6 versículos da Bíblia que nos ensinam sobre ser melhores pais e mães
Às vezes nos perguntamos onde procurar por mais conhecimento para lidarmos com nossos filhos. A Bíblia pode ser uma boa amiga nesses casos.

Caroline Canazart
As notícias que diariamente chegam até nós, às vezes, são devastadoras. Imagino meus filhos no futuro e fico preocupada em pensar no mundo em que irão viver. Assassinatos, desonestidade, corrupção, culto ao corpo perfeito, promiscuidade. A balança da moralidade do mundo infelizmente vai mal. Se deixarmos nossos filhos à mercê do aprendizado com a vida, talvez os bons frutos não sejam colhidos por eles. E o que fazer para que o arrependimento não bata em nossa porta lá na frente e não pensemos como poderíamos ter sido pais melhores.
Os ensinamentos que a Bíblia nos dá vão além dos 10 mandamentos. Se estudarmos com um pouco mais de calma vamos encontrar passagens realmente importantes que ajudam estabelecer um convívio familiar saudável e uma conexão amorosa entre pais e filhos.
1. Gênesis 2:24
“Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne”.
A cumplicidade entre o marido e a esposa é algo que dá segurança aos filhos. Eles percebem quando os pais se dão bem, que existe amor e respeito na relação. Além de trazer paz para o convívio da família, será o principal exemplo que os filhos terão de como se relacionar com outra pessoa no futuro.
2. Provérbios 22:6
“Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”.
Educar um filho é a responsabilidade dos pais. Escola, igreja ou outra instituição está para os pais como um suporte, uma ajuda. Os limites são estabelecidos pelo pai, mãe ou responsável legal.
3. Deuteronômio 6:6-7
“E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te”.
Mais uma vez uma passagem que nos diz que devemos ensinar nossos filhos. Além disso, podemos observar a importância de estar presente na vida deles, aproveitando o tempo com atividades que deixarão boas lembranças no decorrer do tempo.
4. Tiago 1:19
“Todo homem tem de ser rápido no ouvir, vagaroso no falar, vagaroso no furor”.
Quem não tem vontade de estourar quando um filho adolescente bate a porta do quarto ou responde de forma grosseira? E as crianças pequenas que não sabem como uma bola batendo insistentemente na parede pode irritar qualquer um? Respirar fundo, acalmar-se e estar aberto ao diálogo é uma boa forma de se conectar amorosamente com o filho. E mais uma vez, ser o exemplo de equilíbrio que as crianças e adolescentes tanto precisam.
5. João 15:19
“Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele. Todavia, vocês não são do mundo, mas eu os escolhi, tirando-os do mundo; por isso o mundo os odeia”.
O mundo tem muitas coisas a oferecer aos nossos filhos. Porém, muitas delas são destrutivas. Drogas, crime, uma vida com luxúria e sem limites morais podem ser atrativos para os jovens. Podemos criar costumes familiares, alicerçados no amor, na honestidade, na oração, na frequência à igreja e até estudo da Bíblia, que irão desestabilizar qualquer influência da mídia ou de colegas. Assim ensinaremos nossos filhos a estarem no mundo, mas não pertencerem a ele.
6. Colossenses 3:20-21
“Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor. Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo”.
Aqui vemos que os filhos têm obrigações com os pais. Porém, os pais também têm com os filhos. Uma fala cheia de nervosismo, gritos e impaciência minam o bom relacionamento. São atos que podem causar mágoas e tristeza para ambos. A disciplina com respeito dá mais resultados do que a disciplina imposta com violência física ou moral.
Esses são alguns conselhos que, se nos basearmos, poderemos criar uma atmosfera de mais carinho e compreensão em casa e nos transformaremos em pais melhores. Mal certamente não fará à família.
Leia também: 5 coisas que a Bíblia nos ensina sobre amar nossos filhos