6 razões pelas quais os adolescentes mentem e o que fazer a respeito

O maior problema de contarem mentiras são as consequências, algumas delas graves. Continue lendo para descobrir o que os leva a mentir.

Adriana Acosta Bujan

Como se sabe, a adolescência é um período em que ocorrem muitas mudanças físicas e emocionais, pois é a transição entre a infância e a vida adulta. Em virtude dessas mudanças, eles tendem a se sentir desorientados, pois estão em busca da própria identidade e personalidade.

Inclusive, a necessidade de fazer parte de um grupo social e ser aceito se tornará o objetivo principal de sua vida. É por isso que os adolescentes são propensos a agir contra a própria vontade e a fazer coisas que podem realmente prejudicar sua integridade física e emocional.

Essa pressão social a que se submetem para serem aceitos faz, sem dúvida, com que eles mintam com frequência. O problema é que, se mentirem para nós, não poderemos ajudá-los nem apoiá-los de maneira oportuna, daí a necessidade de conhecer as razões pelas quais eles mentem.

A mentira pode ter sérias consequências

Como dito antes, a adolescência traz mudanças emocionais que, para serem aceitos socialmente, podem levar os jovens a cometer erros que podem colocar suas vidas em risco. Inclusive, em um estudo, verificou-se que eles tendem a mentir por motivos variados, tais como:

1. Falta de confiança

Muitas vezes, como pais, fazemos de tudo para que nossos adolescentes confiem em nós. No entanto, às vezes cometemos o erro de questioná-los, julgá-los e interrogá-los como se fôssemos investigadores profissionais.

Advertisement

Às vezes, ao tentarmos saber o que eles pensam ou sentem, não temos consciência de que são pessoas pensantes e inteligentes, capazes de resolver seus próprios problemas; e isso os leva a mentir com frequência.

Então, para estabelecer uma comunicação de confiança, devemos deixar nossos filhos se expressarem livremente e dizer o que querem, sem os pressionarmos com questionamentos. Talvez eles só queiram ser ouvidos e não que resolvamos seus problemas.

2. Por medo

Infelizmente, nossos filhos às vezes mentem para nós por medo de serem punidos severamente ou por estarem sendo ameaçados por alguém. Se achar que seu adolescente está em perigo, observe atentamente suas atitudes e comportamentos.

Caso eles tenham deixado de fazer alguma coisa de sua rotina ou estejam desmotivados para fazer o que antes gostavam, é necessário intervir de forma amorosa através de uma conversa assertiva, tentando fazer com que lhe digam o que está acontecendo.

Neste momento, é importante que nossos filhos adolescentes saibam que estamos aqui para apoiá-los e ajudá-los, e que os amamos incondicionalmente.

Advertisement

3. Por estarem fazendo algo ruim

Sem dúvida, todos nós tendemos a mentir quando fazemos algo errado ou cometemos um erro. Fazemos isso por não sermos capazes de enfrentar as consequências de nossas ações. Fugir da responsabilidade por seu erros (para, obviamente, evitar punições) é um motivo que os leva a mentir.

Para evitar que nossos filhos mintam sobre algo de ruim que fizeram, é importante que saibam que todos nós cometemos erros, que errar faz parte da nossa natureza. Diga também que podemos aprender com os erros.

Diga a eles que não importa se tenham errado muitas vezes. Todos esses erros irão contribuir para o seu amadurecimento, caso reconheçam que erraram. Isso fará com que consigam formar um critério das situações em que estejam envolvidos.

4. Eles não querem nos preocupar

Acredite ou não, nossos adolescentes tendem a mentir quando têm medo de preocupar os outros. Muitos deles são pessoas empáticas que reconhecem todos os problemas que seus pais têm que resolver e, portanto, pensam que, se mentirem, será um fardo a menos de preocupação para eles.

No entanto, convém que eles saibam que estamos aqui para apoiá-los incondicionalmente, que quanto mais unida uma família for, mais fácil se torna resolver os problemas.

Advertisement

5. Eles querem privacidade

Um erro comum que os pais cometem é invadir a privacidade dos filhos. Somos especialistas em pesquisar e descobrir qualquer coisa que estejam fazendo. É por isso que, muitas vezes, eles mentem para nós.

Como pais, devemos estar cientes de que todos têm direito à privacidade, que não é porque são nossos filhos que podemos invadi-la. Pelo contrário, deixe-os ter a liberdade para fazer suas coisas, desde que sigam as regras da família e não extrapolem os limites.

6. Eles seguem o exemplo dos pais

Como se sabe, nós, pais, somos o exemplo de nossos filhos. Se tendemos a mentir com frequência, nossos filhos, por razões óbvias, também o farão. Por isso é importante sermos um bom exemplo, para impedi-los de seguir nossos ensinamentos errôneos caso déssemos maus exemplos, o que, de alguma forma, fazemos inconscientemente.

É importante que estejamos sempre atentos aos nossos filhos sem que se sintam pressionados por nós. Que os deixemos livres para tomar suas próprias decisões, para agir de acordo com suas ideologias e crenças, depois de todos os bons ensinamentos e exemplos que cabe a nós transmitir. No final, estaremos sempre lá para ajudá-los e apoiá-los.

Seja flexível e evite que seus filhos tenham medo de você, pois a confiança é a base de um bom relacionamento familiar. Convido você a conversar e refletir sobre o assunto, para que possa entender seus filhos e ajudá-los a resolver qualquer problema. 

Advertisement

Tenham em mente, quando se sentirem amados e apoiados pelos pais, seus filhos vão parar de mentir.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 6 razones por las que los adolescentes mienten y qué hacer al respecto

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.