6 sinais que revelam que uma criança está sendo maltratada
Quando uma criança silencia suas emoções mais dolorosas, ela encontra uma maneira de expressá-las. Conheça o sinais que ela envia:
Adriana Acosta Bujan
Infelizmente, alguns pais não podem cuidar de seus filhos e protegê-los 24 horas por dia, por isso contam com outros adultos para cuidar deles. Por essa razão, é importante que todos aprendamos a reconhecer alguns sinais de quando as crianças são maltratadas, a fim de agir a tempo e evitar consequências devastadoras.
As crianças maltratadas física e psicologicamente podem ficar presas em seus próprios medos e sentir-se envergonhadas, culpadas e confusas por serem ameaçadas. É por isso que, muito raramente, têm coragem de expressar seus sentimentos e dizer o que realmente está acontecendo com elas, especialmente quando o abuso vem de um parente próximo, pai, mãe, familiar ou amigo.
Por isso, geralmente dão sinais que podemos detectar por meio de mudanças de comportamento, uma vez que não é fácil para elas delatar a pessoa que as está maltratando.
Um grito silencioso
É óbvio que nenhum pai deseja que seus filhos sejam maltratados. Mas, infelizmente, não acontece dessa forma em alguns casos, então você deve prestar atenção ao seguinte:
1. Falta de interesse
Quando as crianças não mostram mais interesse em fazer as coisas que gostam ou quando preferem ficar sozinhas e longe dos amigos, é um sinal vermelho que devemos detectar. Elas podem estar sendo vítimas de maus-tratos.
Agora, como podemos ajudá-las?
Depois de detectar esse sinal, é fundamental avisar a escola da criança, para definir estratégias, pois nunca se sabe de onde pode vir o maltrato.
Se você é uma pessoa de fora, mas próxima, é importante abordá-las sem invadir sua privacidade. Mostre interesse pelo que elas fazem e compartilhe algum interesse com elas, mesmo que não seja real, essa será apenas uma estratégia para elas aprenderem a confiar em você. É preciso ter muita paciência e perseverança para que elas expressem seus sentimentos, e depois de algum tempo, perguntar o que está acontecendo com elas, para que você possa tomar decisões e ajudá-las.
2. Baixo desempenho escolar
A média das notas de crianças vítimas de maus-tratos geralmente caem, elas tendem a serem reprovadas em algumas matérias, param de fazer os deveres de casa e os trabalhos na escola. Param de prestar atenção às aulas porque estão pensando sobre o que está acontecendo com elas. Tornam-se crianças solitárias e medrosas. Este é um indicativo de que algo não está certo.
Como pais, temos que nos aproximar dos professores e da diretoria da escola para saber a origem de seu baixo desempenho escolar. No caso dos professores, é fundamental informar os pais para que todos possam trabalhar juntos para ajudar o aluno.
Talvez você identifique alguma dificuldade em seus filhos de aprenderem determinadas disciplinas, mas o sinal a que deve prestar atenção é a queda das notas em todas as disciplinas.
3. Falta de amor-próprio
Um sinal de alerta para uma criança é maltratada é perceber que ela perdeu a confiança em si mesma, quando tem medo de fazer qualquer coisa, mesmo de brincar com os amigos ou na escola. Essa falta de autoestima é muito perceptível e pode desencadear problemas como depressão ou ansiedade.
Elas geralmente não falam, não convivem, não participam, não frequentam a escola, têm medo do que os outros possam pensar delas. Às vezes se escondem para chorar e preferem ficar trancadas no quarto por um longo período sem serem incomodadas por ninguém.
Param de cultivar sonhos, metas e objetivos, sua depressão pode levá-las a se ferir gravemente a ponto de ameaçar a própria vida.
4. Tornam-se rebeldes e desafiadores
Talvez a fase da adolescência possa ocultar os sinais de rebeldia em jovens maltratados, já que estamos nos referindo a alterações hormonais que geram certos conflitos com os pais.
No entanto, quando sofrem maus-tratos, eles têm mudanças repentinas de humor muito desafiadoras, geralmente não seguindo regras e tentando fazer o que querem como uma forma de chamar atenção.
Geralmente ficam na defensiva, não têm medo de serem punidos. Podem querer ter sensações de prazer através do uso de substâncias viciantes, como álcool, drogas ou fumo.
5. Danos físicos
Este é um sinal muito óbvio. Neste caso, vemos que as crianças apresentam machucados, hematomas ou qualquer dano pelo corpo. Trata-se de abuso infantil. Mas esses danos às vezes não são tão perceptíveis, pois as crianças tendem a escondê-los. É por isso que devemos estar atentos quando vemos que as crianças estão adoecendo com mais frequência. Elas podem inclusive inventar doenças para não serem questionadas.
6. Mudanças no apetite
O mais comum é que as crianças percam o apetite e parem de se alimentar de forma saudável. Mas também há aquelas que agem de forma contrária, comendo de forma descontrolada. Os dois comportamentos são bem perceptíveis. Podem ser um sinal de que uma criança está sendo maltratada.
Portanto, em qualquer desses casos e sinais, é sempre importante ajudar as crianças e buscar ajuda de um especialista. As terapias são as melhores opções para as crianças curarem suas feridas físicas e psicológicas.
Não pare de prestar atenção ao comportamento de seus filhos. Só assim você poderá agir na hora e salvar uma vida.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do orignal Señales que delatan que un niño es maltratado