6 valiosas lições que os avós deixam aos seus netos
Os avós podem ensinar grandes lições de vida aos netos e mudar sua vida para sempre. Os avós são um grande tesouro em nossas vidas!
Adriana Acosta Bujan
Ser avó mudou completamente a minha vida. Agora me divirto nos corredores de brinquedos das lojas de conveniência, também pesquiso desenhos animados de moda, videogames e tudo o que esteja relacionado com crianças.
Para mim, é um prazer desfrutar da companhia do meu pequeno Gael, que na sua tenra idade me ensina lições muito valiosas do que é viver.
No entanto, agora sinto uma maior responsabilidade moral que antes não tinha com meu próprio filho, ou seja, quero que meu neto seja uma pessoa bem-sucedida, triunfante, líder e que possa fazer as coisas que eu e meu filho não pudemos realizar, pelas razões que fossem.
E embora saiba perfeitamente que meu neto tem pais amorosos, como avó, minha expectativa é apoiar sua educação, orientá-lo e cuidar dele. Claro, de uma maneira diferente, descontraída e divertida.
Um amor incondicional
Um estudo publicado na National Library of Medicine afirma que os avós têm um efeito positivo na saúde física ao cuidar dos netos. Podem ainda exercer uma grande influência quanto à criação de seus netos, porque são percebidos como figuras que têm autoridade.
Por isso, partilho aqui algumas lições valiosas que você pode ensinar aos seus netos, sem necessidade de interferir na educação dos pais.
1. “Só se vive uma vez”
Sabemos que os pais têm a grande responsabilidade de educar os filhos, estabelecendo regras, limites e fazendo com que eles as cumpram. Talvez por isso é que, muitas vezes, deixamos de desfrutar a vida como é, porque estamos obrigados moralmente a cumprir com certas normas.
Agora, o papel dos avós é precisamente ensinar os netos a desfrutar a vida como ela é, infringindo, por vezes, certas regras que não afetam sua integridade pessoal. Ou seja, podemos orientar os netos a aproveitar cada momento e torná-lo significativo em suas memórias.
Você pode ser flexível no momento em que seus netos brincam, sem repreendê-los ou puni-los, e dizer-lhes que têm o direito de ser como querem ser, desde que não prejudiquem a si ou aos outros.
Por exemplo: brincar na chuva, pintar as paredes (previamente forradas com um papel), comer guloseimas, entre outras coisas.
2. História é interessante
Muitas vezes, a disciplina História se torna entediante pelas muitas datas e nomes que somos obrigados a aprender na escola. No entanto, podemos ensinar História aos nossos netos de uma maneira diferente, como se fossem contos narrados por nós mesmos, ainda que não sejamos protagonistas.
Assim, seus netos gostarão e poderão aprender facilmente. Mesmo que você seja um adulto mais velho e tenha vivido essas experiências de vida que marcaram nossa história, será muito mais interessante e enriquecedor para eles conhecer os detalhes desses momentos históricos por sua narrativa.
3. Empatia
Esta é uma lição fácil de ensinar aos netos, já que os guiaremos para que aprendam a ter empatia conosco (seus avós), com algumas responsabilidades simples que lhes impomos.
Por exemplo: ensinar-lhes o quão valiosos são os adultos mais velhos na vida e por isso que deverão ajudá-los, cuidá-los, respeitá-los e ter muita paciência.
Lembre-se de que empatia é colocar-se no lugar do outro para que possa entendê-lo e compreendê-lo, assim ensinará seus netos a reforçar seus laços de amizade, suas relações sociais e seus valores.
4. “Sonhar alto”
Os avós podem ensinar seus netos a sonhar alto, para que nunca deixem de ser perseverantes e constantes em atingir seus objetivos.
Talvez os pais não tenham tempo suficiente ou economias para ajudar seus próprios filhos a alcançar seus objetivos, por quaisquer razões que sejam, e é aí que os avós amorosos podem intervir para ajudar seus netos a ter o que desejam.
Neste ponto, coloca-se em jogo a supervisão dos avós com algumas tarefas impostas por eles, ou seja, delegando pequenas tarefas aos netos e, assim, supervisioná-las ensinando-lhes a importância de serem esforçados para que, então, possam realizar seus sonhos. Não se esqueça de motivá-los, dando-lhes pequenas recompensas.
5. A convivência alimenta a alma
Atualmente, muitas crianças passam grande parte do tempo em videogames ou vendo filmes e desenhos animados, sem serem nada produtivos. Neste caso, os avós poderão ensinar a lição de que conviver é muito mais enriquecedor do que estar sentados em frente a uma televisão.
Os avós podem motivar seus netos a fazer coisas diferentes durante o tempo que passarem com eles. Por exemplo, regar as plantas do jardim, dar banho no cachorro, cozinhar, jogar jogos de tabuleiro, entre outras coisas.
6. Bons conselhos
Às vezes, as crianças contradizem os pais, talvez porque querem chamar atenção deles ou simplesmente porque são crianças que não sabem respeitar a autoridade. No entanto, aqui os avós podem ensinar os netos dando-lhes bons conselhos, sendo mediadores para que possam resolver seus conflitos.
Neste caso, os avós podem contar as próprias experiências de vida e, assim, ensinar os netos a resolverem qualquer problema, dúvida ou preocupação que tenham.
Tenha em mente que, como avós, não nos compete educar os netos, uma vez que eles têm seus próprios pais. O importante é saber que o nosso papel como avós será apoiar, guiar e motivar os netos de uma forma divertida e descontraída, ensinando-lhes lições valiosas.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 6 valiosas lecciones que los abuelos dejan a sus nietos