6 promessas que um casal deve sempre cumprir
Conheça as promessas que um casal bem-sucedidos faz um ao outro e aplique-os em seu relacionamento!
Adriana Acosta Bujan
Quando chega o grande momento esperado por alguns casais – o casamento – é comum que sejam feitas promessas de amor para fortalecer a relação. Muitas dessas promessas estão gradualmente sendo deixadas para trás, pelo simples fato de que a vida de casal vai se transformando.
Com o passar do tempo, o casal vai cumprindo metas de curto prazo, tanto materiais quanto emocionais, possivelmente também celebrarão o nascimento dos filhos. Por esse e muitos outros motivos, as promessas feitas no dia do casamento caem no esquecimento.
Porém, como você sabe, é muito importante cumprir promessas para fortalecer a confiança no relacionamento. Quando não são cumpridas, vêm a decepção, a frustração, a amargura e a infelicidade.
Os dois terão que se esforçar muito para cumprir essas promessas desde o início. Caso contrário, é possível que o relacionamento tenha muitos conflitos.
Pois bem, quais promessas devem perdurar em um casamento? Como cumpri-las apesar das adversidades? E como fazer o amor durar para sempre?
Todas essas perguntas têm apenas uma resposta: comprometimento. Ou seja, comprometa-se cem por cento com seu parceiro para que o amor permaneça sólido e forte.
Promessas de amor
O ideal é que essas promessas não fiquem apenas em palavras que podem ser levadas pelo vento, mas permaneçam gravadas no coração como um objetivo de vida. Quais são essas promessas? Aqui estão algumas delas:
1. “Vou amar você para sempre”
Essa promessa não se refere apenas ao amor sentido pelo cônjuge, mas também implica um compromisso que inclui respeito, fidelidade, empatia e humildade. Para amar uma pessoa para sempre, é preciso aceitá-la com todos os seus defeitos e imperfeições, sem tentar mudá-la.
É parar de procurar o par perfeito, porque ele não existe. O verdadeiro amor consiste em aceitar e respeitar a maneira como o marido ou mulher pensa, como age, seus costumes etc., colocando em uma balança imaginária tudo de bom que isso representa para você.
2. “Vou sempre acreditar em você”
Não há razão para duvidar um do outro quando o casal realmente se ama. Por mais dúvidas que haja, elas podem ser esclarecidas com uma boa conversa. Deve-se inclusive parar de fazer suposições e de dar atenção a histórias que são apenas frutos da imaginação.
O cônjuge que realmente mantém essa promessa não questiona o que o parceiro diz, mas acredita cegamente, a não ser que suas ações ou comportamento sejam contraditórios. Sua palavra será como lei, sem julgá-la.
3. “Não vou restringir sua liberdade”
Dar liberdade ao marido ou à mulher não tem nada a ver com dar liberdade para trair. Pelo contrário, é dar o espaço de que precisa para se desenvolver em qualquer aspecto da vida. Lembre-se de que a pessoa é individual, independente, ou seja, precisa de espaço para se fortalecer.
Nessa promessa não há espaço para ciúme, medos e insegurança, é apenas confiar plenamente na pessoa amada e deixá-la agir como um indivíduo capaz de cuidar de si mesmo, inteligente e responsável por suas ações.
4. “Estarei lá para lhe apoiar”
Um casal demanda apoio em todos os aspectos da vida, seja na tristeza, na preocupação, nas dúvidas, nos medos, nas inseguranças ou nas doenças. Ou seja, nos momentos que atravessam duras adversidades, essas que os deixam sem forças, ou temerosos em relação ao futuro.
É apoiar-se e aventurar-se no desconhecido, ir juntos aonde quer que seja,
enfrentando juntos as consequências das más decisões, sem julgar nem culpar ninguém.
5. “Vou evitar que o amor acabe”
Muitos casais que estão casados há anos sabem que a monotonia e a rotina são dois grandes inimigos do amor. Quando você para de procurar o cônjuge, de fazer pequenos mimos, de comemorar alguma data importante; quando você só vive por viver, sem ter aquela fagulha ou energia para reconquistá-lo, o relacionamento simplesmente chega ao fim.
Cumprir essa promessa é apenas ficar atento ao cônjuge, antecipar-se às suas necessidades, fazê-lo rir e esquecer as suas preocupações; é regressar ao romantismo , dar-lhe presentes inesperados, entre outras coisas.
6. “Juntos, seremos uma só alma”
É a promessa de empatia, como se seu parceiro fosse uma extensão de você. Ou seja, sofrer, rir, lutar, vencer, sempre unidos. Não há competição, não há culpados, não existe um reinado (por assim dizer); ambos buscam as mesmas metas, sonhos e objetivos.
Juntos na intimidade, onde os dois se tornam uma só alma, essa é a promessa que fará com que seu relacionamento seja bem-sucedido, fortalecido e duradouro.
Cumprir promessas não é questão de apenas alguns dias, mas de anos juntos, é saber dar a volta por cima de qualquer problema, amar-se incondicionalmente e se aceitar como são; isso é amor verdadeiro.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 6 promesas que una pareja siempre debería cumprir