Como ajudar seus filhos a escolherem bons livros

Os livros são uma grande viagem a um mundo de fantasia e imaginação e trazem, além de boas histórias, uma possibilidade de se comunicar melhor. Então, por que não embarcar nessa viagem agora mesmo?

631 views   |   7 shares
  • Um passeio até uma livraria pode ser uma ideia estranha para alguns, mas com certeza é um passeio a um lugar rico em oportunidades como aventura, romance, ficção, comédia e fantasia... Enfim, um lugar encantador.

  • É interessante observar quando estamos em uma livraria a grande variedade de possibilidades de leitura e, principalmente, a quantidade de crianças e adolescentes que lá estão examinando os vários títulos. Para as crianças há vários exemplares interessantes, que permitem uma viagem ao conhecimento através da prática da leitura. Para os adolescentes a variedade é ampla, com títulos que vão desde autoajuda até histórias de arrepiar.

  • Conhecer os livros e ler pode ser um bom ponto de partida

  • Quando os pais têm o hábito da leitura, o exemplo observado pelos filhos, por si só, garante boa parte da apreciação por esse costume. No entanto, muitos pais, além de não apreciarem, também não estimulam seus filhos a buscarem bons títulos e iniciarem um costume que trará, dentre outras coisas, um vocabulário mais rico, uma escrita mais correta e um aguçamento de imaginação e criatividade que lhes serão muito úteis ao longo da vida.

  • Atividades em família que incluam livros

  • Um passeio em família a uma boa livraria e a liberdade para que os filhos possam escolher, dentre as várias oportunidades ali expostas, um livro para iniciarem essa jornada de leitura é um bom começo. Ainda é possível ajudá-los na escolha, quando se conheçe os tipos de leitura que mais lhes agradam. Vocês, juntos, podem examinar as sinopses e a partir dali iniciar a jornada pela imaginação para fantasiar o restante da história.

  • Aproveitar os recursos oferecidos pela comunidade

  • Muitas das livrarias, atualmente, possuem um novo conceito de estabelecimento, onde há um local reservado com boas poltronas, no qual é permitido sentar e folhear, antes da aquisição, os livros que são de interesse do leitor. É uma boa oportunidade de conhecer algo sobre o livro antes de levá-lo para casa.

  • Para que as crianças e adolescentes criem este hábito de leitura é preciso o incentivo dos pais e seu exemplo também. É possível passar momentos agradáveis juntos, escolhendo livros que poderão aguçar a mente e a imaginação dos adolescentes para coisas boas. Os livros trazem consigo um mundo de imaginação no qual o leitor começa a fazer parte a partir da primeira página.

  • Pais, ajudem seus filhos a aventurarem-se no mundo da leitura. Mario Quintana, um poeta e escritor gaúcho, lembrou em uma de suas frases marcantes: “Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem.”

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe agora...

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.

Como ajudar seus filhos a escolherem bons livros

Os livros são uma grande viagem a um mundo de fantasia e imaginação e trazem, além de boas histórias, uma possibilidade de se comunicar melhor. Então, por que não embarcar nessa viagem agora mesmo?
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr