6 sinais de que seu filho não está feliz e como ajudá-lo
Nossos filhos podem se sentir infelizes por motivos diferentes. Ajude-os a recuperar a felicidade e bem-estar com essas dicas.
Adriana Acosta Bujan
Sem medo de errar, posso dizer que todos nós, pais, queremos que nossos filhos sejam felizes. Vê-los sempre sorrindo se torna nosso maior desafio. No entanto, há maneiras diferentes de educar, e a nossa pode estar afetando nossos filhos, transformando-os em crianças infelizes.
Por exemplo, ser pais muito rígidos, exageradamente flexíveis, autoritários ou perfeccionistas, são atitudes que subtraem a felicidade dos filhos. Também pode haver outros motivos externos, como o peso das responsabilidades na escola, estar sofrendo bullying, ou a perda de um ente querido, entre outras situações adversas.
Mas para descobrir a origem de sua infelicidade, temos que estar muito atentos a alguns sinais que revelam o motivo de sua tristeza. Desta forma, podemos ajudá-los a agir imediatamente.
Sinais de alerta
A felicidade é um conceito complexo que vem sendo debatido desde a antiguidade, porém podemos resumi-la como “ter uma vida plena”. Essa vida plena engloba aspectos físicos, psicológicos e sociais, que devem ter certa estabilidade para que o sentimento de felicidade possa realmente se manifestar.
Dito isso, confira alguns indicativos de infelicidade em nossos filhos:
1. Adoecer com muita frequência
Esse sinal pode ser uma distração para os pais, pois pode haver sintomas físicos que realmente indicam alguma doença. Porém, quando as crianças dão desculpas relacionadas a desconfortos físicos com mais frequência, sem haver um diagnóstico de um especialista, pode ser um indicativo de algo esteja errado, que eles estejam infelizes.
Mas como identificar? Geralmente, as crianças não conseguem pegar no sono, têm pesadelos constantes, param de comer, passam mal depois de comer, sem que isso tenha acontecido antes; têm dores de cabeça ou de estômago frequentes.
2. Perde o interesse em brincar
Para a maioria das crianças, brincar é um fator importante da vida. Você já deve ter percebido que elas acordam com a expectativa de brincar, e brincar o dia todo, pois é sua maneira de se comunicar e aprender sobre o mundo à sua volta (principalmente quando são pequenas).
Então, se perceber que seus filhos perderam o interesse em brincar, apesar das muitas opções que têm para se distrair, inclusive com um amigo, este é um sinal relacionado à infelicidade.
3. Raiva e irritabilidade
Mudanças repentinas de humor estão relacionadas à infelicidade, as crianças costumam se frustrar rapidamente, tornam-se agressivas, insolentes, rudes e até violentas (quando normalmente não eram).
Elas tendem, inclusive, a destruir seus brinquedos ou qualquer coisa que tiverem nas mãos para extravasar suas emoções negativas.
Você pode notar esse sinal quando seus filhos parecerem zangados com todos, com as coisas que têm, com as pessoas que os amam, com tudo que os cerca e fazem, de maneira geral; até mesmo com seus pais.
4. Apatia
Assim como mencionamos antes, eles perdem o interesse em jogar, também fazem isso com tudo. Não querem ir à escola, não querem fazer suas atividades físicas ou recreativas, não querem conversar, não querem ver televisão.
Dizem sempre que estão entediados, e mesmo que você faça o possível para mantê-los ocupados, eles se recusam a seguir instruções.
5. Voltar a molhar cama
Voltar a fazer xixi na cama indica que algo não vai bem com a criança, sendo esse um sinal de alerta para os pais.
Geralmente, elas fazem isso para chamar atenção, porque têm medo ou por algum trauma que estejam vivenciando – como ser vítima de abuso psicológico em casa, na escola ou em qualquer outro lugar.
6. Chorar e se isolar
Elas param de conviver com outras pessoas e de participar de reuniões familiares. Geralmente passam muito tempo no quarto (sozinhas) sem fazer nada, talvez chorando. Esse sinal pode estar relacionado à depressão, ansiedade ou alguma outra doença, por isso é importante procurar um especialista para descobrir a causa e tratá-la.
Como ajudar as crianças a recuperar a felicidade?
Muitos estudos foram realizados ao longo do tempo para medir o grau de felicidade infantil. Alguns resultados indicam que a felicidade das crianças está centrada em como são criadas, por meio de experiências agradáveis e objetivos alcançados por elas.
Portanto, é importante considerar:
- Encontrar as verdadeiras razões para suas emoções negativas, aplicando uma comunicação eficaz, ouvindo-as com empatia e atenção.
- Analisar a situação para determinar se uma ajuda especializada é necessária ou não.
- Motivar as crianças por meio de incentivos e recompensas por coisas que elas fazem bem.
- Demonstrar interesse nelas e nas coisas que elas fazem, para orientá-las e apoiá-las.
- Ser flexível com as regras sem perder a autoridade, ou seja, deixar que sejam crianças (malcriadas, tagarelas, audazes e aventureiras).
- Dar-lhes tempo de qualidade, e não apenas quantidade, para garantir que elas acumulem na memória experiências significativas.
- Permitir que elas dêem opinião e expressem suas ideias, especialmente ao tomar decisões familiares.
Em suma, é importante estar atento a esses sinais e focar mais em descobrir as verdadeiras causas da infelicidade, saber como ajudá-las e apoiá-las. Lembre-se de que seu exemplo é de vital importância para que elas se sintam bem.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 6 señales que revelan que tu hijo no es feliz y cómo ayudarlo