6 receitas de temperos de carnes assadas para qualquer época
Cada tipo de carne pede um ingrediente especial para realçar o sabor. Experimente esses temperos e carnes para a sua ceia.
C. A. Ayres
As carnes da ceia de Natal são o centro do menu da festa. Na maioria das vezes, escolhemos primeiramente as carnes para decidir o resto do menu.
No artigo “5 ideias de menus para as ceias de fim de ano” temos ideias de ceias com carnes variadas para todos os gostos e bolsos, então separei os melhores temperos para as diferentes carnes conforme você escolher sua ceia.
1. Cordeiro
Faça uma marinada com:
-
1 cebola cortada em cubos
-
3 colheres de vinagre de vinho branco
Advertisement -
alho amassado
-
4 folhas de louro
-
6 galhos de alecrim
-
4 galhos de tomilho
-
1 xícara de folhas de hortelã
Advertisement -
sal e pimenta a gosto
Deixe a carne nessa mistura de um dia para o outro. Forre uma assadeira com papel alumínio. Coloque a carne com a marinada, cubra com mais papel alumínio e asse por pelo menos 4 horas a 250-300ºC. Após completamente cozido dentro, retire o papel alumínio e deixe dourar.
2. Tender
Tender é um presunto defumado que praticamente já vem temperado, mas podemos fazer alguns molhos para servir com essa carne.
-
Faça losangos com uma faca na capa do tender.
-
Insira cerca de 30 cravos-da-índia nos cantos de cada losango.
Advertisement -
Pincele com 1 xícara de mel.
-
Jogue por cima 1/2 xícara de suco de laranja.
Leve ao forno por aproximadamente 40 minutos, regando com o molho nos últimos 10 minutos.
3. Ave natalina
Aves natalinas também costumam já vir temperadas. Porém, depois de assá-la numa forma coberta com papel alumínio, você pode fatiar e regar as fatias com este molho cozido:
-
1/2 frasco de suco de maracujá
Advertisement -
1 colher de amido de milho
Dissolva o amido no suco e leve ao fogo até engrossar. Coloque algumas sementes de maracujá, se tiver, sobre as fatias e sirva.
Se você usar uma ave como peru, por exemplo, não temperado, use este tempero:
-
1/2 xícara de vinagre balsâmico
-
1/4 xícara de ervas finas
Advertisement -
1 colher de sopa de açúcar
-
3 fatias de manteiga ou 3 colheres de margarina.
Misture tudo e passe em volta da ave, cubra com papel alumínio e asse por 90 minutos. Retire o papel alumínio e deixe dourar, regando com a marinada.
4. Pernil
-
5 dentes de alho amassados
-
2 cebolas cortadas em cubos
Advertisement -
1 xícara de vinagre de vinho branco
-
1/2 xícara de ervas finas
-
1/2 xícara de azeite
-
Sal e pimenta a gosto
Bata tudo no liquidificador e coloque na carne, deixando de um dia para o outro. Cubra com papel alumínio, asse a 200ºC por 4 horas. Retire o papel alumínio e deixe dourar.
5. Bacalhau
Se você fizer uma bacalhoada, use os ingredientes citados no item acima. Se comprar bacalhau fresco ou qualquer outro tipo de peixe como cação ou salmão, use esta mistura:
-
1 vidro de leite de coco
-
2 cebolas grandes cortadas em rodelas
-
alho amassado
-
coentro e azeite de oliva a gosto
Advertisement
Misture tudo e deixe os pedaços de peixe nessa marinada por pelo menos 1 a 2 horas. Depois coloque com cuidado os pedaços em uma assadeira forrada com papel alumínio, asse e como nas outras receitas, retire o papel alumínio no final para dourar a gosto.
6. Coxas e sobrecoxas de peru ou frango
Para marinar os pedaços de ave, junte:
-
1/2 xícara de suco de limão
-
2 colheres de vinagre de maçã
-
alho amassado
Advertisement -
cheiro verde picado
-
sal e pimenta a gosto
Deixe de um dia para o outro, esparrame os pedaços na assadeira, cubra com papel alumínio e asse.
7. Carne bovina em peça ou em bifes
Eu gosto de temperar carne bovina somente com sal grosso. Eu coloco o sal em volta da carne, deixo uns 10 minutos e retiro, e coloco no forno para assar. Conforme o tamanho da peça de carne, eu salpico com sal grosso, cubro com papel alumínio e asso coberta com papel alumínio ou cozinho na panela de pressão.
Para fazer bifes, a churrasqueira é a melhor opção. Eu faço o mesmo, salpico os steaks com sal grosso, ou sal Kosher, e coloco na chapa ou grelha dependendo do tamanho do bife.
O sal grosso carameliza a carne e mantém os sucos da mesma no cozimento, independente do ponto desejado, acentuando o gosto da carne. Fica uma delícia!
Agora, independente do tamanho da sua ceia ou da carne e guarnições, se você utilizar esses temperos e usar sua criatividade, a família estará satisfeita e elogiará qualquer prato.
Que todas essas refeições sirvam para unir a família, criar memórias nos filhos das receitas da mamãe ou da avó caprichosa e celebrem as festas de fim de ano focado no real motivo da vida. Boas festas!