6 provas de que famílias que oram juntas permanecem juntas

Quer ter alegria e paz em seu lar, acabar com as brigas e criar ensinamentos que fortaleçam seus filhos? Leia estas razões para iniciar uma tradição familiar forte.

Cibele Carvalho

Como pais surgem inúmeras perguntas a respeito do que precisamos ensinar como prioridade para nossos filhos. Acerca de nossas responsabilidades, que atitudes vão fazer a diferença na vida deles?

Um juiz americano foi questionado sobre o que nós como cidadãos e pais do mundo poderíamos fazer para reduzir o crime e a desobediência e trazer paz e alegria em nossas vidas e nações. Ele respondeu: “Gostaria de sugerir um retorno ao antigo costume de orar em família“.

Os tempos são outros, as novidades tecnológicas afetam a todas as famílias, especialmente aos jovens e adultos; o tempo de unir-se em família junto à mesa do jantar parece ser insignificante agora com tantas novidades online; as tradições familiares estão perdendo a força, e os resultados aparecem nitidamente na sociedade e podem aparecer em nossos filhos também, que afinal vivem nesse meio.

Pergunte-se: Qual é a tradição existente em seu lar hoje? Quais conhecimentos, doutrinas, costumes e práticas estamos ensinando da nossa geração atual para nossos filhos e netos? O que como pais estamos fazendo que seja digno de honra, e possa ser imitado?

Para que nossos filhos sejam íntegros, respeitosos, obedientes, honrados, honestos, e outras coisas mais que tanto desejamos que sejam é necessário que vejam isso acontecer dentro de casa. Se viverem em um ambiente de integridade total, serão verdadeiramente íntegros.

Advertisement

10 formas pelas quais a religião ajuda no sucesso de seu filho

Carecemos hoje ensinar e instruir nossos filhos no caminho do Senhor, independentemente de qual religião fazemos parte, não podemos esperar que nossos filhos crianças ainda desenvolvam um caráter e valores familiares sozinhos. Um grande auxílio para essa tarefa são as orações familiares, que podem mudar vidas, vejamos:

1. Orar juntos entesoura lembranças eternas

Queremos deixar lições e um legado para nossos filhos, exemplos de ações que possam ser seguidos por muitas gerações, tesouros que são incomensuravelmente mais valiosos do que qualquer bem material ou posse que edificaremos. Queremos que nossos filhos se recordem com alegria e gratidão dos momentos que passamos juntos em família, em oração, em união.

Não há visão mais bela em todo esse mundo do que ver uma família orando juntos. Há real significado na tão citada frase: A família que ora unida, permanece unida“. (Thomas Monson)

2. Orar juntos pode aumentar significativamente o amor no lar

Um dos alicerces mais seguros de uma casa é o amor que existe dentro dela, a oração contínua é um tijolo bem firme, colocado com muito cimento, que dificilmente cairá.

Advertisement

Quando expressamos preces em palavras de amor pela família, “reflete o sagrado espírito das relações familiares, de condições sublimes de demonstrações de amor e zelo Celestial uns pelos outros“. (Dallin Oaks)

3. Orar juntos pode ajudar a levantar uma bandeira de objetivos comuns, ouvir e entender as preocupações uns dos outros

Experimente trocar um castigo devido a uma briga de seus filhos, por uma oração um pelo outro, pode trazer resultados impressionantes e mais eficazes talvez. A oração pelo outro nos ajuda a compreender seus motivos, suas dores e sofrimentos, pode acabar com o bullying familiar, pode fortalecer vínculos afetivos entre irmãos, pais e netos. Quando ouvimos mais, entendemos mais.

Quando um irmão ora pelo outro irmão, ou pelos pais, isso o ajuda a compreender suas dificuldades, a família torna-se amiga, próxima, confidente.

4. Orar juntos pela manhã e refazer a tradição da oração à noite ensina disciplina

Começar e terminar o dia com uma oração pode mudar o rumo das suas decisões, a paz e sabedoria da oração nos aproximam daquilo que o Pai Celestial quer de nós para aquele dia.

Um dos propósitos principais da disciplina é ensinar obediência. Obedecer a Deus, além de obedecer aos seus pais, torna nossos filhos espirituais, e, portanto, mais fortes para sobrepujar as dificuldades, “embora nossos filhos sejam inocentes perante Deus, o ser maligno é capaz de tirar-lhes a luz e a verdade pela desobediência“, (Marion Hanks). Mas se alicerçados em tradições familiares fortes como a oração, podem ganhar essa batalha.

Advertisement

5. Orar com os filhos educa-os a serem pessoas mais humildes e arrependidas

Em nossas orações, agradecemos a Deus pelas bênçãos recebidas. Por ser bondoso e gentil, pedimos Seu auxílio para nossas dificuldades e confessamos nossos pecados e erros a Ele, admitindo que dependemos de Sua graça e misericórdia para que sejamos salvos.

Ao ensinarmos esse princípio básico da oração arrependida aos nossos filhos, também lhes ensinamos a ser humildes, assumir a culpa, pedir desculpas, arrepender-se e consertar seus erros.

6. Oração em família traz conforto e consolo para aquele que está longe de casa

A oração familiar vai reascender o hábito da oração pessoal em nossos filhos, vai ensiná-los que Deus sempre estará lá (ao lado deles) onde quer que estejam nunca estarão sozinhos.

Se algum membro da família passar por dificuldades fora de casa, seja estudando ou trabalhando, poderá saber que as pessoas que ama estão naquele momento orando juntas para o seu bem-estar, ele sentirá paz, consolo e conforto em seu coração.

Um dos maiores benefícios da oração familiar é a nítida melhora na comunicação entre a família. Pratique, ore com sua família, exercite essa tradição e receba a resposta a seus pedidos por uma família feliz.

Advertisement

Leia também: A oração familiar – colocando-a em ação

Toma un momento para compartir ...

Cibele Carvalho

Bacharel em Direito, Mediadora e Conciliadora de Família, realiza palestras para noivos e recém-casados sobre relacionamentos, especialista em Psicologia Jurídica, esposa, mãe e genealogista.