6 sinais que indicam que você sofre de autoabandono
Muitas vezes, a culpa de nossa infelicidade é causada por nós mesmos, na maneira como nos tratamos. Conheça as formas em que nos abandonamos.
Adriana Acosta Bujan
A palavra abandonar se define como: deixar uma pessoa sozinha, sem atenção nem cuidado. Então, como podemos nos abandonar se não podemos nos deixar sozinhos?
Pensar nisso dessa forma pode parecer um pouco estranho, mas a verdade é que ninguém pode deixar seu próprio ser e abandonar-se, porque só temos um corpo e uma essência; no entanto, muitos costumam sofrer de autoabandono sem perceber.
Por exemplo, quando uma pessoa sofre de depressão é comum que se abandone, deixando de se amar, pensando em coisas catastróficas, deixando de lado as amizades, entre outras coisas. Outro exemplo é quando costumamos colocar as necessidades dos outros como prioridade sem que sejamos o número um.
Podemos ser nossos piores inimigos
Uma pesquisa da Universidade do Norte da Califórnia enfatiza a importância da autoconsciência como parte do nosso bem-estar emocional. Quer dizer, refere-se a sermos capazes de reconhecer e identificar nossas emoções, sentimentos e pensamentos. Dessa maneira poderíamos nos cuidar e, assim, assegurar nossa felicidade.
Posso garantir que você não será feliz se abandonar a si mesmo. Por isso compartilho os seguintes sinais de autoabandono para você identificá-los:
1. Hábitos e estilos de vida deficientes
Adquirir bons hábitos não é tão simples como se crê, pois é necessário exercitar a paciência, perseverança e ser disciplinado. Se não for assim, certamente desenvolveremos hábitos deficientes como dormir até muito tarde, não nos alimentarmos corretamente, não fazermos exercício, ficarmos horas fazendo a mesma coisa.
Todos esses maus hábitos, cedo ou tarde, podem prejudicar a sua saúde; por isso diz-se que é uma forma de autoabandono.
2. Não saber estabelecer limites
Muitas pessoas fazem coisas que não querem porque sentem um compromisso ou responsabilidade moral com aquelas que lhes pedem um favor ou lhes entregam algo. É por isso que sempre concordam em dizer sim a tudo, mesmo que não queiram realmente.
Se você não sabe estabelecer limites e não se coloca como número um no que quer e gosta de fazer, estará se autoabandonando, porque não poderá cobrir suas necessidades e sempre terá um fardo imaginário que o impedirá de se sentir satisfeito pelo que faz pelos outros.
3. Os vícios
Qualquer tipo de vício, seja o tabagismo, alcoolismo, toxicodependência ou outros, são exemplos claros do autoabandono, já que se vai destruindo pouco a pouco o corpo físico e a mente. Nestes casos, é aconselhável ir a um especialista ou procurar grupos de ajuda para poder se curar. No entanto, muito dificilmente a pessoa que se abandona dessa maneira vai querer ajuda, é por isso que devemos estar atentos para identificar algum sinal que nossos entes queridos emitam e que nos ponha em alerta para poder ajudá-los a tempo.
4. Culpar os outros
É muito fácil culpar os outros por nossos erros e infelicidade, porém, o prejuízo dessa situação não será dos outros, mas nosso, porque não somos capazes de reconhecer e aceitar nossos erros. Dessa forma será impossível amadurecer e aprender as lições de vida que viemos aprender neste mundo.
É importante sermos responsáveis pelos nossos atos e assumirmos as consequências, caso contrário, estaremos abandonando a nós próprios.
5. Não se dar tempo livre
É bom que você goste de trabalhar o dia todo e que o satisfaça cumprir suas responsabilidades. Mas não se dar um tempo livre para o que gosta de fazer e distrair-se é uma maneira de autoabandono.
Lembre-se de que, para ter equilíbrio emocional e bem-estar em todos os aspectos, você deve dar um espaço para si mesmo, seja para meditar, dormir, sair com amigos, ler um bom livro ou dar-se autocuidados, o que quiser fazer está bem.
6. Exigir muito de si mesmo
É bom ser exigente consigo mesmo, mas com limites, já que se exagerarmos e exigirmos mais do que podemos fazer, podemos padecer o autoabandono, porque seremos nossos piores inimigos.
Pense assim: se as coisas não saem como espera, você começará a dizer que é uma pessoa incapaz, inútil, pouco inteligente, entre outras palavras e frases que o farão perder seu amor-próprio, confiança e segurança.
Ainda está em tempo de reconhecer a maneira como você se abandona. Recomendo que não ignore esses sinais, porque se você deixar o tempo passar, provavelmente vai se acostumar com o sofrimento e será impossível alcançar a felicidade de maneira plena.
Se acha que não consegue curar-se sozinho, peça ajuda a um ente querido ou a um especialista, para que possa ficar bem. Pouco a pouco você vai perceber que, infelizmente, seu próprio inimigo foi você. Não se abandone!
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 6 señales que indican que sufres auto abandono