O seu filho é o próximo Einstein? 10 traços de uma criança superdotada

Todas as crianças são excepcionais ? sua própria maneira. Porém algumas apresentarão características de super dotadas. Dicas para descobrir se sua criança é superdotada e entendê-las.

Lynn Scoresby

Embora todos os pais achem seus filhos fascinantes e excepcionais (e são), muitas vezes, uma criança parece ser fora da norma e excepcionalmente brilhante. Como as crianças são sempre extraordinárias em sua própria maneira, pode ser difícil saber se o seu filho é realmente superdotado. (Afinal de contas, para os que são pais pela primeira vez, a primeira bolha de saliva que seu recém-nascido produz é incrível!).

1. A criança superdotada vai começar a mostrar algumas diferenças logo na infância

As crianças superdotadas são curiosas, altamente energéticas, sempre propensas a não dormir e a alcançar as metas de desenvolvimento (não necessariamente as físicas) em uma idade precoce e progredir através delas mais rapidamente do que as outras crianças da mesma idade.

2. A criança superdotada pode entrar na escola já sabendo ler

O processo de aprender a ler, muitas vezes, tem sido acelerado e talvez tenha acontecido sem qualquer instrução muito formal. A leitura para uma criança superdotada pode ser mais como um meio para obter informações do que para entretenimento.

3. As crianças superdotadas podem ter dificuldade em fazer amizade com os colegas da mesma idade. A criança superdotada ainda muito jovem pode abordar outra criança no playground que está brincando com animais de plástico e pode ficar frustrada e até mesmo furiosa com o jogo do seu ponto de vista se um elefante africano estiver posicionado perto de um tigre. Este nível diferente de brincadeira torna-se um desafio para o pai de uma criança superdotada. Ele coloca você dentro de uma posição única: deixar seu filho brincar com seus colegas da mesma idade ou com uma criança mais velha que é intelectualmente tão desenvolvida quanto ele.

4. Seu filho talentoso pode ter um vasto vocabulário e estar interessado em uma ampla variedade de tópicos. Enquanto a maioria das crianças é curiosa, uma criança superdotada leva isso a outro nível e será muito curiosa. Elas podem devorar toda e qualquer informação à sua disposição. Podem ir além de gostar de dinossauros e aprender todas as estatísticas vitais sobre cada espécie.

Advertisement

5. Sua criança superdotada pode parecer amigável e adulta com os outros

Ela também pode parecer ser rígida e tornar-se muito frustrada quando as coisas não seguirem o seu caminho.

6. Seu filho talentoso pode ter um talento nato para a retenção de informações

Ele pode parecer ter um tipo de sistema de organização de cartões para sua memória. Ele será capaz de lembrar pequenos detalhes sobre eventos ou informações que os outros provavelmente não são. (“Lembra uma vez quando tivemos problemas com o carro? Você estava usando seus tênis azuis e o vazamento do carro saiu em um padrão semicircular para a rua.”).

7. Outra característica que você pode perceber na sua criança superdotada é a capacidade de se concentrar. Ela ficará concentrada em uma tarefa, com uma atenção mais do que normal (desde que a atividade envolva a mente) e será capaz de resolver problemas de forma criativa. Neste mesmo padrão, o seu filho pode seletivamente prestar atenção ao que lhe interessa e ignorar o resto. Também pode ser capaz de ver várias perspectivas e lutar para manter as coisas em equilíbrio.

8. Sua criança superdotada pode mostrar talento artístico musical ou outro talento artístico ainda bem cedo. Isso pode ser outro exemplo de capacidade para fazer algo que está além das expectativas dadas pela idade.

9. Seu filho talentoso provavelmente vai ter uma personalidade muito agradável

Será bastante fáci trabalhar com ele. Em um ambiente com outras crianças, as crianças superdotadas podem ser encontradas fora do círculo das outras, sozinho, lendo sobre a Revolução Americana (ou qualquer outra coisa que atinja sua fantasia), enquanto seus colegas estão tendo uma lição sobre não usar os bastões de cola como espadas.

Advertisement

10. Finalmente, seu talentoso filho provavelmente terá uma personalidade apaixonada e intensa. Ele é apaixonado pelo mundo e se envolve nele de uma forma que é incomum. Ele pode abraçar causas alheias mais facilmente e se tornar uma pessoa fácil de conduzir.

Traduzido e adaptado por Jaguaraci N. Santos do original Is your kid the next Einstein? 10 Traits of a Gifted Child , de

em,Lynn Scoresby.

Toma un momento para compartir ...

Lynn Scoresby

Dr. A é um terapeuta familiar há mais de 35 anos e já publicou mais de 20 livros/programas de treinamento.