6 truques para estimular os movimentos de seu bebê durante a gravidez
Estimular o movimento do bebê durante a gravidez irá desenvolver suas habilidades motoras desde muito cedo e irá proporcionar à mãe uma das sensações mais prazerosas desta fase.
Teresa Guadalupe Correa Pérez
Quando descobrimos que estamos grávidas, ficamos cheias de alegria e emoção, e a partir destes primeiros momentos em que estamos conscientes de que há um pequeno bebê que cresce dentro de nós, nos enchemos de dúvidas e expectativas, tais como seu aspecto físico e se é parecido com os familiares, se é menino ou menina, ou quando vai começar a se mexer.
Felizmente, para nós, esta última dúvida será uma das primeiras a se resolver, já que, desde a oitava semana e quando seu corpo já se está formando, o bebê começa a se mover, mas ainda é muito pequeno para que possamos senti-lo.
As mães podem começar a percebê-lo a partir do quarto mês aproximadamente, e segundo os especialistas em medicina fetal, a maioria dos bebês se move mais no início da noite, já que é quando nos encontramos em posições mais confortáveis como estar deitadas ou sentadas, que dá mais espaço para o bebê se mexer.
Além disso, pequenos gestos podem estimular o movimento do bebê dentro do útero, o que é muito útil, especialmente quando é dia de ultrassom, já que isso favorece que o bebê se mova de um lado para o outro e, assim, se possa ver melhor ou descobrir se é menino ou menina.
É por isso que deixo aqui algumas ideias para estimular o seu pequeno a mover-se dentro da sua barriga:
Falar com ele
Um dos melhores estímulos é conversar com o bebê, já que, assim, bem cedo, ele reconhecerá o som de sua voz e o das pessoas próximas a você, como seu pai, irmãos ou avós, o que inclusive ajuda ao desenvolvimento de sua linguagem e estreita o vínculo com o exterior.
Também é válido contar-lhe histórias ou cantar-lhe canções de ninar, transmitindo assim a paz e segurança que ele precisa para crescer saudável e feliz.
Alimentos doces
É verdade que existe uma ideia popular de que o chocolate faz com que os bebés se movam muito. Mas a realidade é que os alimentos ricos em açúcar ou carboidratos simples têm um índice glicêmico mais alto; por causa disso, a criança também sente esse aumento de energia no corpo materno, e reage movendo-se com mais vontade.
Fones de ouvido na barriga
Como a audição do bebê se desenvolve por volta da vigésima quinta semana de gravidez, é uma excelente ideia colocar música instrumental suave ou sons da natureza sobre a barriga, o que faz com que o bebê relaxe, e também para ajudá-lo a desenvolver com mais sucesso a sua linguagem mais tarde.
Inclusive, existem músicas especiais para bebês que estimulam o seu desenvolvimento intelectual a longo prazo.
Carícias de mãe
Quase no momento em que sabemos que estamos grávidas, acariciamos nossa barriga, pois estamos conscientes de que ele sentirá nosso contato.
Esse é um dos gestos mais amorosos e doces que nós, mães, podem fazer aos nossos filhos em qualquer idade e em qualquer momento, já que no ventre ou fora dele, demonstrar carinho é primordial para o desenvolvimento emocional dos seres humanos.
Além disso, com as ternas carícias, também mostramos ao bebê que se encontra protegido e seguro dentro de nós, reforçando assim nosso vínculo com eles desde o início da gestação.
Exercícios aquáticos
Exercitar-se na piscina é uma excelente opção para que as mães grávidas possam praticar uma atividade física de baixo impacto e relaxar ao mesmo tempo que desfrutam a água.
Uma mãe relaxada é sinônimo de um bebê reconfortado e tranquilo, o que é muito bom, pois faz com que o bebê se mova suavemente dentro do ventre materno.
A água ajuda a aliviar o peso e a pressão nas pernas, por causa da gravidade no corpo da mulher, e assim evitar o aparecimento de terríveis varizes por insuficiência venosa.
Colocar luzes sobre a barriga
O bebê é capaz de notar a diferença entre luz e escuridão já no início.
E se você apontar uma fonte de luz como, por exemplo, uma pequena lâmpada ou um laser, para sua barriga entre a semana 22 e 26, é muito provável que o bebê se mova para tentar fugir da iluminação que incomoda seus olhinhos.
Claro que também é muito importante destacar que cada criança é um ser humano único, de modo que cada bebê tem maneiras diferentes de responder aos estímulos externos, que aqui apresentei.
Com o passar do tempo, as mães vão descobrindo o que agrada mais ao nosso pequeno filho, e como ele reage ao estimular seu movimento, pois o que funciona com alguns bebês, a outros não faz nada; então aproveite a bela fase da gravidez!
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 6 trucos para estimular el movimiento de tu bebé durante el embarazo