação e/ou confecção de brinquedos e roupas.
-
Promover visitas a asilos e abrigos de crianças durante todo o mês de dezembro doando tempo e talento como música, ensinar a pintar, arrumar cabelo ou simplesmente conversar e brincar.
Advertisement -
A família pode escolher uma ou duas famílias ou pessoas e cuidar para que possam sentir o espírito de Natal, participando da ceia em seu lar e com sua família.
-
Fazer doces em compota, biscoitos natalinos, panetones, cartões com mensagens de esperança e gratidão pelo amor de Deus e de Jesus para ser distribuído pela vizinhança, mesmo que não seja para as famílias necessitadas materialmente
-
Compartilhar o amor não deve ter fronteiras, mas ser passado com o único propósito de seguir o exemplo de nosso Salvador. Existem pessoas que tem o material, mas lhes falta o espiritual.
O que a família aprenderá
Seja qual for a ação, se ofertada com amor verdadeiro promoverá uma experiência incrível tanto para quem está doando como para quem está recebendo.
Quando o sentimento de amor envolve os corações das pessoas aprende-se o que significa “dar de si”. Seja o “dar” material ou o “dar” espiritual, não importa qual seja a ação, é preciso ter significado tanto para você como para quem recebe. Ensinará a sua família como ser caridosa e como não ser gananciosa e fútil.
Estabeleçam um lema para a ação de família, como Santo Agostinho quando declarou: “Aquele que tem caridade no coração tem sempre qualquer coisa para dar”, ou como Madre Tereza ao dizer “Não sou nada; sou apenas um instrumento, um pequeno lápis nas mãos do Senhor, com o qual Ele escreve aquilo que deseja. Por mais imperfeita que eu seja, Ele escreve magnificamente”.