3 estratégias para acabar definitivamente com as rivalidades no relacionamento familiar

Um vídeo com uma especialista em mediação de conflitos onde ela reflete sobre ações e comportamentos para evitar rivalidades no lar e fazer da família o grande apoio que todos necessitam.

6,028 views   |   2 shares
  • Ter um relacionamento familiar saudável é o objetivo de qualquer pessoa, afinal, é na família que buscamos o apoio e a paz que necessitamos para enfrentar as dificuldades do mundo. A família deve ser o alicerce seguro que ampara e fortalece seus membros, mas, infelizmente, nem sempre isso acontece, provocando grande frustração e sofrimento.

  • No livro "Diálogos sobre a Afetividade" o psicoterapeuta Ivan Capelatto traz uma definição muito interessante: "Família é nosso lugar. Lugar de afetividade, de cuidado, de limite e de conflito. Lugar de amar, brigar, gritar, reparar, pedir desculpas, beijar, abraçar. Lugar para criar raízes e asas".

  • 1. Afetividade

  • Importante a noção de que não existe família perfeita, onde todos se deem muito bem e vivam em harmonia permanentemente. Até porque são os nossos familiares que nos conhecem com maior profundidade e sabem onde nos atingir quando assim o querem. No entanto, a família é o maior laboratório de aperfeiçoamento moral, afinal, é esse convívio que inspira maneiras de conviver com menos egoísmo. No artigo "Sugestões para o relacionamento familiar" o Psicólogo Marcelo Quirino considera que: "As bases afetivas de um relacionamento familiar saudável se fixam sobre o respeito, o amor e o carinho. Os aspectos comportamentais incluem a colaboração, a dedicação e o companheirismo".

  • 2. Discussão

  • Diferenças de opiniões são comuns no relacionamento familiar e podem até ser saudáveis quando existe respeito e consideração pelo outro. Diante de problemas que surjam no âmbito familiar, são medidas sábias no sentido de evitar que as rivalidades se avultem, discutir com bom senso, buscando soluções e não culpados. É importante, assim, não conversar com os ânimos ainda exaltados, no momento em que as emoções estão desgovernadas o melhor é silenciar. Deve-se buscar a serenidade como ponto de partida para discutir qualquer assunto familiar. Na maioria das vezes não é o que se fala que provoca rivalidades, mas a maneira como se fala. Discussão deve ser o sinônimo de diálogo franco entre pessoas cordiais e receptivas.

  • 3. Colaboração

  • O grande problema é quando cada um acredita que a razão lhe pertence e não busca entender as razões do outro, disputando ideias e opiniões. Essa incompreensão, muitas vezes, se inicia com coisas insignificantes que acabam tomando proporções muito grandes. Daí surgem as rivalidades que fazem as pessoas pretenderem e brigarem por algo ou alguém. São atitudes que transformam o ambiente familiar em um lugar sombrio, sem alegria, onde as pessoas nem têm vontade de estar. A competitividade é muito danosa em qualquer relacionamento, porque representa uma disputa pela qual você tem que vencer alguém. Quanto mais os familiares buscarem a cooperação entre si, melhor se torna o ambiente familiar e mais alegrias são compartilhadas. A cooperação significa a doação de cada um visando o bem-estar de todos.

  • Advertisement
  • Não se pode exigir perfeição num mundo habitado por seres imperfeitos. Uma família que domina sentimentos de rivalidade e o transforma em cooperação pode não ser uma família perfeita, mas, indiscutivelmente, é uma família muito mais harmoniosa e feliz.

  • A maior defesa contra as rivalidades familiares é o amor!

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe o resultado com seus amigos...

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

3 estratégias para acabar definitivamente com as rivalidades no relacionamento familiar

Um vídeo com uma especialista em mediação de conflitos onde ela reflete sobre ações e comportamentos para evitar rivalidades no lar e fazer da família o grande apoio que todos necessitam.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr