6 sinais de esgotamento mental e emocional

Detecte esses sinais o quanto antes para que possa equilibrar sua vida e se sentir totalmente em paz.

Adriana Acosta Bujan

Estresse acumulado, cansaço extremo, mudanças na alimentação, desmotivação, irritabilidade e ansiedade são alguns sintomas que causam o esgotamento mental. Pelo menos na última década, muitas pessoas informaram ter esses sintomas, referindo-se à conhecida Síndrome de Burnout de Herbert Freudenberger.

Essa síndrome é diagnosticada naquelas pessoas que trabalham, estudam ou têm uma vida cotidiana desequilibrada. Na verdade, todos estamos expostos a sofrer as consequências desta síndrome, se os sintomas não forem detectados a tempo. E é tão comum nos sentirmos cansados, estressados ​​e ansiosos nesses momentos, que muitas vezes não percebemos que estamos sendo afetados mentalmente.

Um dos fatores que podem desencadear o esgotamento mental é o estilo de vida que levamos, o fardo de preocupações; e a incapacidade em lidar com elas, assim como a insegurança, o que pode ser devastador para a nossa saúde. É por isso que devemos estar bem atentos, para agir imediatamente e curar aquelas feridas emocionais que podem inclusive levar à morte.

Haverá sempre uma luz no fim do túnel

“Tudo nesta vida tem solução, exceto a morte.” Esta frase faz sentido quando as pessoas se sentem devastadas, sem ânimo nem rumo. Por mais que seja difícil para você encontrar a resposta que espera ou a solução para a adversidade, lembre-se de que sempre há uma solução que talvez você não tenha percebido. Nem tudo está perdido!

Então, anime-se! E aprenda a detectar a tempo os seguintes sinais:

Advertisement

1. Você se irrita com muita facilidade

É quando você fica com muita raiva, até perder a cabeça. Qualquer comentário que façam acaba sendo encarado por você como ofensa e, portanto, você acha que deve agir na defensiva. Você não tem controle de suas emoções e a raiva assume o controle. Suas palavras magoam, seus movimentos corporais são agressivos e um sentimento de raiva o invade por razões desconhecidas.

Você pode melhorar esse sintoma quando prestar atenção nas coisas que o incomodam, por exemplo: pessoas, lugares, situações, para poder se antecipar às situações que o fazem se irritar e conseguir controlar suas emoções.

2. Você não tem motivação

Toda a sua vida se tornou monótona e rotineira, você vive dia após dia porque é obrigado, perdeu a expectativa de realizar seus sonhos e objetivos, talvez chegue a pensar que a vida não tem sentido. Não há nada que o motiva. Você apenas age com desalento, cansaço e desânimo.

É adequado estabelecer metas de curto prazo para que você possa se motivar e se sentir bem ao alcançá-las. Essas metas não devem ser complicadas, pelo contrário, devem ser simples, mas que lhe permitam se esforçar pelo que deseja.

3. Noites agitadas

Em várias ocasiões, seus problemas não o deixam dormir, sua mente desperta à noite e isso faz com que você tenha uma sensação de impotência, tristeza, desesperança. Por mais que tente, você não consegue ter um descanso reparador. Inclusive seu corpo está fisicamente esgotado.

Advertisement

Para combater esse sintoma, recomendo fazer rotinas de meditação e relaxamento antes de dormir. Pode ser útil ouvir música relaxante com sons da natureza, ouvir um audiolivro com temas de autoajuda, inspirar e expirar profundamente até conseguir se concentrar.

4. Você sente pânico e ansiedade

Você saberá que um ataque de pânico e ansiedade é um episódio repentino de medo intenso que você sente, embora não haja perigo real ou causa aparente. Até mesmo seu corpo reage a esse medo causando suor, taquicardia, tremores, entre outras reações.

Quando esses ataques são muito recorrentes, é necessário buscar ajuda de um especialista para controlar os medos intensos. Terapias e medicamentos são de grande ajuda para melhorar sua saúde mental e emocional.

5. Você é impaciente

Você perdeu a capacidade de esperar por algo sem ficar nervoso e não está apto a realizar ações minuciosas que exijam tempo e calma. Você não pode esperar pelas coisas que deseja que aconteçam; por isso, um sentimento constante de derrota e fracasso invade você. Lembre-se de que tudo na vida requer tempo, portanto procure se esforçar para conseguir suportar, aguentar e tolerar. Inclusive, você pode pedir ajuda para não ter que enfrentar as dificuldades ou problemas sozinho.

6. Sentimento de nostalgia

Você pode ficar bem por um tempo, mas de repente seus olhos se enchem de lágrimas sem motivo aparente. Vive ansiando por felicidade com uma sensação de tristeza permanente. Seus pensamentos estão no passado ou em um futuro incerto, impedindo-o de viver o aqui e agora. Até mesmo chora e chora, mas às vezes não sabe por quê.

Advertisement

Focar no presente, nas coisas que você faz e tem, ajudará muito a evitar crises de choro. Faça um esforço para pensar em coisas positivas e entender que você tem felicidade aqui e agora.

Muitas vezes não conseguimos perceber os sintomas dessa síndrome, simplesmente porque não prestamos atenção em nossos sentimentos. Lembre-se, a saúde não é apenas física, mas também emocional; portanto, é importante equilibrar esses dois aspectos. Agora, se você não consegue combater esses sintomas sozinho, não hesite em pedir ajuda a um especialista. Não desanime, em breve encontrará a paz e a tranquilidade de que tanto precisa.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 6 Señales de agotamiento mental y emocional

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.