Serviço ao próximo: Como ajudar os menos afortunados ao redor do mundo

Ninguém é tão pobre que não possa dividir o que tem com seu semelhante. Leia este artigo que fala sobre a importância de servirmos ao próximo.

Fernanda Ferraz

Gosto muito desta citação de Dallin H. Oaks, líder religioso, que fala a respeito de como ser um verdadeiro seguidor de Jesus Cristo: “Seguir Cristo não é uma prática desleixada ou ocasional, mas um compromisso contínuo e um modo de vida que se aplica a todos os momentos e em todos os lugares.”

A vida de Cristo

Quando estudamos a vida de nosso amado Salvador Jesus Cristo, notamos de modo muito significativo o quanto Ele fez pela humanidade, por todas as vezes que pregou gratuitamente nas sinagogas e templos, por todas as vezes que curou um aflito fisicamente e espiritualmente, por ter alimentado com peixes e pães o povo com fome, por ter levado consolo e esperança às almas perdidas, por ter expiado por nossos pecados, nos proporcionando felicidade e salvação eterna, por trazer paz aos nossos corações e cura para nossos medos e inseguranças, para mim, para você, para todos nós… Aliás, em todo momento Cristo foi e é um exemplo vivo de serviço, sempre demonstrou tamanho amor, servindo ao seu semelhante, atendendo as infinitas necessidades e levando socorro, mesmo quando tudo era deserto.

Jesus ensinou: “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente” (Mateus 7:24; ver também Lucas 11:28), e “Bem-aventurado aquele servo que o seu senhor, quando vier, achar servindo assim” (Mateus 24:46).

Como servir

Não há outro modo mais perfeito de ser um seguidor de Cristo, a não ser seguindo seus passos e levando auxílio aos menos afortunados ao redor do mundo. Tenho grande amor pelas crianças e pelos mais carentes, é um amor natural que anda comigo constantemente por onde quer que eu vá.

Sempre que ando pelas ruas, sempre estou a ver crianças carentes, descalças e com fome. Às vezes são tão pequenas e solitárias que é muito difícil não se comover. Geralmente quando me veem, correm para me pedir dinheiro, mas prefiro comprar um alimento e dar a elas… Quando compro sorvete para mim na rua, elas vêm e pedem, não nego, sempre penso: “ela ou ele não teve a oportunidade que eu tenho”, e compro também para a criança. A caridade não se resume somente a isso, sei que é muito pouco o que faço, mas se todos nós tivéssemos atitudes generosas mudaríamos o mundo.

Advertisement

Ensina a pescar

Podemos servir ao próximo de várias formas. O ensino é uma das formas edificantes. Quando disponibilizamos tempo para o outro aprender a aprimorar dons, aprender novas informações que possam ajudar na autossuficiência, estamos possibilitando ao mesmo abrir horizontes e encontrar novas oportunidades, melhorando assim sua condição de vida.

Orar

Jesus ensinou “sobre o dever de orar sempre” (Lucas 18:1). Nem sempre estamos certos do que fazer ou como fazer para ajudar o próximo, portanto, a oração é uma grande amiga nas horas de dúvida sobre o que fazer. Algumas pessoas não têm apenas carência material, mas, principalmente, espiritual. Devemos lembrar que ao estender a mão ao próximo com auxílio material, a ajuda espiritual deve vir acompanhando.

Decida seguir e não abandone o caminho

“Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus” (Lucas 9:62). A escolha de seguir a Cristo não deve ser abandonada NUNCA, quando servimos não estamos fazendo bem somente ao outro, mas também a nós mesmos, nos colocando mais pertinho do amor de nosso Pai Celeste.

Em busca do rebanho

Sempre há uma ovelha necessitada de um prato de comida, de um abraço e apoio carinhoso, de um amigo, de um ouvido para desabafar, de um agasalho, de um olhar sensível disposto a ajudar e nós não podemos simplesmente colocar essa responsabilidade no próximo, só porque o vizinho tem uma condição financeira melhor. Independente da quantidade de dinheiro que possuímos, ninguém é tão pobre que não possa dividir um pedacinho de pão. ( Ver Mateus 18:11–14; Lucas 15:3–7).

Amar ao próximo

“Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22:39). O amor ao próximo faz parte integralmente do amor a Deus e o desejo de servir.

Advertisement

Doar aos pobres e necessitados

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias se destaca muito nessa ação das doações, tanto quanto outras religiões voltadas à caridade, pois os membros fazem jejum e dão uma oferta para os mais necessitados. “Podemos fazer generosas contribuições para instituições de caridade, prestar serviço individual, fazer outras doações aos pobres. Os membros de A igreja “Mórmon”, jejuam por duas refeições a cada mês e doam o valor dessas refeições como oferta de jejum, a qual nossos bispos e presidentes de ramo utilizam para ajudar nossos membros aflitos. Jejuar para ajudar os famintos é um ato de caridade, e quando isso é feito com uma intenção pura, constitui um banquete espiritual.” Dallin H. Oaks (Ver Mateus 25:31–46; Marcos 14:7).

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.