Como lidar com uma pessoa cínica

O cinismo é algo que afeta a sociedade e a moral social. O efeito do cinismo retrata-se em uma imprudência descarada que prejudica uma outra pessoa. Para se defender do cinismo de uma pessoa é preciso saber identificá-lo.

54,685 views   |   295 shares
  • Lidar com uma pessoa cínica requer paciência, tolerância e um entendimento de que não podemos mudar essa pessoa. É impossível fazer alguém agir como gostaríamos, sem que a mesma tenha o desejo de mudar e se comportar de modo diferente.

  • O que é uma pessoa cínica? Quais suas caraterísticas? Uma pessoa cínica, em sua totalidade, é inteligente e com humor elevadíssimo. Tem a capacidade de observar a realidade do ambiente que a cerca e de conhecer e perceber um acontecimento rapidamente. Não confia nas pessoas, na realidade, suspeita de todos. Muitas vezes o cínico trata as pessoa como se elas fossem simples objetos. Na realidade essa pessoa nega a si mesma. Em uma entrevista para a revista Viver, de abril de 2001, o psicólogo Jadir Lessa explicou que "o cinismo é uma negação da natureza humana".

  • Lidar com o cinismo nunca foi e não é uma tarefa fácil. Porque atrás de um cínico tem um ser humano, uma pessoa que não é forte, que não acredita no potencial que ela tem. Muitas vezes são frustradas, acreditam que não poderão receber amor do próximo e nem dar. Segundo o minidicionário Larousse, "cínico é uma pessoa desavergonhada, debochada, sem amor, sem pudor, descarado, alguém que não tem senso de respeito. Essa pessoa pode estar perturbando outras e o bem-estar delas.

  • Como podemos lidar com esse tipo de pessoa para sermos protegidos e sinceros com elas?

    • Nunca desejar ser alvo da pessoa cínica. Como assim? Não faça qualquer comentário sobre ela para outras pessoas do mesmo convívio, seja no ambiente familiar ou no ambiente de trabalho. Não pense nela. Procure ao máximo ter uma vida discreta, mesmo que você tenha que trabalhar no mesmo ambiente dela.

    • Nunca faça comentários sobre sua vida e a de seus familiares, principalmente para aquelas pessoas que também são supostamente amigos dela e fazem parte do mesmo ambiente social.

    • Nunca bata de frente com ela, mesmo que ache estar com a razão. O que você falar servirá de veneno contra você. Embora não fale nada contra seu próximo, uma pessoa cínica é capaz de visualizar e enfeitar toda uma frase do modo que ela quer.

    • Mantenha-se atento sobre as várias reações dessa pessoa em diversas situações. Caso ela fale constantemente de outras pessoas de modo negativo, nunca em momento algum diga sim ou não a respeito. Quando se fala: "esteja atento!", não significa que você será um espião da pessoa cínica, apenas seja cauteloso.

    • Saiba selecionar as pessoas que você deseja que façam parte da sua vida.

  • Advertisement
  • Por fim, recorde que por trás de um pessoa cínica existe um ser humano. Uma pessoa que muitas vezes não percebe que é cínico e que usa de cinismo para se defender e esconder o mesmo dela. Nao devemos negar que alguns momentos também já nos comportamos de modo cínico. O que devemos fazer é buscar a moral e o amor ao próximo para não cometermos atos de cinismo e saber lidar com a situação de modo prudente.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe agora...

Francione Sousa instrutora de curso, professora e escritora apaixonada pela vida. Graduada em letras pela Faculdade Frassinetti do Recife_FAFIRE. Seu tema : Viva cada dia a dadiva do presente, fao o seu melhor agora.

Website: http://www.facebook.com/#!/francione.sousa

Como lidar com uma pessoa cínica

O cinismo é algo que afeta a sociedade e a moral social. O efeito do cinismo retrata-se em uma imprudência descarada que prejudica uma outra pessoa. Para se defender do cinismo de uma pessoa é preciso saber identificá-lo.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr