Dezesseis dicas para o pai novato

Parabéns, você é papai. Mãos ? obra então!

1,522 views   |   shares
  • O que vou dizer a seguir é um chavão, mas não existe algo que descreva melhor um dos papéis do homem na família moderna: “não basta ser pai, tem que participar”. Você é tão responsável por seu bebê quanto sua esposa. Assim, tem a obrigação de ajudá-la nos cuidados e na criação dos filhos. Se você não sabe o que fazer, vamos ajudá-lo com algumas dicas. Além delas, faça o que sua intuição mandar. Não fique com medo de errar!

    1. Acompanhe sua esposa às consultas com o pediatra sempre que possível.

    2. Troque fraldas, independentemente do conteúdo delas.

    3. Se o bebê não está sendo amamentado com leite materno, você pode alimentá-lo sempre que estiver em casa.

    4. Não tenha medo de dar banho no bebê. Ele não vai se afogar se você segurá-lo com segurança e do modo correto (sua esposa pode ensiná-lo).

    5. Deixe sua esposa descansar tranquilamente, mostrando a ela que você é capaz de cuidar de seu filho sozinho por algumas horas.

    6. Sempre que o bebê tiver cólicas e você estiver disponível, deite-o em seu peito, de modo que sua barriguinha fique em contato com o calor de seu corpo. Os resultados são muito melhores do que se a mãe fizesse isso, pois o homem dissipa mais calor que a mulher.

    7. Coloque seu bebê para dormir e deixe sua mulher relaxar um pouco.

    8. Assuma a responsabilidade total pela criança pelo menos um dia por semana, pois mamães também são gente e precisam espairecer.

    9. Não cobre sua esposa. Se você achar que ela não está dando tudo de si para cuidar de seu filho, tome as rédeas da situação e assuma os cuidados. Sua mulher pode estar cansada.

    10. Você também pode acordar de madrugada para dar leite, trocar fraldas e ninar o bebê.

    11. Cuide da criança para que sua mulher possa almoçar, jantar, ir ao banheiro, tomar banho ou mesmo falar ao telefone com uma amiga.

    12. Tenha paciência sempre.

    13. Se vocês optaram por colocar o bebê em uma creche ou escolinha, vá com sua esposa visitar os locais. Você também precisa opinar.

    14. Se os horários do seu trbalho são inflexíveis, tente dar atenção à sua família sempre que estiver livre. No começo, enquanto o bebê é pequenino, toda a ajuda que você der fará da sua esposa uma mulher mais feliz.

    15. Ofereça-se para levar ou pegar seu filho na creche de vez em quando, principalmente se a mãe também trabalha fora.

    16. Não entre em pânico quando sua mulher lhe pedir para fazer algo com o bebê que você não sabe. Pergunte a ela como e fique tranquilo, pois você consegue.

  • Advertisement
  • Ter um bebê é doar-se a outro ser inteiramente dependente de você. Reuniões de trabalho, problemas na empresa e horas extras não são “privilégios” só do seu trabalho. Todos os pais e mães passam por isso, mas as mães sempre priorizam seus filhos em detrimento de qualquer outro assunto. Se o pai fizer o mesmo, a família será cada vez mais sólida e unida e todos irão aprender que não há papéis definidos para homens e mulheres e sim papéis complementares.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe agora...

Fernanda Trida é jornalista, médica veterinária, dona de casa, esposa, mãe de Marcela, com três anos, e de João, com um ano de idade.

Dezesseis dicas para o pai novato

Parabéns, você é papai. Mãos ? obra então!
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr