Qual é a idade ideal para começar a estudar música?

Estudos mostram que as aulas de música têm um maravilhoso efeito na mente, ajudando a melhorar a memória, a atenção, a habilidade de leitura e a compreensão matemática.

9,486 views   |   21 shares
  • Estudos mostram que as aulas de música têm um maravilhoso efeito na mente, ajudando a melhorar a memória, a atenção, a habilidade de leitura e a compreensão matemática. Não é de se admirar que pais de todo o mundo estejam matriculando seus filhos em escolas de música. Mas quando as crianças devem começar a estudar?

  • Alguns pais ficam ansiosos para que seus filhos comecem o mais cedo possível, com a esperança de que eles tenham a oportunidade de brilhar. Seja música, esporte, dança ou praticamente qualquer outra habilidade, as crianças precisam começar a treinar bem cedo para se colocarem entre os melhores.

  • Por que você quer que seu filho comece cedo?

  • Você deve se perguntar por que deseja que seus filhos pequenos estudem música. Deseja que a música faça parte da vida delas? Quer que melhorem seu desempenho escolar de modo geral? Seu propósito é que adquiram cultura e sejam refinados? Ou então, espera que elas se sobressaiam em algum talento? Qualquer uma dessas razões pode ser perfeitamente válida, mas tenham em mente que você está tomando uma decisão para a criança em uma idade em que ela é ainda muito jovem para realmente entender por si mesma. Esteja ciente de que está fazendo um compromisso para a vida inteira em benefício de seus filhos que pode não ser a escolha certa quando eles crescerem.

  • Muitos pais se sentem um pouco decepcionados quando investem muito tempo e dinheiro na esperança de o filho se tornar um superstar. Por que isso é difícil? Porque para que a criança se sobressaia, os pais precisarão exigir que ela sacrifique o tempo com os amigos, atividades de lazer e assim por diante. Tudo isso pode causar conflitos no relacionamento que podem não valer o sacrifício.

  • Começar bem cedo

  • Em termos gerais, as aulas de música podem começar quando a criança ainda é bem jovem sem causar dissabores. A partir dos três anos de idade, as crianças já curtem aulas de música e se beneficiam com elas. Há vários programas de ensino de música preparados especificamente para os mais novinhos, que ajudam as crianças a se divertir enquanto aprendem. Por exemplo, o método de ensino Suzuki, para cordas ou piano, é projetado para que as crianças comecem a estudar música antes mesmo que sejam capazes de ler (os benefícios e as desvantagens do método Suzuki são uma questão à parte).

  • Dito isso, muitos professores particulares de música sentem que, a menos que a criança demonstre um forte interesse em começar cedo, esperar até que ela aprenda a ler é uma boa escolha. Eles acreditam que começar aos três, quatro ou cinco anos não causa problemas (a menos que os pais exerçam muita pressão), mas geralmente os alunos mais velhos progridem mais rapidamente e compensam a diferença entre eles e os alunos que começaram mais cedo. Em outras palavras, a maioria dos alunos de piano com a idade de dez anos estará aproximadamente no mesmo nível não importando se começaram aos três ou aos oito anos de idade.

  • Advertisement
  • Os pais podem tomar a melhor decisão fazendo estas perguntas:

  • Qual é o nível de interesse da criança?

  • Saiba que a criança vai perder o interesse na novidade rapidamente.

  • Qual é a habilidade da criança em manter a atenção?

  • A criança deve ser capaz de se concentrar em uma única tarefa por pelo menos quinze minutos. A maioria das lições dura no mínimo 30 minutos, mas elas são divididas em ouvir, tocar e outras atividades.

  • Começar bem cedo vai aumentar o interesse da criança ou ela dará pouco valor às aulas de música devido à imaturidade?

  • Essa pergunta é quase impossível de se responder com antecedência, por isso os pais terão de julgar da melhor maneira possível.

  • Use essas diretrizes para decidir se a criança está ou não pronta para começar as aulas de música.

  • Traduzido e adaptado por Wagner Vitor do original When is a good age to start music lessons? de Margot Hovley.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos e familiares..

Margot Hovley has published two novels with Covenant Communications: "Sudden Darkness" (2012) and "Glimmering Light" (2014).

Website: http://www.margothovley.com

Qual é a idade ideal para começar a estudar música?

Estudos mostram que as aulas de música têm um maravilhoso efeito na mente, ajudando a melhorar a memória, a atenção, a habilidade de leitura e a compreensão matemática.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr